terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Varzeano

Opinião
ONDE ESTÁ O ERRO?

Sinceramente não sei se a culpa é da SERT (Secretaria de Esportes, Recreação e Turismo), dos organizadores, dos técnicos ou até mesmo dos jogadores. Mas é preciso mudar urgentemente a maneira de organizar e pensar sobre o futuro do futebol venceslauense, principalmente em relação ao Campeonato Varzeano, que está a cada ano pior e com o nível em decadência.

Temos vários jogadores de alto nível na cidade, tanto que esses são os mais procurados pelas equipes amadoras da região. Recentemente a equipe venceslauense chegou a final da competição mais importante de futebol amador do Estado de São Paulo. Aí penso, onde está o erro?

Tudo está errado! Explico o porquê: primeiramente acho que o número de equipes deve diminuir, assim aumenta o número de jogadores por agremiações, evita-se o W.O e o nível da competição sobe. No máximo oito (8) times devem disputar a competição. Aumento no número de jogadores de outras cidades. E penso também que poderíamos abrir para que algumas cidades vizinhas montem seus times, Epitácio, Caiuá, Piquerobi e Marabá. Outra sugestão seria dividir os jogadores como é feito em clubes da cidade. Essa opção, penso eu, seria mais complicada, muita gente irá discordar, mas é algo pra se pensar.

Mas a crítica maior com certeza vai para a SERT, que não dá a mínima importância para o Campeonato Varzeano. Apenas monta a tabela, dá o campo e pronto. Não fornece uma bola nova sequer! Que organização é essa? E não digo que isso aconteça apenas com o Varzeano, e sim, num contexto geral.
Por isso, temos uma competição com equipes fracas e resultados cada vez mais previsíveis. O Campeonato Varzeano de 2012 está sendo um fracasso. Nota-se pelo número de pessoas que vai assistir às partidas e pelos jogos que estão cada vez mais fracos e menos disputados.

Vai uma dica para a nova gestão, precisamos mudar a maneira de disputar o Campeonato Varzeano de Presidente Venceslau. O futebol é o esporte mais querido pelo povo brasileiro e também pelo venceslauense. E para modificar precisamos ter pessoas que trabalhem em prol da mudança, profissionais que entendam sobre esporte e não sobre política.

Gustavo Moré

20 comentários:

Anônimo disse...

Isso pq vc não acompanha o JORI - Jogos Regionais dos Idosos.
Como todos se lembram este ano foi realizado em Venceslau - imagina - nem treinadores os idosos possuem em Venceslau.
Tudo a SERT "jogou" para as outras secretarias - até o local de treino.
Tá, no ano que vem os jogos não serão em Venceslau e sabe qual será a responsabilidade da SERT? Mandar os papéis para a cidade sede.
Sabe quem terá que treinar os idosos? Os agentes comunitários de saúde e as vezes o educador físico contratado pela saúde.
Sabe o que a SERT diz? que os professores "deles" são funcionários do estado.
Ora se são funcionários do estado não são deles, certo? Pergunto pq a SERT não contrata profissionais da educação física para treinar e preparar os venceslauences para as competições que interessam ao municipio e não somente as que interessam ao Estado?
Aliás, saibam que o financiamento do JORI da do fundo social ou seja da Secretaria Municipal de Assistência SOcial - e são os seus funcionários os responsáveis por "escalar" as equipes. A nossa sorte é que temos um grupo de idosos interessados e que aceitam e perdoam TODAS as falhas das secretarias, principalmente, da SERT que deveria ser a responsável por treinar-lós.
Afinal, a SERT é ou não responsável pelo esporte no municipio?

Anônimo disse...

toninho sei que meu comentario nao tem nada a ver com o assunto mas vai aqui o meu sao paulo desde quando assisto futebol e isso tem vinte anos rogerio ceni cicinho lugano miranda e serginho mineiro hernanes denilso e kaka lucas e luis fabiano.

Anônimo disse...

Olha Gustavo o que você comentou é pura realidade.
Uma pena o que fazem com o esporte de Venceslau. Ìnfelizmente os que estão a frente dessa secretaria não gostam de futebol e de esporte em geral.
Gostam mesmo é do contra cheque no final do mes. Muitos não aparecem a meses no locl de trabalho e assinam o ponto uma vez por mês. Uma vergonha que uma familia manipule há décadas esse setor.
Não trabalham mesmo e não estimulam os outros a trabalharem.
De tantos maus exemplos os novos que ali chegam não ligam pro trabalho tambem.
Uma lastima observada por uma cidade toda e não tomam providencias.

Anônimo disse...

Parabens Gustavo. Alguem da imprensa e que gosta de fato de esporte e tem visão das coisas falou verdades sobre o nosso esporte que muitos não querem enfrentar.

Anônimo disse...

VC PEGOU PESADO EM AMIGAO !! JOGADOR DE ALTO NIVEL EM VENCESLAU KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

vagninpv disse...

Não sou a favor de se abrir a inscrição para cidades de fora e nem atletas de fora, pois se o campeonato é municipal( e não regional) deve ter apenas atletas e times da cidade, pois convidando atletas de fora, estaria tirando a oportunidade de um contribuinte participar.
A SERT não tem uma escolinha sub 10, 11, 12, 13, 14 ou que seja, antes que digam o corinthinhas não é escolinha, não tem um técnico da Sert, quem dá o treino é o Zezão, que não é formado em Educação Fisica. Nos campeonatos de futebol e futsal em nenhum jogos tem um representante da SERT, com exceção a final, pois lá estará a imprensa para tirar Foto e colocar no jornal, onde os menos esclarecidos acharão que está sendo realizado algo.
Já disse isso para conhecidos o Ernane é um excelente prefeito, Honesto, com visão, mas perdeu a eleição por causa dos seus Secretariados >

Anônimo disse...

AMIGOS VENCESLAUENSES APAIXONADOS PELO ESPORTEQUEM ESPEROU 4 ANOS ESPERA MENOS DE UM MES !QUEM ESTA CHEGANDO PARA COMANDAR O ESPORTE TEM MUITA JANELA DE EXPERIENCIA NO MEIO ESPORTIVO!TALVEZ NAO SEJA AQUILO QUE OS ''BOLEIROS'' MSEMPRE SONHARAM PARA VENCESLAU,MAS MESMO SENDO CARNE DE PESCOÇO PARA NEGOÇIAR TENHO CERTEZA QUE VAI MELHORAR E MUITO NAO SOO FUTEBOL MAS TODO ESPORTE DE NOSSA TERRA!!!

Anônimo disse...

Olha Wagner Cardoso,discordo de vc falar de Formação ,quando se diz respeito ao tec ZEZÃO.Pois ele não precisa ter diploma para mostrar que é um exelente profissional na area do futebol.Veja o que vc conquistou por venceslau e veja ele.Educação Fisica não ensina a arte de se treinar jogadores.Seja um profissional mais Humilde,vc apenas tem um diploma de educação fisica.

Paulo disse...

Concordo plenamente com seu comentário e com o do Vaguinin. Esse povo só gosta de aparecer nas fotos oficiais da prefeitura sorridentes como se tudo estivesse as mil maravilhas.

E mais uma vez repito aqui no blog que o Ernane perdeu a eleição graças aos secretarios que ele insistiu em manter no governo dele. Mesmo com os varios avisos que recebeu durantes esses anos.


Anônimo disse...

