sexta-feira, 31 de julho de 2015

Orientação

A importância da Orientação Vocacional no momento da escolha profissional.

A orientação vocacional é um processo pelo qual o indivíduo é auxiliado a resolver dúvidas e desmistificar alguns conceitos sobre as profissões, no qual se utiliza de técnicas para auxiliá-lo em sua escolha profissional e projetos futuros, oferece informações do sistema político, econômico e social, onde se dá a escolha, como também promove seu autoconhecimento.

Houve um tempo em que a orientação vocacional limitava-se à escolha de um nível superior, hoje, entretanto, sua ação ampliou-se, sendo desenvolvida em diversas áreas, como: estudantes de nível superior que desejam trocar de curso, inserção no mercado de trabalho de portadores de deficiência, população socioeconomicamente desfavorecida, recolocação no mercado de trabalho, preparação para a aposentadoria.

A escolha profissional pode gerar ansiedade, sendo importante o auxílio de um profissional, pois optar por uma carreira envolve muitos critérios, que vão muito além das atividades exercidas numa profissão, tais como: o local e a rotina de trabalho, os colegas, o salário, o reconhecimento, plano de carreira, o papel social que desempenhará, o estilo de vida que terá, entre outros.

O objetivo da orientação vocacional não é apenas a escolha de uma profissão, pois é um processo que visa o amadurecimento do indivíduo, onde o mesmo se reconhece e faz suas escolhas com responsabilidade. Sua maior contribuição é o autoconhecimento e o aprendizado proporcionado.

É importante lembrar que o adolescente não está sozinho neste momento, a família possui um papel fundamental na escolha profissional dos jovens, e se isso não ocorrer de uma forma acolhedora e bem elaborada, pode ser prejudicial, pois pode gerar influências negativas, gerando desconforto e insegurança em sua decisão. Por isso, durante o processo, é necessário trabalhar essa influência, pois ao reconhecê-la, o jovem pode elaborá-la de modo consciente e coerente aos seus projetos pessoais, traçando suas metas.


Acácia C. T. de Mendonça Almeida
Psicóloga CRP 06/89913
Orientação Vocacional Individual e Grupo.
(18) 3271-1081 ou 9 9128 9966
___________________________________________________

Buffet Cristina


Nenhum comentário: