3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE
Assessoria
A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, convida a população a participar da 3ª Conferência Municipal da Saúde, que terá o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” e eixo “Direito do povo brasileiro”. Será realizada no dia 31 de março de 2015, das 13h30 às 20h00, no Salão do Sindserve.
O evento reunirá os representantes de órgãos públicos, entidades de classe, conselhos profissionais de saúde, organizações da sociedade civil, usuários e pessoas interessadas nas questões relativas à saúde, à reforma sanitária e, em particular, na atenção à saúde para a qualidade de vida, para decidir o que o povo quer recomendar aos gestores do SUS e ao novo Governo da Nação sobre a saúde.
Uma conferência é um espaço público de debates, onde se exerce a democracia participativa, ou seja, são espaços onde diversos setores da sociedade discutem e apontam soluções para os problemas que envolvem a saúde da população brasileira.
Tem por objetivo avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a construção da política de saúde nos três níveis de governo. Isso significa que as decisões das Conferências devem servir para orientar a elaboração e a definição de ações que sejam prioritárias a nível municipal, estadual e nacional.
As Conferências de Saúde acontecem a cada quatro anos. Existem pelo menos três etapas. Na etapa Municipal são definidas diretrizes para o município e propostas que vão para a etapa Estadual. E o mesmo ocorre da etapa Estadual para a Nacional.
Importante ressaltar a participação de toda população como de representantes de movimentos sociais organizados (associações, igrejas, etc.), trabalhadores de saúde, gestores de saúde (secretários de saúde, coordenadores de Atenção Básica, etc.) e prestadores de serviços de saúde (clínicas conveniadas com o SUS, laboratórios, etc.). Existem duas formas de participar nas Conferências: como participante e como delegado. Todos têm o direito de apresentar propostas, porém somente os delegados podem votar e decidir quais propostas serão aprovadas.
A conferência definirá políticas de saúde adequadas às necessidades da população e vai assegurar a saúde como direito de todos e dever do Estado. A população avaliará como está funcionando da Atenção Básica da saúde pública, os problemas no serviço e apresentará sugestões, reclamações e necessidades em propostas para serem discutidas em relação à saúde pública do município.
_____________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário