sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Nota da Uniesp

Educação 
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A UNIESP se defendeu de nota divulgada ao nosso blog com informações do PROCON. A assessoria de imprensa da Faculdade enviou Nota de Esclarecimento rebatendo a notícia. Veja na íntegra:


"Procon-SP erra e prejudica imagem da UNIESP

O Procon-SP erra e desinforma duas vezes ao colocar a UNIESP como a “campeã” de reclamações no ranking de instituições de ensino superior privadas. Primeiro erro: o período do ranking diz respeito a Cartas de Informação Preliminar (CIPs) emitidas entre janeiro e setembro deste ano. No entanto, omite na nota oficial enviada à imprensa que 70% das reclamações foram solucionadas e isto apenas no período de janeiro a julho, ou seja, o índice de solução certamente é maior. Essa informação só pode ser obtida se o leitor acessar um outro link, que apenas é citado no texto.

Importante ressaltar que muitas das 110 faculdades e os dois centros universitários mantidos pela UNIESP foram adquiridos no último ano e meio, um crescimento de quase 150%. Muitas dessas instituições estavam com problemas financeiros, administrativos e acadêmicos, chegando a acumular, em alguns casos, dezenas de milhões em dívidas e centenas de reclamações. Esse é o passivo que assumimos e o nosso trabalho é o de recuperar essas instituições, colocando-as a serviço da população carente.

A UNIESP esclarece que as dúvidas de alunos são formalmente recebidas pela Ouvidoria da instituição e encaminhadas para esclarecimento e solução. Neste ano tivemos um aumento significativo de ingresso de alunos por causa dos programas inovadores que desenvolvemos visando ampliar o acesso dos jovens de baixa renda ao ensino superior. Por se tratar de ações inéditas no âmbito do ensino superior privado, como a possibilidade do aluno não pagar seu curso de graduação mediante contrapartidas estabelecidas em contrato, consideramos natural a ocorrência de dúvidas. Estamos atentos a isso e tomando todas as medidas necessárias para que todos os alunos fiquem devidamente esclarecidos.

Segundo erro, mais grave: não procede a informação de que as faculdades que integram a UNIESP estão impedidas de formar novos cursos pelo MEC. Por desinformação ou outro motivo por nós desconhecido, o Procon-SP coloca o sobrestamento cautelar adotado pelo Ministério da Educação em maio deste ano como uma decisão definitiva. Ocorre que se trata de um procedimento interno totalmente normal de averiguação, portanto provisório. Ao fazer isso, prejudica a imagem institucional da UNIESP e provoca constrangimento em nossa comunidade de 140 mil alunos e nove mil funcionários".


Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa da Uniesp, através da sede administrativa de São Paulo. 

Nenhum comentário: