sábado, 5 de dezembro de 2015

Prejuízos à zona rural

Estragos
SANTO ANASTÁCIO
Temporal causa prejuízos de R$ 5 milhões na zona rural
O Imparcial

O temporal que acometeu Santo Anastácio nos dias 25 e 27 de novembro causou sérios prejuízos à zona rural, e a Prefeitura estima que sejam necessários aproximadamente R$ 5 milhões para corrigir todos os danos. O prefeito Alaor Aparecido Bernal Dias (PSDB) decretou estado de emergência, e esteve na manhã de ontem na Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo para protocolar o decreto e apresentar o relatório dos problemas ao órgão estadual. Ele foi atendido pelo coordenador estadual, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, e alegou que o município não possui recursos para sanar os problemas. “O coronel foi atencioso com a nossa causa, e também pediu reforço da Secretaria Estadual de Agricultura para que forneça máquinas e mão de obra para arrumarmos as estradas e pontes”, comenta.

Vários pontos da área rural permanecem intransitáveis e as pessoas precisam fazer contornos para chegar aos destinos. “Já demos início aos trabalhos para minimizar os efeitos da chuva, mas ainda há muito para ser feito e precisamos da colaboração do Estado para deixar como antes”, relata o chefe do Executivo.

A zona rural do município teve dez pontes quebradas, trecho de estrada cedido por conta da chuva, além de desnivelamento de diversos pontos causados pela erosão. Os bairros rurais mais afetados foram o Cruzeiro, o Vai e Vem, Bananal, Cruzinha, Crivelli, Saltinho e o bairro Sei Lá. “Sim. Este é o nome do local”, diz o prefeito.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o trecho afetado pela chuva do Crivelli será liberado hoje. Os demais, ainda recebem os reparos. “Para ter acesso a alguns lugares, somente através de desvios pelos pastos. Os proprietários têm sido solidários e abrem suas porteiras para que a população siga viagem”, informa.

Já na zona urbana houve danos leves no asfalto, que, segundo o prefeito, serão reparados pela operação tapa-buracos, além de parte do muro da santa casa, que desabou. Em nenhuma das ocorrências citadas na matéria houve registro de vítimas.

Alaor não pode afirmar quando os recursos poderão ser liberados, pois ainda deve passar por um processo de avaliação, mas acredita que as máquinas e o pessoal para execução dos trabalhos sejam enviados na próxima semana.
_____________________________________________________

Lê Castanho

Nenhum comentário: