sábado, 15 de agosto de 2015

Movimento anti-corrupção

Brasil
VEM PRA RUA
AMANHÃ É DIA DE PROTESTOS 
CONTRA CORRUPÇÃO
Uol/ * Manchete do Blog

Grupos que pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff convocaram manifestações contra a petista neste domingo (16) em mais de 270 cidades do Brasil e do exterior. Há atos agendados em todos os Estados brasileiros, pela manhã, a partir das 8h, e à tarde.

Principais organizadores, os grupos Vem Pra Rua, Revoltados Online e MBL (Movimento Brasil Livre) divulgaram o protesto por redes sociais e com panfletagens nas ruas. O principal foco, segundo eles será o "Fora Dilma", mas o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também será cobrado nos atos por ter sinalizado uma aliança com o governo na última segunda-feira (10).

Denunciado por um dos delatores do esquema de corrupção da Petrobras, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que teria recebido US$ 5 milhões de propina (R$ 17,5 milhões), será poupado pelos grupos por ser considerado um aliado da causa e ter o poder de pôr em votação na Câmara um pedido de impeachment da petista.

Apostando na atual crise política e econômica que atinge o país como "chamariz" para os protestos, os organizadores dizem esperar participação popular superior a das outras duas grandes manifestações contra o governo realizadas este ano, apesar de o número de municípios com atos agendados neste domingo ser inferior ao anterior --mais de 400.

Os protestos ocorridos nos dias 15 de março e 12 de abril reuniram cerca de 2 milhões e 560 mil pessoas, respectivamente, segundo estimativas da Polícia Militar dos Estados onde houve protestos.

Dilma pressionada
No oitavo mês do segundo mandato, Dilma está pressionada pela maior reprovação já registrada em pesquisa entre os presidentes brasileiros desde Fernando Collor (71%), pelo julgamento das contas do governo em 2014 pelo TCU (Tribunal de Contas da União), e pelas investigações da Operação Lava Jato sobre corrupção na Petrobras.

Durante esta semana, a presidente promoveu uma agenda positiva, participando de eventos com movimentos sociais nos quais disse, por exemplo, que nunca mudou de lado. Em resposta, ouviu que "não vai ter golpe".

Sem previsão oficial de agenda para o final de semana, a presidente estará em Brasília e deve acompanhar os atos de sua residência oficial.

Concentração de atos no Sul e no Sudeste
O Estado com o maior número de protestos programados é São Paulo, com eventos marcados em pelo menos 74 municípios. Na capital, a manifestação vai acontecer na avenida Paulista a partir das 14h.

Segundo a lista divulgada pelo Vem pra Rua, os protestos devem se concentrar nas regiões Sul e Sudeste, onde estão programados mais de três quartos dos atos convocados no país. Depois de São Paulo, Minas Gerais, com manifestações marcadas para 35 cidades, Paraná (22), Rio Grande do Sul (22) e Santa Catarina (22) são os Estados com mais protestos agendados.

Na cidade do Rio de Janeiro, os manifestantes vão se reunir a partir das 11h na altura do posto 5 da praia de Copacabana, na zona sul da capital fluminense.

Fora do país, foram convocadas manifestações para cidades da Argentina, Alemanha, Austrália, Bolívia, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Itália e Portugal.


16 comentários:

Anônimo disse...

Dilma pressionada? rsrsrsrsrs

Anônimo disse...

sem comentários

robertao disse...

Sinceramente, não vejo futuro nestas manifestações, feitas por uma minoria idealista, pois a coisa vai mais adiante do que caçar a presidente, teria que na realidade acabar com o senado, pois ali é tudo farinha do mesmo fardo e todos de rabo preso, então, por esse motivo, nimguém pressiona nimguém consequentemente, nimguém caça nimguém. Agora se esses idealistas querem promover algo para amenizar a corrupção no Brasil, ensina o brasileiro à votar.

Anônimo disse...

Quando será que a Presidenta Dilma vai ter paz para comandar o país? esse povinho não se conforma com a derrota nas urnas, vocês vão ter que engolir a derrota queira ou não o resto é golpismo!

Anônimo disse...

A elite não nos aceita. Mas vão ter que engolir. Viemos pra ficar. Povo no poder.

Anônimo disse...

tem que acabar com o PT la decima, o pt em sao paulo, e oPT aqui em venceslau, e nao votar mais em petistas.

Anônimo disse...

Não vejo minoria nessas manifestação a culpa são das pessoas que votaram na Dilma ,agora aguenta não adianta pressionar!!

Anônimo disse...

ESQUECERAM DE SÍRIA, IRAQUE, COREIA DO NORTE E ESTADO ISLAMICO.

Anônimo disse...

AGORA É QUE A BAIXINHA NÃO VAI SAIR MESMO, SÓ DE PIRRAÇA.

Anônimo disse...

Palavras de Dilma "VOCÊS VÃO TER QUE ME ENGOLIR".

Anônimo disse...

SÓ SE FOR PRESSIONADA A FAZER PIRRAÇA A ESSES PERDEDORES.

Anônimo disse...

A população tem que se manifestar sim. Só assim ela vai sentir o quanto ela ta sendo rejeitada e quem sabe o senado faça alguma coisa. Ninguém cogita de onde veio a fortuna do Lula e filho dele de certos ministros e senadores. Será que, com o salário deles dá pra ter tanta coisa. Garanto que se fosse um trabalhador comum a policia, a receita federal e outros ja estariam de olho ou quem sabe preso. A corda só arrebenta do lado mais fraco. Eles estão no bem bom, a família continua usufruindo do bem bom

Anônimo disse...

Dilma anunciou data de sua saída do governo. 31/12/2018. Chora viuvada da Aecio

Anônimo disse...

Corrupto não é só o PT. Corrupção tem no senado, na Câmara, em todos os poderes e em todo meio político. Não participo dessas manifestações pq não passa só de um fora Dilma e fanatismo de reaça. Tem lugar por aí tem tem gente com a coragem de pedir intervenção militar, olha só quanta estupidez! Tem que pressionar todos os políticos. E não ficar com esse ódio fanático e cego ao PT como se o psdb ou outro partido fosse salvar o país.

Anônimo disse...

Apesar da sua torcida e do jornalismo direcionado que faz uma notícia: DILMA CONTINUA PRESIDENTE DO BRASIL até 2018.

Anônimo disse...

Os que são a favor do governo Dilma devem estar com os bolsos cheios pq quem ganha um salario faz manobras pra poder sobrebiver. Sera que em outros países corruptos podem ser candidatos novamente? Como o cara de pau do Fernando Collor e outros que depois de 8 anos voltam como se nada tivesse acontecido. Imunidade politica, isso não deveria existir, é uma vergonha.
.