sábado, 9 de maio de 2015

Enigma

Presidente Venceslau
FIM DO ENIGMA DIA DAS MÃES

Acabou o mistério, na madrugada desse sábado, 9, exatamente às 1h10, o Enigma Dia das Mães foi desvendado depois de seis pistas reveladas. O coração foi encontrado por Jacqueline Mota, na Avenida Dom Pedro II, próximo ao conservatório musical. O coração estava perto de uma figueira, embaixo de um pé de Ipê. O Enigma movimentou toda a cidade. A promoção foi do vereador Ademir Souza da Silva o "Mestre Tota", com os vereadores Vandeir Novaes, Ezequias Dassie, Raphael do Fórum e Serafim do Sindicato.




Solução do Enigma

Primeira Pista - Em 1008, por consequência do bloqueio continental feito por Napoleão Bonaparte e o apoio dado por Portugal à coroa inglesa pela família real, esta, temendo a invasão por NAPOLEÃO BONAPARTE.

Segunda Pista - Fugiu para o Brasil, estabelecendo-se na cidade do Rio de Janeiro.

Terceira Pista - A cegonha simboliza NASCIMENTO de um membro da família real portuguesa.

Quarta Pista - Que nasceu no PALÁCIO DA QUINTA DA BOA VISTA no Rio de Janeiro.

Quinta Pista - Passou a infância nesse estado (Parque + Brasão do Estado do Rio de Janeiro).

Sexta Pista - Foi corado IMPERADOR DO BRASIL e morreu em PARIS (Louro + Louvre).

Sétima Pista - No seu império, ocorreu a LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS e houve a apresentação do Imperador do DAGUERREÓTIPO , ele adorava fotografia,

Oitava Pista - O seu nome DOM PEDRO II, faz parte da nossa cidade como nome de uma avenida que tem ligação.

Nona Pista - Ligação entre a rua Guilherme Platzeck até o seu fim na linha de ferro da AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA (ALL) indo em sentido onde está o coração.

Décima Pista - Nesta avenida há uma figueira, em que FREQUENTEMENTE , instalam -se ciganos, (Sidnei Magal, vestido de cigano é de linhagem CIGANO).

Décima Primeira Pista - Próximo a figueira, há três pés de IPÊS ( SER VIVO) e em um deles, ao lado da avenida DOM PEDRO II, está o coração que vale R$ 2.000,00. José Fortuna escreveu a letra e música chamada de O IPÊ E O PRISIONEIRO.

32 comentários:

Anônimo disse...

Que se torne tradição! Meus amigos ficaram encantados com essa dinâmica, eles moram em cidade grande bem distante daqui e tb entraram na busca pelo coração!!

Anônimo disse...

Nossa , eu passei por lá ontem e nem olhei.

Anônimo disse...

Nossa!!! Cuktura pura, adorei e aprendi muito. Bacana mesmo. Mestre Tota, faz mais???

TIANO SOUZA disse...

SOM ESSAS PISTAS EU IRIA PARAR NO RIO DE JANEIRO

Anônimo disse...

Eles vierao da cidade grande pra participar hahaha sqñ seu mentirozo(a)

Anônimo disse...

queria ter achado

Anônimo disse...

Tota, faz outro...estava demais. E vê se continua a ser esse cara nota 1000!

Anônimo disse...

PODERIAM SER REALIZADAS OUTRAS GINCANAS DESSE TIPO COM A PARTICIPAÇÃO DE PATROCINADORES.MOVIMENTA A CIDADE E DÁ ÊNFASE AO ESPÍRITO DE FRATERNIDADE,ALGO MUITO EM FALTA NOS DIAS ATUAIS.

Anônimo disse...

Olha Toninho, que maravilha isso. Que todos vocês sejam abençoados, iniciativas como esta devem ser disseminadas, porque precisamos de educação e cultura. PARABÉNS!!!!

Anônimo disse...

Parabéns ao Tota! Iniciativas como essas fazem a diferença numa comunidade, principalmente por fomentar a pesquisa . Parabéns, também, à ganhadora!

Anônimo disse...

aff muito difícil de acertar, ela com certeza achou por acaso pq com 6 pistas nunca chegaria la rs talves nem com todas as pistas muita gente não chegaria, eu inclusive rs

Anônimo disse...

sem nexo as pistas...quem encontrou provavelmente achou na sorte...mal planejado...

Anônimo disse...

se era homenagem ao dia das maes, porque nao colocaram na princesa isabel, que era mae?

Anônimo disse...

onde entrou a historia de venceslau?

Anônimo disse...

provavelmente quem encontrou nao tem conhecimento historia, encontrou na sorte...mal elaborado

Alexandre A. Santos disse...

muito legal Tota!!! parabéns a todos pela iniciativa e ao casal que encontrou o belo presente!!!
eu estou aqui em são paulo e comentei com meus amigos policiais todos ficaram encantados e curiosos com a ideia.

Anônimo disse...

Muito legal e que se repita, mas...da próxima vez esconde aqui em Santos, Venceslau fica longe pra eu procurar e eu to precisando de uma graninha rsrsrs. ô saudade da terrinha.

Anônimo disse...

Essas dicas não tem nada haver

Anônimo disse...

Nossa amei essa brincadeira mto bom me diverti bastante com meus filhos

Anônimo disse...

Que inveja parça kk

Anônimo disse...

Anônimo das 10:45, não sei se vc sabe mas o blog pode ser visto no mundo inteiro, e as pistas foram publicadas bo blog, logo eles viram lá e entraram na brincadeira sim, tentando desvendar. Entendeu agora, ou quer que eu desenhe?

Anônimo disse...

Vamos parar de recalque,pessoal...Valeu pela iniciativa. E como diz a canção:"Sorte tem quem acredita nela!"

Anônimo disse...

Nossa axo nada avee às 7 primeiras dicas nossa eitaa Totaa. Vamo faze algo difeeerente

Anônimo disse...

Em primeiro lugar uma correção: na pista numero 1, o ano correto é 1808 e não 1008.
Em segundo lugar: anônimo das 12:13, ao invés de só criticar, aprenda a escrever. Você escreveu: "Essas dicas não tem nada haver". O correto seria: !Essas dicas não tem nada a ver."

Anônimo disse...

MEU DEUS ,COMO ESSE POVO É,NUNCA A CIDADE TEM NADA E QUANDO TOMAM INICIATIVAS E LEGAIS COMO ESSA SEMPRE TEM QUE TER OS RECLAMÕES DE PLANTÃO ,E FALAR QUE AS PISTAS NÃO TEM NADA HAVER É DEMAIS ,ACHO QUE ESSES Q FALOU Q NÃO TINHA NADA HAVER AS PISTAS SIMPLESMENTE NÃO SABE ASSIMILIAR AS COISAS ,EU NEM ESTAVA SABENDO SO VI HJ PQ EU ESTAVA VIAJANDO QUANDO VI AS PISTAS IMAGINEI COM CEREZA QUE SERIA POR ALI ,POR CONTA DA CEGONHA ,Q ERA O ANTIGO HOSPITAL ,AS CRIANÇAS A ESCOLA ALVARO COELHO A FOTO PANORAMICA IMAGINEI A TORRE E ASSIM POR DIANTE COM AS 6 PISTAS DADA ,PORTANTO MESMO Q IMAGINEI D OUTRA FORMA ,TINHA ALGO HAVER ,MAS INDEPEDENTE DISSO ,VI CADA COMENTARIO CONTRA QUE AF DESANINA,POR ISSO Q VENCESLAU TA ASSIM ,TUDO QUE FAZ CAEM MATANDO ENCIMA COM CRITICAS DESANIMANDO ,MEU DEUS QUE ISSO.MAS ENFIM PARABÉNS AO TOTA PELA GRANDE IDEIA E INICIATIVA.

Jaqueline Motta disse...

Não achei nem por acaso nem na sorte
achei pq meu DEUS quis assim
Agradeço primeiro ao meu DEUS, e agradeço tbm a iniciativa do Mestre Tota pois foi um instrumento usado por meu DEUS pra abençoa a minha vida.

Anônimo disse...

Desculpe o comentario mais emmeio a tata besteira lida em alguns comentarios acima de pessoas invejosa e mal amadas que não conseguiram achar o Coração...acho que não se deve fazer outro enigma pelo fato de nossa populaçao ser desta maneira....o povo chucro...mal agradecido....invejosos....

Anônimo disse...

Nem Jesus agradou a todos. ..imagina se pessoas pessimistas que só sabem reclamar iriam valorizar algo tão cultural. ..aliás falta muita cultura para vocês que só sabem reclamar e não fazem nada. Fica a pergunta para os críticos de plantão : e você faz o que? Faça melhor então!

Anônimo disse...

Gente me vi á 00:00h procurando esse coração, muito bom, divertito e emocionante....sem palavras....parabens...mil

Anônimo disse...

Para o dia 02 de Setembro que tal criar um desafio desse? Falando somente da história de Venceslau! Seria bem legal se a brincadeira tivesse um ponto de início onde cada pessoa pudesse ler a pista e procurar pela segunda e assim sucessivamente, a próxima pista sempre estaria em algum lugar q remetesse a história da cidade, até q chegasse no ponto final onde estaria um prêmio, seria bem legal!

Anônimo disse...

Porque. Sera. Q uma. Tal. Mota.achou. o. Enigma. Do. Tota..

Anônimo disse...

Que venha mais brincadeiras como estas: Em todas as datas importantes: dia dos pais, aniversário da cidade, dia das crianças, Natal, etc....