sexta-feira, 1 de março de 2013

Começa a valer em SP

União
CASAMENTO CIVIL DE GAYS
iFronteira
Homossexuais que vivem no Estado de São Paulo que querem se casar não precisam mais aguardar decisão judicial para oficializar a união. Nesta sexta-feira, 1º, começa a valer, em todos os 832 Cartórios de Registro Civil paulistas, norma que regulamenta o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Na prática, a partir de agora não há mais o risco de o casamento entre homossexuais ser negado pela Justiça, como ocorria em alguns casos. “Agora é igual. É o mesmo procedimento tanto para casais heterossexuais como para homossexuais”, disse Luis Carlos Vendramin Júnior, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP). Antes, os processos de casamento gay em São Paulo precisavam ser submetidos ao juiz corregedor do cartório. Caso aprovada, a união era realizada. Se não, o casal tinha de recorrer à segunda instância do Tribunal de Justiça (TJ). Agora, a concordância do magistrado não é mais necessária, como ocorre num casamento entre homem e mulher. “As responsabilidades são as mesmas, os valores são os mesmos, os prazos são os mesmos. Essa norma garante a igualdade, como está determinado na Constituição“, disse Vendramin Júnior. A norma que regulamenta o casamento civil gay foi publicada pelo Tribunal de Justiça (TJ) em dezembro de 2012, passando a valer nesta sexta. À época, o TJ afirmou que o tratamento igualitário dispensado aos casais homossexuais, “além de amparado no posicionamento consagrado pela Suprema Corte e também pelo Conselho Superior da Magistratura, prestigia a dignidade humana de parcela da sociedade, trazendo praticidade e facilidade para o registro".

Primeiro casamento
São Paulo é o primeiro Estado do país a adotar a norma que regulamenta o casamento civil gay. Foi numa cidade paulista, também, que ocorreu a primeira conversão de união estável entre homossexuais em casamento. Em 27 de junho de 2011, o cabeleireiro Sérgio Kauffman Sousa e o comerciante Luiz André Moresi trocaram alianças em um cartório em Jacareí, no interior. Os dois, então, se tornaram oficialmente casados e passaram a usar o mesmo sobrenome: Sousa Moresi. Luiz André dedicou o casamento aos militantes, à Justiça em Jacareí e aos ministros do Supremo Tribunal Federal. “A gente luta por tantos anos e quando acontece, a gente entra em êxtase. É por isso que eu divido e dedico essa vitória a todos os militantes”, disse.

15 comentários:

Anônimo disse...

HOJE NA SOCIEDADE TUDO ESTA SE TORNANDO NORMAL. BASTA LERMOS A BIBLIA ROMANOS 1:27
"E SEMELHANTEMENTE, TAMBÉM OS HOMENS, DEIXANDOO USO NATURAL DA MULHER, SE INFAMARAM EM SUA SENSUALIDADE UNS PARA COM OS OUTROS, HOMENS COM HOMENS, COMENTENDO TORPEZA E RECEBENDO EM SI MESMOS A RECOMPENSA QUE CONVINHA AO SEU ERRO."
DEUS CRIOU ADÃO E EVA E NÃO ADÃO E IVO. MACHO E FEMEA OS CRIOU.

1 COR 6:9 "NÃO SABEIS QUE OS INJUSTOS NÃO HÃO DE HERDAR O REINO DE DEUS? NEM OS ADÚLTEROS, NEM OS EFEMINADOSSSSSSSSSS..."

SUMARÉ disse...

EU NÃO CONCORDO

Anônimo disse...

fico imaginando se essas pessoas que ficam levando tudo pro lado religioso, se realmente vive tudo como esta escrito na bíblia . é por este e outros motivos que Deus nem Jesus deixou uma igreja que os representassem, sabendo que o homem faria seus próprios julgamentos,as pessoas devem parar de se pré-ocupar com a vida dos outros e não julgar,pois só Deus pode fazer.#fica a dica

Anônimo disse...

não sou gay mais fiquei feliz pois o que vale é o amor

Anônimo disse...

É POR ISSO QUE ESTA SOBRANDO UM MONTE
DE MULHER NO MUNDO,ALGUNS CARAS
RESOLVERAM SAIR DO ARMARIO É FINAL DOS TEMPOS,COMO EU GOSTO DE MULHER
VOU TER UMAS DEZ. BELEZA!!!

Anônimo disse...

Sol Brilhante
A bíblia sagrada condena todos os tipo de casamento contrário ao hetero, ou seja, casamento entre homem e mulher. Casamento entre pessoas do mesmo sexo é abominável a Deus, é uma afronta a palabra de Deus, com certeza terão consequências, ou seja, morrerão eternmamente. Eu pessoalmente sou contra esse ato. Só lembrando, o mundo estava muito parecido com o que acontece nos nossos dias, e Deus destruiu as cidades, Sodoma e Gomorra, e segundo as proficias biblicas, esses acontecimentos são sinais do fim dos tempos, ou seja, o mundo será destruido por Deus e jesus voltará em glória.

Anônimo disse...

Sinal dos tempos.E a citação bíblica do primeiro post não se refere só a quem comete tal pecado mas também àquele que concorda.E a Bíblia,Palavra de Deus,foi deixada para quem quer saber dela e principalmente para os que não querem.

Anônimo disse...

DIZEM QUE É CASAMENTO MAS OCORRE " A CASAL AMENTO" NESSAS CONDIÇÕES?

Anônimo disse...

Vichi, está normal né? Daqui a pouco zoofelia vai ser normal,pedofolia desde que seja com o consentimento tambem será normal, comer a casca e jogar a banana fora tambem vai ser uma expressão de liberdade, vamos parar, exitem causas justas que muitos ativistas defendem, mas até agora não vi nenhum ativista dessa causa não ser gay, defendem seu próprio enteresse, causa mais importantes não chegam nem na pauta de discussões, hipócritas e isso parte do planalto central, Brasil o país das diferenças, defendem o que é insano e esquecem do que é justo.

Anônimo disse...

É engraçado como se pode falar que agora pode haver casamento entre lésbicas e gays.
Gente a palavra casamento se deriva de CASAL, casal é macho e femea.
Não é possivel formar um par de casal com dois homens ou duas mulheres.
Usem a palavra união estável, tudo bem, mas pelo amor de Deus casamento não....
Gays e lésbicas, vivam a vida de vocês e respeitem o nosso espaço.

Anônimo disse...

o mundo e as pessoas perdeu a moral ,respeito e a ética q vergonha ,a palavra casamento familia entre homem e mulher não vale mais nada perante a sociedade .isso é uma vergonha .

Anônimo disse...

A Nossa representante na Câmra agora pode se casar, só o seu marido pode desfrutar dos bens da mesma.

Anônimo disse...

Ninguém precisa concorda com a situação e sim respeitar ... todos pagam impostos iguais e as leis são para todos independente da questão sexual. Nas grandes cidades esse assunto é tratado com normalidade, gostaria que fosse igual aqui ... Desde o momento que todos se respeitam a vida será bem melhor !!! Apoiado igualdade para todos !!!

Anônimo disse...

A mesma Bíblia que condena, alerta que nos últimos dias muito mais coisas acontecerão, por isso, leiam a Bíblia, não só o que te da argumento pra julgamentos, mas a verdade.
Há preconceito, mas devemos agir com TOLERÂNCIA. (conforme ouvi um advogado falar numa palestra na OAB/PV).

Anônimo disse...

QUEM DISSE QUE A BÍBLIA CONDENA ALGUÉM ? O HOMEM QUE SE CONDENA.