sábado, 21 de março de 2015

Expectativas

Região
OUTONO NO OESTE PAULISTA
G1/Prudente

O outono começou ontem e no Oeste Paulista, a expectativa é de que as chuvas diminuam na região. De acordo com o climatologista José Tadeu Garcia Tomaselli, os problemas respiratórios podem incomodar mais com a chegada da nova estação.

As chuvas que causaram alagamentos e deixaram cidades do Oeste Paulista em estado de emergência devem perder um pouco da força, segundo Tomaselli. "O outono normalmente é bem seco, chove bem menos. Enquanto no verão temos 120 milímetros em média, no outuno não chega a 60 milímetros", explica Tomaselli.

Ele relata que a nova estação é um período de transição entre o calor do verão e o frio do inverno, e que por isso veremos um clima intermediário. "O tempo seco é característico da nossa região e aumenta um pouco a partir de agora. Mas é uma fase, já que o inverno consegue ser ainda mais seco", pontua Tadeu.

Ainda segundo Tomaselli, a estação deve manter a normalidade de todos os anos, já que para mudar teria que acontecer algum fenômeno climático muito brusco. "Teremos menos chuva, mas não temos elementos para fazer uma previsão climática de um prazo maior, porém, tudo deve fluir naturalmente", argumenta o climatologista.

Para quem tem algum tipo de problema respiratório, a orientação é para manter os ambientes úmidos. "É mais perto do inverno que devem aparecer mais incômodos. O ideal é prevenir usando o umidificador, toalhas molhadas, baldes de água nos cômodos. Cada um utiliza o método que pode", frisa Tomaselli.
____________________________________________________

Mix Potato

Um comentário:

Anônimo disse...

noticia da Pati sabe? é o que todos querem saber nesta manhã