sexta-feira, 18 de julho de 2014

Estética


Pele seca: mais atenção no inverno.


Sobretudo após os 30 anos, quando diminui a atividade das glândulas produtoras de gordura, é preciso redobrar os cuidados para manter a pele nutrida, hidratada e com bom nível de oleosidade. Lembre-se: ela é o maior órgão do corpo e uma das suas principais funções é eliminar toxinas através da transpiração, para manter o organismo saudável.

O que fazer
Beber cerca de 2 litros de água por dia ajuda a transportar nutrientes e a eliminar toxinas. Na limpeza, use sabonete líquido ou qualquer produto que contenha emolientes, como óleo de oliva e lanolina. Lave o rosto com água morna – fria ou quente demais causa ressecamento. Prefira os cosméticos naturais, à base de óleo. Hidratantes com glicerina, ácido hialurônico ou dimeticona mantêm a hidratação por mais tempo. Prefira uma alimentação rica em ácidos graxos essenciais, encontrados em óleos vegetais (especialmente de oliva e linhaça), sementes, amêndoas e castanhas. Grãos integrais, legumes e folhas ajudam a desintoxicar o cólon, evitando o acúmulo de toxinas, cujos efeitos negativos se refletem sobretudo na pele do rosto. Proteínas também são indispensáveis, em especial os aminoácidos L-cisteína, L-prolina e metionina. E adote um poderoso programa antioxidante com suplementos nutricionais.

O que não fazer
Evite essas armadilhas: sabonetes inadequados, esfoliações constantes, buchas muito ásperas, banhos quentes demais, hidratação deficiente, insônia ou poucas horas de sono, uso freqüente de bebidas alcoólicas, fumo, alimentação incorreta e exposição ao sol sem protetor adequado.

Dr. Wilson Rondó, é Cirurgião Vascular, tendo trabalhado como residente na Clinique Du Mail La Rochelle, na França. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de livros com temas relacionados a nutrição, medicina preventiva e esportiva.

Nenhum comentário: