sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Alimentação


Chá do extrato de hibisco inibe obesidade e hipertensão arterial


O hibisco é uma planta vastamente conhecida por sua beleza, mas, recentemente surgiram novas evidências científicas sobre o consumo dessa planta pelos faraós do Egito antigo. Os faraós bebiam o chá de hibisco para manter a temperatura corpórea e também para ficarem mais calmos. No Irã, o chá era consumido para aliviar o cansaço e os problemas com o sono. Outros usos tradicionais incluem o chá na manutenção da saúde cardíaca, como uma alternativa para melhorar a pressão arterial. Há pouco tempo foram revelados os benefícios desse chá também para o metabolismo, agindo em especial na queima de gorduras. Acredita-se que ele tenha uma ação mais importante que o chá preto e o verde. Para se ter uma ideia, um estudo no qual pessoas diabéticas foram divididas em dois grupos em que um bebia chá de hibisco e o outro chá preto, duas vezes por dia durante um mês, mostrou que o grupo que bebeu o chá de hibisco teve melhoras significativas no perfil lipídico do que os indivíduos do grupo do chá preto.

Agora veja o que a ciência comprova sobre o extrato de hibisco:

- Ação termogênica e redutora de obesidade e gordura abdominal: Em fevereiro de 2014 foi publicada uma pesquisa mostrando que pessoas obesas com idade entre 18 e 65 anos e que consumiram extrato de hibisco por 12 semanas, tiveram resultados animadores com redução de peso, além de redução de ácidos graxos leves circulantes que está associado com obesidade e diabetes descontrolada.

- Proteção hepática: Melhora a função hepática reduzindo a esteatose do fígado (gordura), sendo que os pesquisadores creditam essa ação pela presença de polifenóis, muito útil no tratamento da gordura hepática, tanto a não alcoólica como a alcoólica.

- Proteção anticâncer: Pela presença de polifenóis, o extrato de hibisco em humanos induz a morte celular em células de carcinoma gástrico e em células de leucemia.

- Diabetes: Nos indivíduos diabéticos, o extrato de hibisco melhora a pressão sanguínea e o perfil lipídico.

- Cálculos renais: O extrato de hibisco tem ação na redução da formação de cálculos.

- Síndrome metabólica: Melhora a glicemia, colesterol e triglicérides, além de agir na resistência à insulina, sendo, portanto, promissor na prevenção e tratamento da síndrome metabólica.

- Ação antioxidante: O extrato de hibisco é rico em polifenóis, compostos reconhecidos por suas propriedades antioxidantes e antienvelhecedora.

- Hipertensão arterial: O chá do extrato de hibisco tem eficiente ação na redução da pressão arterial, sendo, portanto, um importante aliado na saúde cardiovascular.

Em outro estudo, pacientes diabéticos com hipertensão leve e que beberam o chá de hibisco tiveram a sua pressão reduzida, enquanto, os que bebiam, chá preto tiveram sua pressão elevada.

Dr. Wilson Rondó, é Cirurgião Vascular, tendo trabalhado como residente na Clinique Du Mail La Rochelle, na França. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de livros com temas relacionados a nutrição, medicina preventiva e esportiva.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente é um chá maravilhoso! Tomava chá verde, mas troquei e senti uma melhora significativa, principalmente na hipertensão, já que tenho apenas 23 anos e já sou hipertensiva. Porém, não encontrei a flor em Venceslau, e se encontrei o preço é muito elevado comparado ao que pago em casas de ervas na cidade de Assis.