sábado, 2 de fevereiro de 2013

Bolsas

Educação
FIM DAS BOLSAS NA UNIESP
Uniesp atribui fim de bolsas a alunos ao Governo Estadual
O Imparcial
O Grupo Educacional Uniesp informa que o governo do Estado de São Paulo é o responsável pelo fim das bolsas de estudos que eram concedidas pela instituição a 1.325 estudantes em 20 faculdades, entre eles, 122 estudantes da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio. A interrupção do benefício, que foi alvo de protesto, quinta-feira, em Presidente Epitácio, teria ocorrido em função de um acordo quebrado entre a faculdade e o Programa Escola da Família. A Assessoria de Imprensa da instituição afirma que agora três opções são oferecidas aos alunos prejudicados. “Faculdades ligadas ao grupo cancelaram o convênio em protesto e sugerem continuidade do benefício para alunos já matriculados”, relata. Por sua vez, a Assessoria de Imprensa da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), responsável pelas parcerias com instituições particulares no Estado para o projeto Bolsa Universidade, esclarece que o Grupo Educacional Uniesp solicitou o cancelamento do convênio em janeiro. O grupo, em seu turno, informa que o acordo foi desfeito em função do Estado impor "novas e absurdas exigências às instituições de ensino superior (IES) conveniadas". "Por uma questão de opção administrativa, o programa foi perdendo espaço, chegando agora ao ponto de exigir das IES a apresentação de documentos que em nada contribuem para a manutenção do convênio", salienta a assessoria do grupo. Explica que a instituição tem oferecido três alternativas aos alunos que agora foram excluídos do programa. A primeira é a adesão ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do governo federal, que garante ao aluno a chance de começar a pagar seu curso somente um ano e meio depois de formado. Outra opção é a adesão ao programa "A Uniesp pode pagar", no qual a própria instituição assume em cartório e por meio de um fundo próprio o compromisso de quitar o financiamento feito pelo aluno do Fies, desde que este tenha boas notas, frequência, disciplina e preste seis horas semanas de serviço voluntário na sua comunidade. Por fim, o interessado por ser tornar aluno pagante com o mesmo valor da mensalidade antes repassada pelo Estado.

FDE
Segundo o FDE, o projeto Bolsa Universidade estabelece que a bolsa é válida somente durante a vigência do convênio. "O regulamento do programa Escola da Família cita que a suspensão do direito ao benefício é feita nos casos em que o contrato não é renovado, em razão de pendências da instituição com o programa ou quando não há mais interesse da universidade, como foi o caso", Acrescenta que caso a instituição tenha interesse, é possível renovar o convênio futuramente, desde que seja respeitada a documentação exigida.

6 comentários:

FURTIVO disse...

O Governo Estadual toma esse tipo de decisão dificultando a manutenção de contratos com as faculdades,justamente para não ter que investir em educação,direciona os alunos bolsistas para outra armadilha financeira que é o FIES,ou seja empurra a responsabilidade para o Governo Federal,e a sua omissão acaba prejudicando os estudantes de todo Estado de São Paulo,como não terá gastos orçamentários com esse programa,é bem provável que com a economia de não investir no setor educacional,utilizará os recursos financeiros dessas bolsas para fazer penitenciárias.
O Governo Estadual tem sempre a postura de atuar na contramão do bem estar da população paulista.

Anônimo disse...

Todos Universitários que foram prejudicadosm tem que se unir para tentar reverter esta situação e nao esperar sentado esperando que os outros façam por vcs!

Anônimo disse...

TIVE A MÁ EXPERIÊNCIA DE TER DE ME CONFRONTAR COM ESSA INSTITUIÇÃO NA TRANSIÇÃO DA ANTIGA E DE ÓTIMAS LEMBRANÇAS FAFIPREVE PARA A TAL.FOI SÓ UM ANO,PORÉM,TERRÍVEL.

Anônimo disse...

O FURTIVO, o problema é com a UNIESP. Tá enfiada em vários problemas investigada pela Polícia Federal, Ministério Público, MEC. O programa escola da familia continua sem a UNIESP.

Anônimo disse...

Cade o CREA da turma do meio ambiente 2011. Ta difícil em UNIESP

Anônimo disse...

Esta instituição ja deveria ter fechado pois apresenta ensino de baixa qualidade vive de caça niquel dos convenios . Vamos ver se sobrevive sem recursos publicos O tempo dira