sábado, 6 de dezembro de 2014

Audiência pública

Familiares de presos fazem manifestação no centro de Presidente Venceslau. Foto: Claudio Almeida.
Presidente Venceslau
SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL
Tribuna Livre
Ontem, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana, através da comissão que cuida do sistema prisional, realizou em Presidente Venceslau uma audiência pública para discutir a saúde nos presídios do Estado. Membros do conselho estiveram na cidade dias atrás para ouvir os detentos e seus familiares sobre o tratamento que recebem nos dois presídios. As principais queixas registradas foram em relação à saúde. Segundo Sheila Maria Subenko, conselheira e relatora da comissão do sistema prisional, a saúde no sistema prisional precisa merecer melhor atenção das autoridades. Doenças como tuberculose, HIV, lúpus, principalmente, são comuns no sistema. "Existe demora para atendimento, locomoção para exames e tratamento", disse ela. "Além disso, o conselho registrou problemas de ordem emocional nos detentos e falta de atendimento psicológico", completou. "Decidimos realizar audiência pública para chamar atenção das autoridades, descentralizando as ações em locais onde os problemas são mais frequentes, como é caso de Presidente Venceslau, sobretudo na Penitenciária II", disse Sheila. Além de Presidente Venceslau, o conselho fará audiência pública na capital e na baixada santista, onde há grande demanda de detentos com problemas de saúde. Sheila ressaltou que a preocupação também se estende aos funcionários do sistema prisional. "A partir destas audiências será elaborada uma pauta de reivindicação a ser entregue às autoridades competentes", adiantou. Na audiência, além de representantes do conselho, estavam presentes membros da Defensoria Pública, do Conselho Regional de Psicologia e familiares dos detentos. Os familiares dos presidiários, cerca de 350, chegaram em Presidente Venceslau na parte da manhã desta sexta-feira, 5. O grupo se concentrou em frente à Câmara Municipal, portanto cartazes e faixas para chamar a atenção das autoridades. A Polícia Militar conduziu os manifestantes até o anfiteatro municipal, local da audiência, controlando o trânsito e o acesso ao anfiteatro.  
_____________________________________________________

Escritório Vencesprev

13 comentários:

Anônimo disse...

eles querem é regalias isso sim. tem que cumprir pena pelos crimes cometidos (que não são poucos).
não é tirar férias não, é cumprir PENA.

Anônimo disse...

Gostaria de deixar aqui registrado minha indignação à esta comissão, problemas psicológicos das vitimas e dos funcionários do sistema prisional eles não estão nem ai. A morte do Marco Azenha (ASP) se Anastacio na frente da sua esposa, alguma dessas dos DH ai foram à casa da esposa ver se ela está precisando de algo, e os filhos do ASP Cleoni em Campinas, que viram seu Pai ser executado, alguém foi ver se estão passando necessidade ? Só atendem estupradores né, sei bem o que estão querendo. #indignado

Anônimo disse...

Quando o Conselho Estadual do Direito da Pessoa fizer uma manifestação de indignação por policiais mortos eu dou um pouco de atenção.

Adilson disse...

Concordo plenamente com o anonimo das 09:37, até hoje em mais de 20 anos de sistema penitenciario, nunca soube de ninguem dos DH nas casa dos companheiros que ficaram de refem nos presidios em Bernardes, na PI local, na P2 ou em casa de funcionários com problemas psicologicos .Sempre defendendo vagabundos, isso sim é o papel deste tal DH.

Anônimo disse...

CONCORDO COM O ANONIMO DAS 09 E 37,
ESSES DEFENSORES DOS DIREITOS DOS MANOS PRECISAM TER CONSCIÊNCIA QUE O ATENDIMENTO A SAUDE TANTO RELATIVO A DOENÇAS QUANTO AO EMOCIONAL NAO ESTA SO DIFICIL PROS PRESOS MAS PARA TODA POPULÇAO BRASILEIRA QUE NECESSITA DE ATENDIMENTO, O QUE NAO PRECISA SER GRADUADO OU INTELECTUAL PRA SABER, JA QUE O POVO SOFRE SEM ACESSO A SAUDE, SOFRE COM DEPRESSÃO, MORRE DE UMA SIMPLES APENDICITE, E VCS PREOCUPADOS EM DEMASIA COM PRESOS?
ELES ESTAVAM AQUI FORA, NAO VIERAM DE MARTE, ELES SABEM COMO FUNCIONA O SISTEMA, PORQUE QUERM REGALIAS?
AQUI FORA NAO TEMOS, TRABALHAMOS, POR UM SALÁRIO QUE MAL DA PRA PAGAR CASA E COMIDA, E QUANTO A SAUDE? HA A SAUDE REZEMOS, OREMOS COMO FOI O MEU CASO , DEVIDO AO DESCASO DA SAUDE E NAO VI NENHUM DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS NOS HOSPITAIS ATENDENDO OS DIREITOS DOS HUMANOS, GOSTARIA DE MEIA HORA DE CONVERSA COM ESSES REPRESENTANTES QUE FAZEM O JOGO DOS PRESOS PARA PODEREM NAO SOFRER REPRESÁLIAS DELES MESMOS, PARA QUEM SABE ME CONVENCER QUE O QUE FAZEM FAZ SENTIDO DIANTE DO DESCASO EM QUE VIVEM AS PESSOAS DE BEM AQUI FORA.

Anônimo disse...

Na minha modesta opinião achei estranho Marcola vir a Santa Casa local, sendo que no outro dia haveria uma manifestação solicitando melhoria na saúde do sistema prisional. Convenhamos ele é bandido, mas não é burro. E as autoridades sabem disso.
No entanto, o que me chamou atenção foi o fato de trazer para nossa pacata cidade uma reunião do “Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana”, isso é uma tolice. Primeiro que estes ditos órgão nunca pensam nas vítimas ou em seus familiares e no que estes “anjinhos” causam a uma família e a sociedade como um todo. Façam reunião em outro lugar, este tipo de coisa é trazer mais problemas que não precisamos e não soma absolutamente nada para nossa população. Segundo a Sra. Sheila Subenko, vejam vocês: “A saúde do sistema prisional merece mais atenção.” E ainda cita demora no atendimento e etc. Eu li isso mesmo?
Minha senhora, com todo respeito que qualquer um merece, aqui vai uma pergunta. Em que país a senhora mora? Problema na Saúde todo o país tem e é grave mesmo, mais isso vai muito mais além que entende a sua parca memória, penso eu. Problemas no atendimento? É uma piada? Porque todos os cidadãos desta cidade, que pagam seus impostos em dia, que nunca cometeram nenhum delito por menor que seja. Muitas vezes ficam horas esperando atendimento e nem sempre são bem atendidos. Já um preso quando chega a nossa Santa Casa é atendido em caráter prioritário, sabia disso não? Passam na frente de todos. Senão bastasse o medo de uma população acuada diante dos fatos que lhe são impostos são obrigados a conviver com isso no seu dia-a-dia. Tem crianças na emergência e chega um preso com tuberculose e transita ali no meio de todos e é atendido na frente de todos. Está mal informada ou é estratégia do dito conselho fingir que não sabe? Ora, de quem é a responsabilidade dessa insegurança e da saúde do sistema prisional? Vá fazer essa reunião no Palácio dos Bandeirantes minha senhora. Aproveite e peça para que eles agilizem a construção de um Hospital Regional Penitenciário. Isso sim é urgente! Penitenciária se constrói rapidinho e esse hospital depende do que?
Chega de hipocrisia e mediocridade e a burrice por aqui não é generalizada, acredite!
Uma reunião de algum conselho que vá gerar empregos em nossa cidade não vem?

Anônimo disse...

QUERO ESSE CONSELHO VÁ PASTAR EM OUTRO LUGAR.

Anônimo disse...

A GRANDE DIFERENÇA ENTRE PRESOS E FUNCIONÁRIOS É QUE,PELA LEI,NENHUM SENTENCIADO PODE FICAR NESSE AMBIENTE POR MAIS DE 30 ANOS,E O FUNCIONÁRIO, TBM PELA OMISSÃO DA LEI ART 40 DA CF,TEM QUE FICAR POR VOLTA DE 40 ANOS.MAS QUAL DIREITOS HUMANOS DEFENDE FUNCIONÁRIOS? MEU AMIGO NATAL CDP PINHEIROS,MORTO NA COVARDIA,SEUS ÓRFÃOS TEM ALGUM DIREITO? SÓ O DE CHORAR,NÉ?

Anônimo disse...

cade os direitos humanos das vitimas que estes marginais deixaram nas ruas, mortes, esatrupos , sequestros e muito mais. isso esses desocupados nao querem saber.

Anônimo disse...

Na verdade,eles teriam que pagar estadia por estarem lá comendo e bebendo com nosso dinheiro...que país é esse meu deus? Diretos humanos piada...

Anônimo disse...

Sabe qual a diferença entre este pessoal e os policiais e agentes? Uma palavra: União!
Quando morre um policial; quem faz protesto? Ninguém. Essa eh a diferença dos bandidos para o povo de bem; hoje em dia.
Todo mundo só está preocupado com o próprio umbigo.

Anônimo disse...

DIREITOS HUMANOS? E ONDE ESTAVA O DIREITO DAQUELES QUE FORAM VITIMAS DESSES BANDIDOS?
NÃO ESTÃO LA PQ FORAM BONZINHOS OU FIZERAM ALGO DE BOM POR ALGUEM.
ELES QUEREM ATENDIMENTOS MEDICOS E ATÉ PSICOLOGICOS QUANDO NOS QUE PAGAMOS NOSSOS IMPOSTOS E TRABALHAMOS DURO O DIA TODO TEMOS QUE CHEGAR NAQUELA SANTA CASA E FICAR ESPERANDO POR UMA FILA QUE PARECE QUE NÃO ACABA NUNCA.
ONDE ESTÁ O DIREITO HUMANO DO CIDADÃO HONESTO QUE TEM SUAS VIDAS TIRADAS POR UM BANDIDO SEM ESCRUPULOS QUE ROUBA UM SIMPLES CELULAR. POR FAVOR NÉ?!

Anônimo disse...

se é tão ruim pq quase sempre voltam? ruim é trabalhar né?