sexta-feira, 15 de junho de 2012

A escola do céu

Fernando Olmo
A ESCOLA DO CÉU


“Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes, mesmo que não germinem no tempo certo... Mesmo que pareçam frágeis frente às intempéries... Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas. O espírito de um mestre nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis como desafios a serem vencidos.”
Gabriel Chalita


Numa escola fui me encantar num sarau de poemas... Mas, valeu tanto a pena... Gente, minha rimada prosa ficou pequeninha perto da poesia daquelas meninas. Serelepes, bradaram seus cantos como um galo carijó. E, não foi em lugar longe não... Foi bem ali, ó! Contaram coisas dessa cidade, com tal felicidade que ninguém jamais ouviu... Tem que se valorizar, viu... Afinal, essas são as preciosas pérolas desse lugar. Só precisamos, continuamente, com a qualidade melhor de um ser vivente, lapidar. Tudo para que desse nosso reduto saia, constantemente, o melhor fruto e com a qualidade de amar.


Do outro lado estava o tio da fanfarra, fazendo uma farra com os alunos batendo, soprando e marchando, fazendo música, cantarolando... Nesse momento, nessa escolinha não tinha ninguém bagunçando, fazendo arte ou traquinando. Ué? Estavam todos bem quietinhos, atenciosos, emocionados com seus trabalhos. É! Tudo resultado de afeto, carinho que tem que ser ministrado desde quando ainda feto.


Pais choravam de emoção enquanto os professores aplaudiam o resultado realizado com a paciência e o talento, capricho de suas mãos. E eu ali num canto, fixava meu olhar naqueles rostinhos, tentando buscar entender a magia contagiante de aquele recente amanhecer.


Sabia, no entanto, que a realidade da família de muitos alunos dali era dura e cruel. Porém, o papel especial dessa escola é oferecer bem ao contrário. “É fazer os pequeninos esquecer o tormento e a dureza, apontar a porta do outro lado e encaminhá-los para o céu!”


Fernando Olmo é educador.
Pertence a AGAPE – Academia Geral das Artes de Presidente Epitácio
Blog: http://blogdoolmo.wordpress.com/
E-mail: fernandoolmoprof@hotmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...

É MEU CARO EDUCADOR,O SEU TEXTO É DEVERAS ROMÂNTICO E POR QUE NÃO DIZER, COMOVENTE,E AS PALAVRAS DO CHALITA DE FAZER CHORAR,MAS AS INTEMPÉRIES TEM,E COMO, SE AGIGANTADO SOBRE ESSES ABNEGADOS PROFISSIONAIS.AGORA,SABE-SE LÁ POR QUAIS VIS MANOBRAS,ALGUNS DAQUELES QUE CURTEM O BEM BOM DA VIDA,EM SUAS SALINHAS COM LANCHINHOS E AR-CONDICIONADO (EM STO ANASTÁCIO),ESTÃO SE ACHANDO NO DIREITO DE COMPARECER(COMO PAUS MANDADOS,É CLARO)PARA DIZER O QUE É CERTO OU ERRADO EM NOSSA VIDA PROFISSIONAL.PERGUNTO EU:SE ELES SÃO TÃO BONS POR QUE NÃO ESTÃO EM SALA DE AULA MOSTRANDO SEU TÃO GRANDE TALENTO??????

Anônimo disse...

Sabemos da desastrosa situação da DE de anastácio e do caos da educação paulista, mas o texto do Olmo é bonito. Chegaremos lá um dia né Olmo