O mesmo se aplica a realização do Campeonato Intercolegial de Futsal, uma das competições que atrai mais público no município, foi tratada com grande descaso pela secretaria, no ano passado custou para que fosse apenas liberada a quadra, numa situação que o Campeonato deveria ser de responsabilidade da secretaria foi durante três anos organizado pela Etec e neste ano organizado pela Ordem DeMolay. Ainda no ano passado, a SERT solidária, disse que forneceria medalhas para o evento, no final foi entregue uma sucata, restos de medalhas antigas, de várias competições diferentes, em quantidade menor que o necessário. Para este ano a quadra do batalhão, mais ampla e bem localizada, não foi liberada, porque haveria treino do voleibol da terceira idade, será que não poderia abrir mão desse treino um dia apenas para se realizar a competição? Quantas vezes deixamos de bater uma bolinha no dagão por conta das inúmeras festas que ali se realizavam?? Faltou boa vontade, faltou visão, faltou conhecimento de esporte, não tenho nada contra o prefeito Ernane, mas ele perdeu meu voto por conta dessa Secretaria de Esportes que ele tem...

Espero que a partir do ano que vem Venceslau volte a ter o esporte bom como era tempos atrás...

Anônimo disse...

O esporte de piquerobi da de piquerobi da de 10 a zero.

Anônimo disse...

Falta comando no esporte pois quem não gosta de trabalhar não pode exigir trabalho dos outros e não é por falta de gente pois encheram a sert de estagiários, funcionários. Tem muita gente, pouco comando e nenhuma vontade de trabalhar.
Veja o varzeano, jogos regionais etc. O basquete ta aí por causa de uma associação.

kill disse...

Temos coisas + importantes pra cuidar em Venceslau, por favor fazermos daqui o que se faz no resto do país !!!

O Eldoradense disse...

Boa, Gustavo! Esse seu comentário vai de encontro ao de tantas pessoas que sempre questionaram o trabalho das secretarias da atual administração, não somente da SERT, como de outras, também.
É por estas e outras que a resposta da insatisfação popular foi materializada nas urnas, no último dia sete de outubro.
Que tal contexto sirva de alerta para os próximos administradores, para que não cometam os mesmos erros ocorridos nos últimos quatro anos.

Ass: O Eldoradense

Anônimo disse...

Caro Gustavo.
Me adimira muito este tipo de comentário, e mais partindo de um desportista e jornalista como você.
Se você não sabe em todos os Campeonatos a Secretaria sempre forneceu bolas e material para que o esporte mesmo tenha seu bom andamento.
E se você não sabe em todos os congressos realizados antes de qualquer campeonato, a Secretaria abriu suas portas para dirigentes, atletas e imprensa para que o mesmo fosse moldado através de opiniões daqueles que fazem parte do contexto esportista de Presidente Venceslau.
A Secretaria sempre esteve a disposição da população venceslauense.
Fico triste sim em usarem este tipo de declaração, pois na secretaria tem sim profissionais competentes e dispostos a fazerem um bom trabalho com toda dedicação que o esporte venceslauense merece.

vagninpv disse...

Caro amigo Anônimo quando citei o Zezão, não questionei por ele ser formado ou não, ou até mesmo seus resultados, apesar de ser contrario a muita coisa que ele faz, e sim, por não existir tecnicos da SERT inseridos no Futebol, mas como você tem esse pensamento onde a educação física não ensina a arte de se treinar jogador, vou te esclarecer algumas coisas;
Sob meu ponto de vista, antes de pensarmos no rendimento, temos que pensar no atleta que rende! Trata-se de um indivíduo inserido em um ambiente social, político, econômico e cultural. Sob esta ótica, a formaçao do ser humano passa a ser justaposta à formaçao do atleta, ou seja, esporte educaçao e esporte rendimento devem ser indissociáveis do ponto de vista da formaçao do atleta.
Nesta perspectiva, todos os responsáveis pela formaçao dos nossos atletas que trabalham nas categorias de base deveriam fazer a seguinte pergunta: "para que estou formando esse atleta?" A resposta deveria ser: "primeiramente para vida e posteriormente para ser talvez um futuro profissional de futebol".
Ter como principal objetivo o esporte rendimento no período de formaçao do atleta nao é a melhor opçao. Trabalhar com as crianças e jovens prematuramente pode acelerar o processo de desgaste físico e favorecer alguns problemas psicológicos, que, inevitavelmente, terao consequências na sua vida adulta e principalmente nos seus resultados esportivos futuro.
Neste sentido, o futebol, assim como as diversas modalidades esportivas, deve ter tratamento pedagógico que respeite os estágios de crescimento e desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens e dai a importância da Formação do Profissional.
A maioria dos jovens brasileiros, principalmente os mais pobres, investe a vida inteira no sonho de ser jogador de futebol. Todas as suas escolhas de vida estao, ou serao relacionadas ao seu grande sonho, deixando de lado coisas importantes como os estudos, família e até mesmo a saúde.
A educaçao seria um possibilidade de transformar esta realidade por meio da formaçao de cidadaos ou, quem sabe, atletas cidadaos.
Para finalizar, considero que a falta de preocupaçao e qualificaçao dos profissionais que trabalham com a iniciaçao esportiva do futebol prejudicam muito a modalidade no aspecto formativo. A capacitaçao técnica e a formaçao acadêmica dos profissionais envolvidos com a modalidade no Brasil devem ser estimuladas.

Anônimo disse...

quando acabar essas panelas a varzea di venceslau voltara a ser emocionante di uns anos pra ca todos sabemos qui a varzea ja tem campeao so falta o placar da final e o adiversario pois o resto ja e definido quando si entregam as ficha vamos ver si o vereador eleito VANDEIR que e outro paneleiro vai acabar com isso

Anônimo disse...

Muito me admira pessoas que não entendem nada de esportes, aliás entendem sim, de correr atrás da bola é diferente, ficarem com briguinhas mediucres dizendo que Venceslau precisa mudar sendo que essas pessoas mesmo denigrem á imagem da cidade com reportagens sem nexo, pequenas e de baixo escalão, então vamos lá, citem por favor nomes, mas queremos nomes, de pessoas que voceis acham que tem a capacidade de administrar nosso esporte em Venceslau, quanto a administração temos pessoas sim que entendem do trabalho e que não ganha o suficiente para exercer tal função... pois bem agora quem sabe com a nova administração Venceslau não fique da maneira como o povo merece...

Gustavo Moré disse...

Caro amigo da SERT,
Não critiquei de forma alguma as pessoas que trabalham na SERT, e sim, a importância que a Secretaria de Esportes, Recreação e Turismo dá para o futebol venceslauense. Eu como desportista e apaixonado pelo esporte, me sinto na obrigação de criticar um trabalho que na minha opinião, não está sendo correto.
As competições em Presidente Venceslau estão cada vez mais fracas e menos competitivas. Haja vista todas as competições que foram realizadas em 2012. Não adianta querer enganar os outros dizendo que a SERT dá bolas novas e uniformes em todos os campeonatos, porque isso não é verdade. No Varzeano cada equipe tem seu uniforme, às vezes muito velho, com as meias que nem seguram as caneleiras e as bolas são fornecidas pelas próprias equipes que são obrigadas a levar.
Faço a critica com um único objetivo, tentar melhorar o esporte em Presidente Venceslau. Temos que parar de pensar que prefeitura é lugar que só se faz política. Temos que colocar profissionais que entendam sobre todos os esportes e busquem recursos para que todas as competições realizadas na cidade sejam ótimas e de bom nível.
Que isso sirva para a próxima administração. Que o próximo secretário e sua equipe sejam profissionais do esporte. Sejam pessoas com capacidade para organizarem ótimas competições, alavancarem o esporte e principalmente, reformularem o Campeonato Varzeano, que merece ser visto com mais carinho.
O pior cego não é aquele que não enxerga e sim, aquele que vê e não opina.
Gustavo Moré

Anônimo disse...

Chega a ser engraçado ler que a SERT sempre apoiou eventos esportivos em Presidente Venceslau.. #euri