sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Degradação

 
Fotos: Mauricio Barbosa
Natureza
RIO SANTO ANASTÁCIO COMEÇA A SECAR
G1/TV Fronteira
Por conta do desmatamento e da exploração dos recursos naturais, o Rio Santo Anastácio, que passa por 12 cidades do Oeste Paulista e fica localizado entre Marabá Paulista e Piquerobi, começa a apresentar trechos totalmente assoreados. A areia já começou a tomar espaço de locais entre seus 100 km de extensão por conta da destruição da mata ciliar. “Esses bancos de terra vêm do uso do solo. Por exemplo: quando um agricultor trabalha a terra com um trator, por exemplo, vão se desprendendo sedimentos. Quando chove, eles vão para dentro do rio e vão se formando bancos de terra que começam a serem vistos de fora [da água]”, explica a doutora em meio ambiente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Encarnita Martim. Em Santo Anastácio, por exemplo, o problema já pode ser visto. Além da quantidade da terra, o nível da água também preocupa. Em alguns pontos, ele chega a 15%, conforme ambientalistas. Os profissionais acreditam que, aos poucos, o rio começa a desaparecer. “O rio vai ficando cheio de terra e sedimentos e começa a perder água. Por conta disso, ele se torna uma área úmida e vai secando. Tudo vai se deteriorando”, relata. O problema também desperta a atenção em Presidente Prudente. Os bancos de terra e o nível da água chegou a dois metros em alguns pontos, porém agora não passa de 60 centímetros. De acordo com a pesquisadora, a cor da água, em tom alaranjado, mostra que a areia já tomou conta de grande parte do local. “Para resolver o problema, teríamos que cumprir a legislação, tanto o Poder Público quanto os proprietários. Devemos cumprir o que ficou determinado pelo Código Florestal. O governo precisa ajudar os proprietários a fazer isso, pois isso não é uma coisa barata. É necessária uma série de ações coordenadas”, conta Martim.
_____________________________________________________

Sicredi

5 comentários:

Anônimo disse...

O problema é que ninguém esta nem ai hoje sai a matéria a manha cai no esquecimento a parte ambiental dessa região de Venceslau foi abandonada faz muito tempo até a policia florestal de Venceslau esta fechando dezembro não abre mais e ninguém faz nada

Anônimo disse...

por que o governo tem de ajudar os proprietarios em suas terras; se eles precisam de ajuda entao ajude-os voce mesma, o dinheiro do governo foi arrecadado via impostos a população e por que esta população tera de ajudar agricultores???

Anônimo disse...

Cana de açucar plantaram acabaram com nascentes dos rios minas aterradas acabaram com tudo resultado da ação do homem em território que pertence a natureza da nisso

Anônimo disse...

e simples o psdb nao esta resolvendo tudu? isto pra eles e coisa simples,

Anônimo disse...

Quando se falava em final dos tempos a vinte anos atrás todo mundo ficava assustado e ninguém fazia nada. Hoje todo mundo sabe o que tem que fazer mais ninguém tem coragem. Cada rio deste que seca diminui a vazão de aguá no paranazão. Tenho práticamente certeza que em vinte anos o rio paraná vai estar bem baixo.