quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Lotação de presídios

Comentando
É OU NÃO BARRIL DE PÓLVORA?

Hoje acompanhei o noticiário da rebelião de detentos no presídio de Junqueirópolis. Foi tudo muito rápido, e os dois reféns agentes penitenciários saíram ilesos. Rebeliões acontecem de repente e não são surpresa no meio prisional. Tanto presos como agentes estão sujeitos a passar por isso, mas a reprimenda que fica no ato de hoje é a superlotação da penitenciária, que tem 1.000 presos a mais do que a sua capacidade de 789 e o decréscimo de funcionários, pouco mais de 170, contando com os 30 que não estão trabalhando. É ou não barril de pólvora?

É impressionante como a população carcerária cresce. Só em nossa região, li em noticiário de dias atrás, que 14 pessoas são presas por dia. Multiplique isso por 30 e chegará a 420 por mês. Não sei o número diário de libertos, mas com certeza, só no oeste paulista, para o tanto de gente que se sujeita a ir para a tranca, precisaria construir um presídio a cada cinco meses. Vejam bem, não estou pedindo a construção de presídio e sim desenhando o cenário ridículo a que uma parte da sociedade se expõe. Roubar, matar, traficar e outros crimes que só banalizam uma existência e criam problemas para o governo e população em geral.

Não se pode, apesar do comportamento inadequado de alguns, deixar o compromisso dos governos de lado. Pelo crescente número de crimes, lei branda e ação morosa do estado, a tendência é de que chegaremos num momento em que não haverá lugares para trancafiar tanta gente, e o crime se tornará algo banal e corriqueiro.

Sabemos e não dá para virar o rosto de lado, de que os criminosos a cada dia que passa estão mais aparelhados que a polícia. Ontem mesmo vi na TV que PMs paulistas tentaram conter um roubo de banco. Sacaram armas ponto 40 e do outro 15 homens tinham nas mãos fuzis de alto calibre. Um PM foi morto e outro está em estado grave no hospital.

Mais rigor nas leis, melhores condições de vida para os cidadãos, educação, honestidade com o dinheiro público e combate severo ao tráfico devem ser prioridades nos governos para que, como nos países civilizados não tenhamos que levar os homens às trancas, mas sim extrair deles o melhor do ser humano, a produção, a criatividade, a formação familiar, a cultura, a religiosidade e o paz.


4 comentários:

Anônimo disse...

Unica coisa que cresceu no governo GERALDO,DILMA, foi a população carceraria barril de polvora não BOMBA ATOMICA.

Anônimo disse...

Isso Toninho. Se forem cumpridos todos os mandados de prisão no estado de são paulo. Nao existiriam penitenciárias suficientes para tantos.

Anônimo disse...

isto é culpa do próprio povo que na hora de votar não sabe escolher seus governantes, pois se não esta dando certo tem que mudar e no entanto o PSDB esta a vinte anos no poder e o povo acha que esta bom a situação que vc demostrou.

Anônimo disse...

A POPULAÇÃO CARCERÁRIA NOS ESTADOS UNIDOS É DE 3 MILHÕES DE PRESOS,5 VEZES MAIOR QUE A DO BRASIL.ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR DE GRANDES REBELIÕES POR LÁ? A DIFERENÇA É QUE TRATA-SE DE UM PAÍS SÉRIO,NÉ? AQUI NÃO É UM BARRIL DE PÓLVORA NÃO,É A PÓLVORA DO UNIVERSO.