quinta-feira, 24 de abril de 2014

Estudo internacional

Benefícios previdenciários
PREVIDÊNCIA DO BRASIL
É a 2º mais frágil do mundo
São Paulo
A Previdência Social será insustentável se não fizer reformas em breve, indica um estudo internacional da seguradora Allianz. Entre as mudanças indicadas para países nessa situação, uma das mais importantes é aumentar a idade mínima para a concessão dos benefícios. Entre 50 países analisados, o Brasil aparece na segunda posição entre os sistemas de pagamentos de benefícios previdenciários com o maior risco de quebrar. Isso ocorre por dois principais motivos: os brasileiros se aposentam cedo e o número de contribuintes diminuirá devido ao envelhecimento da população nos próximos 30 anos. O estudo aponta que os brasileiros se aposentam, em média, com 55 anos. A idade é baixa quando comparada à de habitantes de países que estão no topo da lista dos melhores sistemas, como a Austrália, onde o benefício costuma ser pago a partir dos 65 anos. Só na Turquia e na Tailândia (a pior do ranking) a média é de 55 anos.

Um comentário:

O Eldoradense disse...

Aqui vai um comentário totalmente leigo e nada técnico sobre o assunto, mas ainda assim, emitirei minha opinião sobre nosso sistema previdenciário e as comparações com os sistemas previdenciários de outros países:

1) Fala-se muito em reforma previdenciária em nosso país, mas nenhum governante ainda a fez, exatamente por conta do desgaste político que isso causaria. Como no Brasil temos somente políticos que enxergam a curto prazo e não ESTADISTAS que tomam medidas visando o longo prazo, nosso sistema previdenciário tende a falir em um futuro não muito distante;

2) O critério "média de idade" para aposentadorias nos sistemas previdenciários de diversos países talvez não seja o mais adequado, mas sim, o critério "tempo de contribuição". Explico: é natural que um jovem brasileiro comece a trabalhar mais cedo que um jovem australiano, pois as famílias brasileiras possuem em média menor poder aquisitivo que as australianas. Além disso, a priorização da educação é outro fator que faz com que as pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho mais tarde em países desenvolvidos: o jovem só começa a trabalhar após muitos anos de estudo ou até mesmo após a conclusão da vida universitária. E naturalmente, quem começa a trabalhar mais cedo, aposenta-se mais cedo. Portanto, é óbvio que um contribuinte brasileiro se aposente mais precocemente que um contribuinte da Austrália ou de outro país de primeiro mundo;

3) O estudo parece não ter citado dois fatores que são extremamente maléficos do nosso sistema previdenciário: o das aposentadorias especiais para políticos e para descendentes dos militares de alto escalão da ditadura, por exemplo. Além disso,existe o agravante de que nosso sistema previdenciário é um dos mais fraudulentos e suscetíveis à corrupção do mundo.

Enfim, nem sempre quem aposentou-se cedo, trabalhou pouco. Há de se considerar os anos de contribuição do indivíduo. É preciso também deixar mais transparente e menos burocrático o nosso sistema previdenciário, pois suas falhas fazem com que ele se torne um verdadeiro oásis para corruptos e corruptores.

Ass: O Eldoradense