terça-feira, 12 de maio de 2015

Energia

Oeste Paulista
NOVO AUMENTO EM TARIFA DE ENERGIA
G1/Prudente

Um novo aumento na tarifa de energia começou a valer nesta segunda-feira (11) em Presidente Prudente e em outras 23 cidades da região. Muitas pessoas foram pegas de surpresa e não ficaram contentes com o fato.

Para o consumidor residencial, o reajuste médio é de 1,39%. Segundo a concessionária responsável pela distribuição de energia em 24 municípios do Oeste Paulista, esse é o aumento anual das tarifas, processo que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A empregada doméstica Maria de Lurdes da Cruz disse que “não deveria subir, pois tudo está mais caro e o salário é pouco”. O funcionário público Josué Tamaio comentou que “não estranha o aumento”. “Agora é levantar 5h, batalhar e no final pagar tudo isso”.

Vai pesar no bolso do consumidor e também para o setor industrial. Só em uma fábrica de curtimento de couro em Presidente Prudente o aumento na conta de energia já chega a 35% neste ano. Com isso, o jeito encontrado para economizar é mudar o uso das máquinas. Um dos equipamentos responsáveis pela pintura, ficava ligado todo dia. Agora só funciona três vezes durante a semana.

Além disso, as lâmpadas só ficam ligadas onde tem funcionário trabalhando. Medidas que geram impacto direto na produção. “Tem que, de alguma forma, fazer um uso mais racional dos equipamentos para que o custo recaia ou tenha menos efeito sobre o custo final do produto”, afirmou o diretor da empresa, Fernando Carballal.

Para clientes de média e alta-tensão, como uma outra indústria, o reajuste médio é de 3,15%, segundo a concessionária. Este é o segundo acréscimo de valor só neste ano. Além da adoção do sistema de bandeiras tarifárias, que entrou em vigor em janeiro.

Para o diretor da empresa, essas mudanças podem prejudicar o desenvolvendo regional. “Às vezes o investimento que um empresário queira fazer de expansão ou de colocar uma nova empresa para funcionar, acaba refazendo seus custos e vê se é conveniente ou não”, pontuou.
____________________________________________________

Sicredi

2 comentários:

Anônimo disse...

e da lhe PT no brasileiro, quando a cabeça não pensa, o corpo (e o bolso) padece!!!!

Anônimo disse...

PQP, agora tem aumento um mês sim e outro tbm!!!!!!!!!!