sábado, 19 de julho de 2014

Saúde

 DICAS DE SAÚDE 
Com a Dra. Gleice Vega Coser Okada, especialista em doenças de pele, unha e cabelo

VERRUGAS
Verrugas são lesões causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). É uma infecção na camada mais superficial da pele ou em mucosas, que ativa o crescimento anormal das células da epiderme. O aspecto da verruga varia de acordo com o local acometido. O contágio pode ocorrer por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados, por autoinoculação através de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, nas relações sexuais e por via materno-fetal no momento do parto. Pacientes imunodeprimidos são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas causadas pelo HPV.

Sintomas e diagnóstico
As verrugas costumam ser assintomáticas. Entretanto, as verrugas plantares costumam doer e sangrar. E as verrugas anogenitais costumam coçar. As verrugas são da cor da pele e ásperas, mas podem ser escuras, planas e macias. Existem vários diferentes tipos de verrugas, veja alguns:

Verrugas vulgares
Tipo mais comum. Em geral, as lesões são arredondadas ou irregulares, endurecidas e ásperas assemelhando-se a uma couve-flor. No inicio, costumam ser claras, mas podem mudar de cor com o passar do tempo. As verrugas vulgares aparecem em áreas sujeitas a maior atrito, como mãos, dedos, cotovelos, joelhos e ao redor das unhas, as verrugas periungueais.

Verrugas planas
Sua principal característica é a junção de pequenas lesões amareladas ou acastanhadas, de no máximo 5 mm. São mais macias do que as verrugas vulgares e surgem com maior frequência na face e dorso das mãos.

Verrugas plantares
São lesões na planta dos pés, muitas vezes, confundidas com os calos. O peso que o corpo exerce sobre elas faz com que cresçam para dentro da sola do pé, o que provoca dor quando ao andar. A presença de pequenos pontos escuros no centro das lesões sugeriu o nome popular de “olho de peixe” pelo qual também são popularmente conhecidas.

Verrugas filiformes
São lesões finas e alongadas que se projetam para fora da epiderme da face, pescoço, pálpebras e lábios principalmente em pessoas mais velhas.

Verrugas anogenitais
Podem ser precursoras de tumores malignos, como câncer de colo de útero e de pênis. As lesões se formam nas mucosas das regiões genital, perianal, oral e na uretra. São macias, rosadas, com a aparência de uma couve-flor, podem unir-se formando blocos e ocupar áreas extensas. Quando isso acontece, as lesões chegam a obstruir a vulva e o ânus e o quadro recebe a denominação de condiloma acuminado gigante de Buschke e Lowoenstein.

Tratamento
As verrugas quando aparecem em crianças geralmente são solitárias e curam-se sem necessidade de medicação, entretanto, por causa do risco de disseminação do vírus para outras pessoas e surgimento de novas lesões no próprio indivíduo pela autocontaminação, recomenda-se tratar as lesões. Já nos adultos, elas não costumam desaparecer sem tratamento. Os dermatologistas são os profissionais mais aptos para tratar a doença, uma vez que cada tipo de verruga exige um tratamento diferenciado.

Atenção
Nunca se automedique. Procure um dermatologista para saber o tratamento mais indicado. Melanomas e outros tipos de câncer da pele podem se assemelhar a verrugas benignas, portanto é importante consultar um médico para obter o diagnóstico correto.

Alerta
Jamais trate verrugas com sprays de nitrogênio líquido vendidos em farmácias, pois podem queimar a pele. Além disso, antes de efetuar a remoção é necessário verificar que se trata realmente de uma verruga benigna e não de câncer da pele ou outro problema. Somente um médico pode fazer esse diagnóstico.

Prevenção
As verrugas anogenitais são as mais perigosas, e há vários tipos de sorotipos de HPV que podem causá-las. A transmissão deste tipo ocorre através da relação sexual, por isso é imprescindível usar preservativos. Mães que possuam a doença não devem dar fazer parto normal, uma vez que a chance de infecção pode ser grande. A autoinoculação também é uma forma perigosa de transmissão, uma vez que o próprio paciente pode espalhar o vírus para outras partes do corpo. É importante não coçar nem ferir as lesões, para que o vírus não penetre em escoriações de outras partes do corpo.

Procure o seu médico. Para marcar consulta com a Dra. Gleice Vega Coser Okada, CRM-SP 134.516, ligue 3271-7544.

Nenhum comentário: