sábado, 11 de outubro de 2014

Goleada

Foto do jogo da estréia do time venceslauense

Matheus, autor de quatro
gols na partida de hoje
Presidente Venceslau
ESTRÉIA COM GOLEADA
Matheus marca 4 gols
Uma das equipes de Presidente Venceslau Sindicato/Hirakawa fez a estréia neste sábado na Copa Intermunicipal de Futebol Jovem Som FM/Sert no Estádio Municipal José Francisco Abegão. O jogo foi contra o Atlético de Teodoro Sampaio. Placar de 6 a 1 para o time venceslauense com 4 gols marcados pelo centroavante Matheus. Os outros goleadores da equipe venceslauense Beno e Murilo. Para o time de Teodoro Sampaio marcou meia de armação Ismael. 

Sábado que vem
A Copa Intermunicipal de Futebol Jovem Som FM/Sert, prossegue no dia 18, sábado que vem com mais dois jogos, Flórida Paulista x Bandeirantes de Panorama e Dec Montreal de Dracena x Eldorado/Posto Kaó de Presidente Venceslau. No domingo, dia 19, mais dois jogos: Furacão Teodoro Sampaio x  Marabaense e após, Maloca de Santo Anastácio x Clinvet de Presidente Epitácio

Desfran Construcenter em Presidente Venceslau. A sua construção feita com materiais de qualidade.

Resultado do primeiro jogo

Futebol
ANASTACIANO VENCE CAIABU
Acabou agora o jogo entre Anastaciana e Caiabu no estádio municipal, primeira partida do Campeonato Intermunicipal Jovem Som FM Sert de Presidente Venceslau. O placar foi de 4 a 1 para o Anastaciana, que venceu mesmo jogando quase todo o segundo tempo com um jogador a menos. Gols de Edilson (3) Renato para o Anastaciana. Para Caiabu marcou Alex.

O Lojão do Amigo Bonfim envia um abraço de carinho para todas as famílias pela passagem neste domingo do Dia das Crianças. Lojão do Amigo Bonfim, a maior vitrine de presentes e utilidades domésticas de Presidente Venceslau

Copa Intermunicipal Jovem Som FM/SERT

Presidente Venceslau
COMEÇA HOJE 
COPA INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL JOVEM SOM FM/SERT 2014
Hoje, às 17h, será realizada a primeira partida da Copa Intermunicipal Jovem Som FM/SERT 2014, entre Paraíso Lanches Anastaciana x Caiabu (campeão do ano passado). O segundo jogo será entre Sindicato Presidente Venceslau x Associação Atlético Teodoro Sampaio. Amanhã não haverá rodada devido a comemoração do Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. Doze equipes participam do campeonato, que deve ser muito forte e disputado. A premiação é de R$ 10 mil em dinheiro. Os jogos serão realizados no Estádio Municipal José Francisco Abegão. 

Nota da redação
Os dois jogos terão cobertura jornalística da Rádio Jovem Som FM através dos trabalhos de Claudio Almeida no estádio e Celso Ricardi no estúdio, sob o patrocínio de Lojão do Amigo Bonfim, Desfran Construcenter, vereador Mestre Tota, Tons e Afins, vereador Raphael Balhestero, Posto Kaó, JM Transportes, deputados Mauro Bragato e Silvio Torres, e Grupo Leonardi. 

Música do Dia



Biquini Cavadão - Vento Ventania

Vento, ventania, me leve para as bordas do céu
Pois vou puxar as barbas de Deus
Vento, ventania, me leve para onde nasce a chuva
Pra lá de onde o vento faz a curva

Me deixe cavalgar nos seus desatinos
Nas revoadas, redemoinhos
Vento, ventania, me leve sem destino
[...]
_____________________________________________________

Supermercados Pinheirão

Comércio

Presidente Venceslau
INAUGURADA DONA GLÓRIA PRESENTES
Foi inaugurada na noite de ontem na Avenida Tiradentes em Presidente Venceslau a loja Dona Glória Presentes. O empreendimento é do casal Izildinha e Toninho, e também uma homenagem a Dona Glória, mãe das empresárias Beth (JB Confiança), Ivanilde (Bazar Vanessa) e Izildinha (Bazar Barão), e uma das grandes empresárias da Avenida Tiradentes, falecida em dezembro de 2011. Na solenidade de inauguração estiveram presentes o prefeito Jorge Duran; os vereadores Tufy Nicolau Júnior e João Dassie; o presidente da Associação Comercial e Industrial, Carlos Humberto, com benção do pastor Claudecir da Igreja Metodista. Desejamos sucesso a nova empresa. 

Dermatologia

Jogo amistoso

Pequim
BRASIL VENCE A ARGENTINA
Uol
A camisa 9 da seleção ficou vaga após a fraca participação de Fred na Copa do Mundo. Diego Tardelli deu demonstração neste sábado de que pode ser o homem-gol que Dunga tanto busca. O atacante marcou os dois gols da vitória da seleção brasileira contra a Argentina, 2 a 0, na disputa do Superclássico das Américas, em Pequim. O atacante do Atlético-MG fez um gol em cada tempo e ainda colaborou com o sistema defensivo, acompanhando o ataque rival.

Aniversário

Aniversário
YASMIM CAROLINE M. COLA
Hoje é dia de festa para Yasmim Caroline, que está completando 13 anos de vida. Ela já residiu em Presidente Venceslau e há três meses mora em Junqueirópolis. Recebe os parabéns da mãe Rose Lima, familiares, amigos e de toda equipe de nosso blog. Felicidades!
_____________________________________________________

Milk Shake Mix

Faculdade Uniesp

Presidente Venceslau
PROMOÇÃO DAS PIZZAS
Os alunos do oitavo termo de Administração e Pedagogia da Uniesp de Presidente Venceslau comunicam que já estão fazendo a entrega das pizzas a todos que participaram da promoção realizada pelos formandos. A entrega está sendo feita na Uniesp, na unidade da Avenida Princesa Isabel.

Atendimento

Presidente Venceslau
LOJÃO DO AMIGO BONFIM
O Lojão do Amigo Bonfim informa aos seus clientes que não estará atendendo neste domingo, 12. Hoje a loja ficará aberta até às 19h.

Saúde

 DICAS DE SAÚDE 
Com a Dra. Gleice Vega Coser Okada, especialista em doenças de pele, unha e cabelo

Melanose solar ("mancha senil")
Você, com certeza, já deve ter ouvido alguém falar em "manchas senis". Elas são popularmente chamadas assim porque costumam aparecer em pessoas com idade mais avançada. Na verdade, estas manchas não são provocadas pela idade e sim pelo dano causado pelo sol ao longo dos anos. Como o resultado da ação do sol só vai aparecer com o passar do tempo, as melanoses solares são mais comuns em pessoas de idade. Daí o nome "mancha senil".

Quer comprovar?
É fácil comprovar que a mancha senil é, na verdade, uma mancha solar. Basta olhar a pele da região das axilas ou a parte interna dos braços, que ficam protegidas do sol, e ver que, apesar de terem a "mesma idade" que a pele afetada pela melanose solar, ali não se encontram as manchas. As melanoses solares são manchas escuras, de coloração castanho a marrom, geralmente pequeninas mas que podem chegar a alguns centímetros de tamanho. Elas surgem apenas nas áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara.


O dano solar acumulado ao longo dos anos induz ao aumento do número de melanócitos (célula que produz o pigmento que dá cor à pele) e da sua atividade, produzindo mais melanina e escurecendo a pele. Prevenção e tratamento. O ideal é a prevenção do surgimento das manchas, que deve ser feita através do uso de proteção solar nas áreas continuamente expostas ao sol, onde as manchas se manifestam. Não é apenas o sol da praia ou piscina, mas também o sol do dia a dia, que paulatinamente vai danificando as células que, no futuro, vão sofrer alterações e dar origem às manchas. O tratamento pode ser feito de várias maneiras, como a cauterização química, a criocirurgia, a dermoabrasão, os peelings químicos e o uso da luz intensa pulsada . Os resultados costumam ser bons, desde que a técnica seja empregada de forma adequada. O exagero na aplicação pode deixar manchas claras ou até mesmo cicatrizes residuais. O profissional treinado para estes tratamentos é o médico dermatologista.

Procure o seu médico. Para marcar consulta com a Dra. Gleice Vega Coser Okada, CRM-SP 134.516, ligue 3271-7544.

Ocorrência

Presidente Epitácio
INCÊNDIO EM ÔNIBUS
O Imparcial
Um ônibus interurbano pegou fogo na madrugada de ontem, em Presidente Epitácio. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o veículo estava estacionado no terminal rodoviário do município, quando, por conta de um problema no sistema de ar-condicionado, o fogo teve início na parte traseira. O banheiro do coletivo foi destruído pelas chamas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros tiveram que quebrar o vidro traseiro do ônibus para que a área fosse ventilada. 
_____________________________________________________

Depósito Presidente

Aniversário

Aniversário
JOYCE DA HORA
Registramos foto da aniversariante Joyce da Hora. Ela é jogadora do time de basquete adulto de Presidente Venceslau. Toda equipe do blog deseja os parabéns!
_____________________________________________________

Espaço Hórus

Nova loja

Juliana e Júlio, proprietários da Jú Modas.
Presidente Venceslau
INAUGURAÇÃO
JÚ MODAS
Está sendo inaugurada nesta manhã de sábado, 11, a Jú Modas, dos empresários Júlio e Juliana. A loja trabalha com roupas masculina, feminina e infantil, com variedades em moda evangélica. Está localizada na Avenida Newton Prado, 279, em frente a Panificadora Água na Boca. Passe por lá e confira as novidades. O atendimento hoje será até às 17h. 

Sincomerciários

Marcos Ferreira, do Sincomerciários, fazendo a entrega de um kit bebe ao associado Henrique Silva dos Santos, do Supermercado Hércules de Teodoro Sampaio. As futuras mamães comerciárias podem retirar o kit na sede do sindicato, na Rua Djalma Dutra, 30, centro de Presidente Venceslau. Mais informações pelo telefone (18) 3271-2654.
_____________________________________________________

Desfran Construcenter

Manchetes

O Imparcial

Manchetes
"Justiça estima atingir 2,6 mil processos de menores envolvidos em ato infracional."
"Pesquisa constata aumento de 0,49% nos preços dos alimentos  em Presidente Prudente."
_____________________________________________________

Escritório Vencesprev

Falecimento

Presidente Venceslau
FALECEU

ARGENTINA ADELINA TEIXEIRA, 83 anos
Está sendo velada na Organização Presidente e sairá para o cemitério de Presidente Venceslau hoje, às 16h30.

Noticiário geral

Suspeita de ebola
Deu negativo para ebola o primeiro teste laboratorial feito no paciente com suspeita da doença, Souleymane Bah, 47. Um segundo teste, cuja amostra será colhida neste domingo (12), ainda será feito para confirmar o resultado. (Folha de São Paulo).

Horário do comércio
Neste sábado, 11, o comércio venceslauense funcionará até às 17h. O objetivo dos logistas é atender a grande demanda de consumidores na compra de presentes para o Dia das Crianças, que é comemorado no domingo, 12. 

Mega-Sena
O sorteio do concurso 1.643 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (11), pode pagar R$ 12,5 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado em Conselheiro Pena (MG), a partir das 20h (horário de Brasília). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), com o valor do prêmio, o ganhador poderá comprar 20 imóveis de R$ 600 mil cada, ou ainda uma frota de 83 carros de luxo. Se quiser investir, aplicando o prêmio de R$ 12,5 milhões na poupança, poderá se aposentar com uma renda de de R$ 76,5 mil por mês. (G1).
_____________________________________________________

Pizzaria Tremendão

Escolas de samba

Presidente Epitácio
PRESTAÇÃO DE CONTAS
G1/TV Fronteira
Em Presidente Epitácio, apenas uma das três escolas de samba entregou os documentos referentes às prestações de contas que permitiu a liberação de repasses para o Carnaval de 2014, de acordo informações da prefeitura. O Poder Público disponibiliza cerca de R$ 140 mil por agremiação e R$ 40 mil para cada um dos blocos carnavalescos para a realização do evento. Segundo o secretário de finanças, Aguinaldo Oliveira de Jesus, é preciso que as escolas apresentem os documentos necessários em até 60 dias após o término da festa, que ocorreu no Parque da Orla Fluvial, às margens do Rio Paraná. Porém, apenas um grupo prestou conta dos recursos utilizados.
_____________________________________________________

Ao Barulho

Falecimento

Santo Anastácio
FALECEU

EDSON APARECIDO MERIGIO, 56 anos
Está sendo velado na Casa de Velório Nossa Senhora Aparecida em Santo Anastácio. O sepultamento será hoje, às 9h, no Cemitério da Saudade. 

Jornal

Tribuna Livre

Manchetes
"Brasil pode confirmar hoje primeiro caso de ebola."
"PM faz festa para crianças."
_____________________________________________________

Delícias da Dona Elza

Bom dia

"Precisamos pagar pela imortalidade e morrer várias vezes enquanto estamos vivos"
Aperte o play para ouvir a mensagem 


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Basquete Venceslau

Presidente Venceslau
KIKA DOMINA O GARRAFÃO
Globo Esporte/TV Fronteira
A pivô Cristiane Simões de Lima, ou simplesmente Kika, 23 anos, como é carinhosamente chamadas por todos, é uma das referências no basquete de Presidente Venceslau. Com diversas passagens pelas seleções brasileiras de base, a atleta quer ajudar o time a levar a dobradinha no Campeonato Paulista da Divisão Especial A-1 e na Liga de Basquete Feminino (LBF). Além de pontuar, Kika é especialista em dominar o garrafão no setor defensivo e brigar por rebotes. Segundo ela, o importante é contribuir para o time. "Sempre brinco com as meninas que eu preencho espaços. Sou grande. Na base sempre fui a mais alta, mais forte. É legal e bom, porque me ajuda a dominar o garrafão", brinca a pivô de 1,95m. Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Kika defende as cores de Venceslau há pouco mais de um ano. No período, levantou a taça do Paulista da A-2. Com discurso firme, a pivô diz que é apenas o começo. "Quero mais. O nosso time está muito forte e tenho certeza que vamos brigar pelo Paulista e não iremos decepcionar na LBF. Será minha segunda participação no nacional e vou com tudo".
_____________________________________________________

Thayla Calçados

Tratamento diferenciado

Brasil
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Portal Brasil
Visando o intercâmbio e a cooperação técnica, relacionados ao apoio às micro e pequenas empresas, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) e o Ministério Público Federal (MPF) firmaram uma parceria que prevê a efetivação do tratamento diferenciado a essas companhias. O ministro Guilherme Afif Domingos afirmou que a importância desta parceria é a missão de fazer valer o que está na Constituição. “Precisamos lutar para fazer prevalecer a lei, para fazer do Simples um progresso”,disse. Segundo o coordenador da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, José Elaeres Teixeira, o objetivo do termo é contribuir de forma efetiva para que a Lei seja cumprida.
_____________________________________________________

Pizzo's Pizza

Santa Casa de Presidente Venceslau

João Dassie
Antônio José Aldrighi
Presidente Venceslau
DOAÇÃO DE TRAVESSEIROS
O Rotary Clube de Presidente Venceslau realizou hoje doação de 50 travesseiros para a Santa Casa da cidade. Conversamos com o presidente do Rotary, João Dassie, que falou sobre a doação e o trabalho desenvolvido pelo clube de serviços, e com o provedor da Santa Casa de Venceslau, Antônio José Aldrighi, que explicou a importância da doação dos travesseiros e falou também sobre a questão dos investimentos que a instituição precisa para continuar prestando serviços, principalmente na questão da UTI. Ouça a entrevista:

Depósito Presidente

Manhã de comemoração

Presidente Venceslau
DIAS DAS CRIANÇAS
Assessoria de Imprensa
A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, em parceria com o CRAS, através das secretarias da Assistência Social; Educação; Saúde e Esporte, Lazer e Turismo, convida toda população para Inauguração da Casa de Bonecas do parquinho central e Manhã de Comemoração do Dia das Crianças que será realizada nesse domingo, dia 12, a partir das 8h, na Praça Nicolino Rondó, centro de Presidente Venceslau. O Objetivo do evento é proporcionar alegria e laser às crianças . Serão desenvolvidas várias atividades recreativas e haverá sorteio de brindes, cama elástica, futebol no sabão, pipoca, algodão doce, picolé e muito mais.
_____________________________________________________

Liane Automóveis

Notícias do Brasil

Suspeita de ebola
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta sexta-feira (10) que o resultado do exame do paciente com suspeita de ter ebola deve sair em até 24 horas. Segundo ele, a situação está sob controle. Souleymane Bah, de 47 anos, é de Guiné, um dos países afetados pela epidemia da doença. Ele veio de lá no último dia 19 e procurou o hospital em Cascavel (PR) nesta quinta-feira (9) após apresentar sintomas de febre, que teriam iniciado na quarta-feira (8). (G1).

Desempenho das empresas
O governo lançou, nesta sexta-feira (10), novas funções para o site www.consumidor.gov.br, criado para os consumidores reclamarem de serviços prestados por empresas. A partir de agora, será possível conferir, no site, rankings que mostram o desempenho das empresas, como os índices de solução, de satisfação, prazo médio de resposta e percentual respondido. O ranking não tem todas as empresas do país, só as que estão cadastradas. (Uol).

Emprego na indústria
Pelo quinto mês seguido, o emprego na indústria caiu na esteira da menor confiança dos empresários do setor e na crise que o ramo atravessa, com previsão de queda na produção neste ano. Em agosto de 2014, o pessoal ocupado na indústria caiu 0,4% frente a julho. Nesses cinco meses de queda, o emprego acumula uma perda de 2,9%. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (10) pelo IBGE.
_____________________________________________________

Eletro Força Materiais Elétricos

Segurança

Região
PRESÍDIOS
Pesquisadora fala sobre unidades na região
O Imparcial
"É difícil acreditar que a politica de construção de presídios pelo oeste do Estado tenha sido sensata". A análise é feita por Maria Ângela D'Incao, pesquisadora e professora de pós-graduação em Geografia da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Em recente artigo, intitulado " Insegurança máxima", ela fala sobre o medo vivido pela população que habita nos arredores de penitenciárias. Segundo ela, os cidadãos enfrentam um "perigo constante" devido á fragilidade da segurança pública da região. " Avolumando prisões, nos tornaremos uma sociedade sem esperança de transformação", diz, se referindo a todo o Estado. O foco da professora são as unidades prisionais existentes em Presidente Venceslau. Para a estudiosa, a cadeia pública da cidade, "um imóvel antigo, central, com lotação quase completa e que não foi reformado para conter avalanches de presos", configura-se como "ícone do medo". A movimentação nos arredores da P2 (Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Perreira), com a saída e retorno de lideres de facções criminais, e até mesmo das viaturas nas estradas da região, fazem os cidadães lembrarem de que vivem momentos perigosos. "Não só estamos em perigo constante, quanto há evidência de que esses prisioneiros estão incessantemente programando a sua fuga. As tentativas de escape da P-2 se sucederão até o momento em que deram certo. O grupo já manifestou competência e capacidade logística acima da oficial, infelizmente. Sabe-se por estatística que em algum momento conseguirá fugir. Isso é claro para quem trabalha com teorias de jogos e probabilidade", coloca. E completa: "O que não queremos é sofrer mais do que já sofremos, ver morrer mais funcionários jovens. O que não queremos é reviver a matança que ocorreu na P-1 (Penitenciária Zwinglio Ferreira), anos atrás", lamenta. Diante do cenário apresentado, a professora acredita que não há quem possa assegurar que não existem problemas para a sociedade e afirma que o presídio se tornou um "depósito de problemas" ante um governo que esqueceu o fator humano e abriu mão da prisão educativa. "A situação só vai piorar, sem deixar esperança de melhora, pois a educação não está presente no âmago da reclusão criminal", aponta, entre outras considerações.


José Hamilton do Amaral
Contraponto 
José Hamilton do Amaral, médico especialista em criminologia, trabalhou por 35 anos na P-1 e tem uma visão diferente daquela apresentada por D'Incao. Para ele, não há que se amargar esta insegurança citada pela professora, uma vez que "os índices de criminalidade das cidades que possuem unidades prisionais é bem menor do que o daquelas que não possuem unidades prisionais". Falando da P-1, defende que jamais houve qualquer tipo de violência vinda das penitenciárias contra a cidade, mais apenas entre os presos. O profissional aponta que penitenciárias não são objetos de desejo, mas "um mal necessário". "É o preço que pagamos por vivermos em uma sociedade violenta". Acrescenta que na falta de unidades federais ou grandes indústrias, elas até auxiliam na geração de empregos e no desenvolvimento econômico da cidade. " Somos a região mais desassistida pelo Estado. Já que não temos outros tipos de investimentos, não vejo problemas em termos presídios", considera.
_____________________________________________________

Ao Barulho

Futebol

AABB
Coroados
As equipes da R23 Bom de Bola da AABB e Coroados Tênis Clube, categoria 10 anos, jogaram na quarta-feira pelo Campeonato Joga 10, com vitória do Coroados, por 3 a 1.
_____________________________________________________

Italínea

Comércio

Presidente Venceslau
LOJÃO DO AMIGO BONFIM
O Lojão do Amigo Bonfim informa aos seus clientes que não estará atendendo neste domingo, 12. Hoje a loja ficará aberta até às 22h e amanhã das 8h às 19h.

EMEI Tia Júlia

 
Presidente Venceslau
ESCOLA RECEBE AMPLIAÇÃO
A EMEI Tia Júlia do Jardim Alvorada está recebendo obras de ampliação. Estão sendo construídas duas salas e um banheiro com objetivo de disponibilizar mais 16 vagas para crianças do bairro. Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, estão sendo utilizados recursos próprios do município, com investimento de R$ 72.859,14. Nesta semana o prefeito Jorge Duran e o secretário Sebastião Erculiani estiveram na escola vistoriando as obras.
_____________________________________________________

Casa das Cortinas

Visita

Presidente Venceslau
BRAGATO FAZ ENTREVISTA
Ele veio até Presidente Venceslau agradecer aos seus eleitores
Hoje pela manhã o deputado Mauro Bragato esteve em Presidente Venceslau e fez uma visita na Rádio Jovem Som FM e Blog do Toninho. Foi entrevistado, falou de diversos assuntos e aproveitou para agradecer os 8.903 votos obtidos na cidade. Ouçam a entrevista na íntegra:

Auxílio para estudantes

Santo Anastácio
VALE-TRANSPORTE
200 alunos ficam sem benefício
O Imparcial
Mais de 200 universitários e cursistas que recebiam o auxílio-transporte em Santo Anastácio foram cortados da lista dos beneficiados, após a prefeitura realizar um recadastramento levando em conta critérios socioeconômicos. A medida levou a Câmara Municipal a se manifestar em favor dos estudantes que se sentiram prejudicados. Em tribuna, Agripino Miguel Costa (PT), presidente da casa, os orientou a requererem o auxílio ao município para que, de posse dos pedidos, procurem o MPE (Ministério Público do Estado) e proponham uma ação coletiva para "reivindicar os seus direitos". Costa ainda diz que a Câmara reprova a atitude do Executivo que, se queria restringir a concessão do vale, deveria "alterar a legislação que assegura o pagamento do benefício, por meio de projeto a ser apreciado também pela Câmara". Antes da triagem, cerca de 700 estudantes eram beneficiados. 
_____________________________________________________

W.E.M. Gesso & Decorações

Degradação

 
Fotos: Mauricio Barbosa
Natureza
RIO SANTO ANASTÁCIO COMEÇA A SECAR
G1/TV Fronteira
Por conta do desmatamento e da exploração dos recursos naturais, o Rio Santo Anastácio, que passa por 12 cidades do Oeste Paulista e fica localizado entre Marabá Paulista e Piquerobi, começa a apresentar trechos totalmente assoreados. A areia já começou a tomar espaço de locais entre seus 100 km de extensão por conta da destruição da mata ciliar. “Esses bancos de terra vêm do uso do solo. Por exemplo: quando um agricultor trabalha a terra com um trator, por exemplo, vão se desprendendo sedimentos. Quando chove, eles vão para dentro do rio e vão se formando bancos de terra que começam a serem vistos de fora [da água]”, explica a doutora em meio ambiente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Encarnita Martim. Em Santo Anastácio, por exemplo, o problema já pode ser visto. Além da quantidade da terra, o nível da água também preocupa. Em alguns pontos, ele chega a 15%, conforme ambientalistas. Os profissionais acreditam que, aos poucos, o rio começa a desaparecer. “O rio vai ficando cheio de terra e sedimentos e começa a perder água. Por conta disso, ele se torna uma área úmida e vai secando. Tudo vai se deteriorando”, relata. O problema também desperta a atenção em Presidente Prudente. Os bancos de terra e o nível da água chegou a dois metros em alguns pontos, porém agora não passa de 60 centímetros. De acordo com a pesquisadora, a cor da água, em tom alaranjado, mostra que a areia já tomou conta de grande parte do local. “Para resolver o problema, teríamos que cumprir a legislação, tanto o Poder Público quanto os proprietários. Devemos cumprir o que ficou determinado pelo Código Florestal. O governo precisa ajudar os proprietários a fazer isso, pois isso não é uma coisa barata. É necessária uma série de ações coordenadas”, conta Martim.
_____________________________________________________

Sicredi