sábado, 31 de agosto de 2013

Semana da Árvore

Presidente Venceslau

NOTA DA PONTAL FLORA
Recebemos matéria da Assessoria de Imprensa da Pontal Flora. É um artigo importante que trata da comemoração da Semana da Árvore, entre os dias 16 e 20 de setembro. Leia a matéria na íntegra.

Na ‘Semana da Árvore’, Pontal Flora realizará atividades com crianças

Visando o despertar da consciência ecológica entre alunos de series iniciais das escolas pertencentes as redes pública e particular de ensino, a Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema - Pontal Flora, situada no município de Presidente Venceslau, desenvolve entre os dias 16 e 20 de setembro uma programação especial em seu viveiro com abordagens a temas ligados a preservação do meio ambiente.

Denominada “Semana da Conscientização Ambiental”, a iniciativa terá como meta atentar o público alvo, formado preferencialmente por alunos do segundo e terceiro ano do ensino fundamental, para a percepção e entendimento do real valor do meio ambiente natural na vida de cada ser humano e sobre seu papel no processo de proteção dos recursos ambientais. As escolas interessadas poderão agendar suas participações até o dia 11 de setembro junto a Pontal Flora através do telefone (18) 3271-3633. Não há qualquer custo, ficando sob responsabilidade da unidade escolar o deslocamento dos alunos até a sede da associação de recuperação florestal.

Além dos funcionários da Pontal Flora que estarão mobilizados no evento, a programação contará com a participação de um grupo de alunos do curso de Pedagogia da Uniesp, e das escritoras venceslauenses Nicolly Bueno e Ada Roque, sendo a última, responsável pela adaptação de uma estória infantil exclusivamente para o evento. A “Semana” conta com o apoio do Centro Cultural “Salvador Lopes”.

Conforme a programação divulgada, serão recebidas diariamente duas turmas de no máximo 60 crianças cada, sempre no período da manhã. Durante a permanência na sede da Pontal Flora os estudantes farão visita pela área do viveiro, do arboreto e por uma exposição de brinquedos e materiais de decoração confeccionados com materiais reciclados. Na sequência, ouvirão a estória com temática ambiental e, por fim, receberão lanche. As atividades terão duração aproximada de 90 minutos e cada grupo receberá uma muda de espécie nativa para ser plantada em local de livre escolha.

“O meio ambiente natural é o fundamento invisível das diferenças sócio econômicas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Se faz urgente que cada pessoa entenda como esta questão afeta sua vida de forma direta e irreversível. Por isso, é necessário que desde muito cedo se trabalhe entre as crianças os conceitos de preservação do meio ambiente”, argumenta José Alberto Mangas Pereira Catarino, presidente da entidade. Ainda conforme o ambientalista, se nada for feito de forma rápida e efetiva “as próximas gerações serão prejudicadas duplamente, pelos impactos ambientais e pela falta de visão da atual geração em não explorar adequadamente a vantagem competitiva dos recursos naturais ora existentes”, enfatiza Catarino.

A “Semana da Conscientização Ambiental” compõe o conjunto de atividades com foco na educação ambiental que a Pontal Flora desenvolve com estudantes de todos os níveis de escolaridade ao longo de seus 22 anos de existência.



Semana da Conscientização Ambiental
Quando: 16 a 20 de setembro de 2013
Onde: Sede da Pontal Flora, em Presidente Venceslau
Público Alvo: Alunos de series iniciais do ensino fundamental
Informações e inscrições: (18) 3271-3633, com Aline.



Nenhum comentário: