terça-feira, 5 de maio de 2015

Debate

Presidente Venceslau
ALUNOS DO ESCOTECO REALIZAM DEBATE
Assessoria

O debate foi fruto de um projeto organizado pelos professores Thadeu Negrão, Luciana Moré e Vânia Flora com a participação de alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O evento foi realizado na quinta-feira, 30, no anfiteatro municipal.

Após o debate, sete alunos do 9º ano votaram de acordo com os argumentos apresentados pelos grupos, não levando em consideração a opinião pessoal sobre o tema. Venceu o grupo que argumentou contra a redução da maioridade penal.

Além de alunos de várias séries, entre os convidados também estavam ex-alunos, pais de alunos, a senhora delegada de polícia Denise Erbella e o senhor advogado Aldir Soriano, que, após a votação, deram suas opiniões e parabenizaram a iniciativa dos professores, alunos e colégio. "O debate teve sim um vencedor, mas não apenas um ganhador, pois todos os presentes ganharam com esse belo exercício de cidadania. Os alunos estão de parabéns!", afirma a direção do Colégio Escoteco.

12 comentários:

Anônimo disse...

É um erro a redução da maioridade penal no país. E pode argumentar a vontade, lei é lei. neste país difícil juiz votar a favor de argumentos.

Anônimo disse...

Você considera um erro porque deve ter filho, sobrinho ou parente infrator! Desculpa....Ninguém aguenta mais esses "adolescentes".

Anônimo disse...

SOU CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.A CADEIA ,NO BRASIL,NÃO CORRIGE NINGUÉM,A LEI DE EXECUÇÕES PENAIS E O CÓDIGO PENAL TEM QUE SER REVISTOS.PENSO QUE,PARA SER MAIS JUSTO COM A SOCIEDADE,EM CASOS ESPECÍFICOS,TERIA QUE SER INSTITUÍDA A PENA DE PRISÃO PERPÉTUA.MAS COMO NOSSO GIGANTE ADORMECIDO NÃO É UM PAÍS SÉRIO,NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 ISSO JÁ FOI DE PRONTO RECHAÇADO PELAS TAIS CLAUSULAS PÉTREAS.QUEM DISSE QUE POLÍTICO É BURRO?

Anônimo disse...

Acredito que a redução da maioridade penal deve sim ocorrer. Apenas quem trabalha com esses jovens infratores sabe como eles são. Vão para a escola a fim de induzir outros ao crime e para "passar" droga. Ainda existe pessoas que dizem que eles não sabem o que fazem e que prendê-los é tirar o direito que eles têm de estudar... Agora me diz, já tiveram esse direito e não aproveitaram a oportunidade, e será que ao saírem da fundação casa vão mudar de vida de uma hora pra outra e focar nos estudos? Acredito que não! Continuarão no mesmo caminho, e farão coisas piores pois sabem que nada acontecerá com eles. Existem várias PECs, e uma delas diz que o jovem ao cometer um crime deverá ir para a fundação casa e após completar seus 18 anos será dirigido para a prisão junto com adultos para pagar o resto da pena. Com certeza essa é uma das melhores, é incompreensível que um jovem infrator cometa um crime grave e esteja livre após no máximo 2 anos...

Anônimo disse...

Anônimo das 18:22 sua ignorância beira a bestialidade. Milhões de pessoas são contra e nem por isso tem parentes infratores. Que nível senhores.

Anônimo disse...

Investir na educação é a única saída. Mas em uma cidade que chega ter Prefeito que não investiu nem os 25% na educação que é lei. falar o que? Julga vai!

Anônimo disse...

QUE PENA IRIAM PAGAR?A PENA A SER PAGA CABERIA À SOCIEDADE PRA NÓS JÁ TEM A DE MORTE,A DE RECLUSÃO...A CADEIA TÁ SUAVE,TEM DE TUDO,INCLUSIVE A VERGONHOSA VISITA ÍNTIMA,QUE É MOTIVO DE GARGALHADAS DOS PAÍSES ESTRANGEIROS.AINDA TEM AS SAIDINHAS ,AUXILIO RECLUSÃO,SEGURANÇA,VÁRIAS REFEIÇÕES AO DIA.ÉÉÉ...NO BRASIL O CRIME COMPENSASÓ SAIRIAM MAIS VITAMINADOS..SE APROVAR LOGO VEM MAIS IMPOSTOS PRA NÓS...SERIA DAR MILHO PRA BODE.

Anônimo disse...

Infelizmente o Brasil possui um sistema prisional muito ruim, mas a questão é que é melhor que esses jovens infratores estejam nas prisões do que em liberdade cometendo mais crimes e dando trabalho nas escolas.

Anônimo disse...

A discussão da redução da maioridade penal é sobre manter presos os "jovens" que cometeram crimes graves. Estupradores, assassinos em série, criminosos "profissionais" (com ficha criminal extensa) e outros tipos psicopatas não tem conserto, vide o livro "Mentes Perigosas - O Psicopata Mora ao Lado" da psiquiatra Ana Beatriz, a configuração mental deles é completamente diferente de uma pessoal normal. Se uma junta psiquiátrica avaliar que o jovem não tem condições de voltar ao convívio, deveria ser mantido na cadeia ou no hospício o resto da vida.

O Brasil é um dos poucos, se não o único, país no mundo onde a cadeia tem esse pretexto ridículo e "ressocializar", no resto do mundo serve pra punir o criminoso. Alguns dizem que leis mais duras não evitam o crime, mas a ideia não é essa, crimes sempre ocorrerão, o que se deveria discutir é punir o criminoso e tirar de circulação pessoas que não tem a menor condição estarem a solta nas ruas por serem um perigo a sociedade.

Outro argumento que chega a ser uma ofensa é a de que virou bandido porque é pobre e vítima da sociedade, isso é um tapa na cara das pessoas humildes de bem que acordam cedo pra trabalhar e levam a vida honestamente. Bandido existe em todos os níveis sociais e há inúmeros fatores que podem levar uma pessoa a vida do crime, mas em geral, bandidos de “carreira” são mau-caráter e vagabundos mesmo. Ninguém aqui está falando de punir jovens que cometeram crimes leves, esses tem conserto, mas os que são “do crime”, não deviam ser tratados como pobres coitados e vítimas de forma alguma.

Anônimo disse...

A maioria dos países desenvolvidos a maioridade penal se inicia entre os 15 ou 16 anos. Na minha opinião, uma pessoa com 15 anos já sabe muito bem o que é certo ou errado.

Anônimo disse...

As pessoas ficaram impressionadas com a desenvoltura do Bruno Erbella, muito bom. Também, vindo da familia que vem, não poderia ser diferente. Parabéns Bruno, massacrou! Eu vi e gostei.

Anônimo disse...

Lucas Soriano também se saiu super bem!