sábado, 2 de junho de 2012

Walking Men

Fernando Olmo
WALKING MEN


“O povo está sempre ou contra ou a favor.”
Cícero


Perambulava sorridente e a vontade numa linda manhã de sol pelos logradouros desta cidade. Alguns transeuntes perambulavam felizes também como a mim. De repente, vi uma multidão e tive a impressão de vê-los gritar repetidamente:


- Walking men... Walking men... Walking men... [walking men significa “homens a pé”, em inglês].


Antes de me deter da realidade, havia entendido ser uma manifestação entoada noutra língua para dar um caráter mais universal à intenção. Algo contra o sedentarismo, ou mesmo, para que os motoristas tivessem cautela, pois por ali havia muita gente a pé – divaguei...


Incrédulo de minhas próprias sensações, vim pelas costas daquele povaréu que se aglomerava num determinado ponto da cidade... Fui me enfiando devagarzinho, muito curioso para ver o que acontecia. Logo mais a frente fiz-me entender. Vi ainda que distante um senhorzinho careca, de estatura mediana, agasalhado num paletó beginho e ostentando seu belo nariz de tucano. Ora, mas quem diria? Era o governador do Estado, Geraldo Alckmin, que discursava para o povo. Dizia tudo muito metodicamente... E o povo gritava:


- Alckmin! Alckmin! E não walking men...


Uma ilusão sonora...
Com ele, ora candidatos estavam a prometer... Uns querendo se reeleger e outros querendo se meter. Assessores querendo apoiar e o povo querendo o que comer... E nesse alvoroço todo estava enfiado eu que antes apenas perambulava, mas que ora buscava compreender:


-Valha-me Deus, com tanta gente querendo dar e outras a fim de merecer, por que não se entender?


De tanta farta promessa está difícil escolher. Mas, quem meu Deus merece o povo ter?
No ano de eleição/Na política eu quero ver/Todo povo indo às urnas/
Votando para valer/Reelegendo quem presta/Cassando quem merecer.
No voto claro dizer/Nós exigimos mudança/Mais emprego e mais saúde
Mais pão e mais segurança/Sem candidato nos dando/Medo, invés de esperança.”


Fernando Olmo é Educador e Conselheiro Tutelar.
Pertence à AGAPE – Academia Geral das Artes de Presidente Epitácio.
Blog: http://blogdoolmo.wordpress.com/
E-mail: fernandoolmoprof@hotmail.com

6 comentários:

MILTON CARDOSO disse...

Uma decisão de um politico a favor das elites e ricos, causa mais prejuizo que mil politico corrupto!
Tambem abomino politico corrupto!!!!!

Anônimo disse...

TONINHO,QUANTO MAIS CONHEÇO AS PESSOAS,MAIS ADMIRO OS ANIMAIS.DIAS DESSES ALGUÉM DE EPITÁCIO ESCREVIA O QUE EU CHAMO DE VERDADEIRO ENBRÓGLIO,ELE CONTAVA QUE ESTAVA COM UM AMIGO "CÍCERO"NO CENTRO DA CIDADE EM UM COMÉRCIO,QUANDO "DE-REPENTE" APARECEU UM HOMEM QUE PARECIA SER UM PEDINTE E DISSE QUE ERA DO PARANÁ,ELE NOS PERGUNTOU:PORQUE ESTA CIDADE É TÃO TRISTE,O POVO ESTA TRISTE?.AÍ NOS RESPONDEMOS:É PORQUE ESTA FALTANDO EMPREGO,E NÃO HÁ O QUEM POSSA FAZER NADA,ENTÃO ELE DISSE VOCÊS PODEM AJUDAR A MELHORAR ESSA SITUAÇÃO,EM SEGUIDA O "HOMEM"SUMIU,NÃO SERIA "JESUS"O TAL HOMEM?,VOCÊS INDAGARAM,AGORA DEUS MANDA O"WALKING MEN",O QUE ACONTECE?,TONINHO VEJA COMO É CÔMICA ESSA HISTÓRIA:O VELHINHO ESTAVA COM UM PALETÓ,ERA UM SENHORZINHO,CARECA,TAMANHO MÉDIO,SÓ NÃO TINHA O NARIZINHO AVATAJADO,MAS PARECIA SER ENVIADO DE DEUS,AGORA TE PERGUNTO:SERÁ POSSÍVEL DEUS DESCER DO CÉU PESSOALMENTE PARA FAZER ALGO EM FAVOR DE UM POVO TÃO SOFRIDO E NECESSITADO?,ASS.SUA FÃ DE CARTEIRINHA,FICA COM DEUS.

Anônimo disse...

O "walking men" não é Deus não anônima[o] das 17:59.

Ele e o PSDB, bem pelo contrário. São os novos apadrinhados do grupo JBS que aparece na TV pela tentativa da compra de DELTA e demais situações que envolve o nosso outro falso deus, Cachoeira.

Ainda, as duas crônicas pertencem ao mesmo autor, EU. Porém, a relação que você fez entre elas é uma viagem que somente está na sua confusão.

Repito, Alckmin não era [e nunca foi] enviado de Deus! [Com todo o respeito a ele merecido!]

Essa crônica não se trata de acusações ou seja não tem tom pejorativo não... Só pede JUSTIÇA SOCIAL!

Mas, sabe você acaba me inspirando assim a fazer mais estórias. Quem sabe DIVINDADE TUCANA ou mesmo DEUS NAREGA ou Ó PAI WALCKING MEN...

Ilaria é sua desconexa interpretação.

Fernando Olmo!

Anônimo disse...

Olmo muito legal o seu texto. Alguém está encomodada com você. Cuidado e siga em frente rapas

Anônimo disse...

ANÔNIMA DA 2 DE JUNHO ÀS 17:59:QUE ARGUMENTAÇÃO FRAQUINHA A SUA.ISSO(ESSE SEU TEXTOZINHO CHINFRIN) TÁ APONTANDO PARA SERIÍSSIMA E ANTIGA PATOLOGIA DEFINIDA NO TERMO POPULAR COMO"DOR DE COTOVELO".E ISSO É DOENÇA FEIA QUE MATA HEIN?!

RED WARRIOR

Anônimo disse...

O MILTON CARDOSO VOLTOU.QUE BOM.

RED WARRIOR