sábado, 20 de abril de 2013

Produz menos


  Rosana   
HIDRELÉTRICA DE PRIMAVERA
Usina de energia elétrica produz menos que a cacacidade
Matéria completa do jornal O Imparcial deste sábado, demonstra que a Usina Sergio Motta de Rosana, tem, operado com capacidade menor do que aquela para a qual foi projetada. O problema ocorre porque a cota atual do reservatório é de 257 metros em relação ao nível do mar, enquanto o projeto original previa 259 metros. A subutilização da usina contribui para que o governo recorra às teermelétricas, que são mais caras e poluentes. No início do ano, o País enfrentou uma crise de energia justamente pela falta de produção das usinas hidrelétricas. 

Nota redação. Já pensou se a cota atual subir de 257 metros para 259 metros, ou seja, mais dois metros acima do estado atual do lado. Seriam mais áreas a serem inundadas e isto está fora de cogitação. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Toninho só passei para dizer que a foto ficou linda, parece uma mão com os dedos fincados ao concreto segurando para não sucumbir.

DEBATE NOTICIAS disse...

Toninho, Bom Dia! Em função do 257 e não o 259, a usina produz hoje apenas 60% do total projetado, que seria de 1,814 gigawatts. A usina foi orçada em 1 bilhão e seiscentos milhões de dólares e hoje já está custando mais de 15 bilhões (ou mais). E vai continuar dando prejuízos até o ano de 2050, quando certamente a usina não mais existirá, devido as novas formas de anergia descobertas e aplicadas. Em suma: a Usina de Primavera foi o pior negócio em função do custo benefício da história.
E essa "história" de ficar no 257 e não no 259 está muito mal contada.
Mas deixa isso pra lá...

De Lourival S. Bortolin


Anônimo disse...

muito bem, deve ter sido algum político da região de ter tido esta infeliz idéia.
se esta custando 15 vezes a mais do que o projetado e gerará prejuízos contínuos, por que prorrogar mais despesas e adiar até 2050 uma morte lenta, para o bem dos contribuintes, a melhor ídeia de acabar com este sofrimento é implodir tudo, assim acabam-se as despesas e os cabides de empregos que devem gerar 100% enquanto de energia mesmo so 60%.

Anônimo disse...

LINDA FOTO, PARECE MESMO UMA MÃO , COMO ESCREVEU O COMENTARISTA DAS 7:19.LINDA, LINDA ,LINDA FOTO!!