quarta-feira, 12 de junho de 2013

Turismo

 Região 
PREFEITOS SE UNEM PARA CRIAR TREM TURÍSTICO
O Imparcial
Prefeitos de seis municípios da região recorreram ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para viabilizar a implantação de um trem turístico partindo de Presidente Prudente com destino a Presidente Epitácio. Além de revitalizar o transporte ferroviário, a proposta tem a meta de recuperar os prédios das estações ferroviárias que estão abandonadas em três dessas cidades. Os representantes municipais foram recebidos ontem pelo superintendente regional do Dnit, Ricardo Madalena, na capital paulista. A princípio, a intenção é contratar uma empresa especializada no transporte turístico ferroviário, para explorar o roteiro aos fins de semana e feriados. Ainda que o serviço não seja terceirizado, o Dnit já se comprometeu a conceder vagões de passageiros e imóveis pertencentes à extinta Rede Ferroviária Federal, localizados no eixo da antiga Ferrovia Sorocabana, para viabilizar a iniciativa. No trajeto entre Prudente e Epitácio, a composição faria paradas de aproximadamente 20 minutos em cada uma das estações presentes no trecho. Dessa forma, caberá a cada município recuperar os prédios abandonados e transformar esses locais em pontos turísticos. Segundo o prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran Gonçalez (PDT), “cada estação deverá contar um pouco da história da cidade para os turistas”. Segundo pesquisa divulgada no fim do ano passado em O Imparcial, as estações de Álvares Machado, Presidente Epitácio e Presidente Venceslau se encontram em estado de abandono, a exemplo do que ocorre em Flórida Paulista, município que não está na rota do trem turístico. “Nossa intenção é transformar a estação. Queremos construir um anfiteatro e investir em paisagismo”, afirma o prefeito de Álvares Machado, Horácio César Fernandez (PV). O chefe do Executivo de Santo Anastácio, Alaor Aparecido Bernal Dias (PSDB), também se mostra empolgado com a possibilidade de revitalizar parte da ferrovia como atrativo turístico. “É uma oportunidade de a região mostrar a sua cultura”, declara. Em cada parada, sugere que os municípios instalem barracas de artesanato, culinária e artigos que retratem a história local, como um “minimuseu”. Os turistas seriam acompanhados por um guia ao longo de toda a viagem.

Importância turística
O apoio do Dnit se deve à relevância turística que o projeto apresenta. Segundo Ricardo Madalena, “a viabilização desta ideia fomentará os setores turístico e cultural da região, gerando emprego e renda aos moradores e melhorando a arrecadação dos municípios”. Ainda conforme o diretor do departamento, a América Latina Logística (ALL), concessionária que administra o setor, garantiu que disponibilizará espaços de horário para utilização da ferrovia e manterá os trilhos em condições adequadas para o início da operação do trem turístico. A reportagem contatou a empresa para obter mais detalhes de seu posicionamento, mas não houve retorno. A próxima reunião para dar continuidade às negociações está agendada para o mês que vem, dessa vez em Presidente Epitácio. Segundo os prefeitos ouvidos pela reportagem, nesse segundo encontro será discutido de que forma o serviço será custeado pelas prefeituras. Uma das hipóteses é firmar um consórcio intermunicipal para dividir a responsabilidade sobre os gastos.

Um comentário:

Anônimo disse...

se é para fazer alguma coisa relevante, então mantenha-se as formas e utilizações originais; isto quer dizer que nada de divisórias entre a ferrovia e a rodoviária, e que os prédios da estação sejam desocupados para serem restaurados voltando a sua originalidade, então nada mais que explícito deverão achar outro local para suas atividades, a seaama, a academia, a cooperativa, e outros que possam estar agregados, realmente se for para fazer façam direito nada pela metade, pois se assim não for feito o trem nem precisa parar por aqui.