sexta-feira, 15 de junho de 2012

Centenário de Hélio Serejo

Centenário
PALESTRAS, EXPOSIÇÕES E CULTURA
Tem início nesta sexta-feira, 15, a agenda cultural em homenagem à Semana do Centenário de Hélio Serejo, escritor e jornalista sul-mato-grossense que adotou Presidente Venceslau como sua moradia por várias décadas, fazendo história e participando ativamente de movimentos comunitários locais e regionais. Autor de mais de 60 livros, Serejo foi também o maior entusiasta e principal articulador para a construção da ponte interestadual situada no oeste paulista ligando os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, obra que recentemente foi rebatizada com o seu nome. Até o dia 22 de junho serão desenvolvidas palestras, exposições, debates e atrações musicais alusivas ao universo literário e pessoal do escritor sertanista.


Sexta-feira, dia 15 - Abertura oficial da semana, às 20 horas, na Academia Venceslauense de Letras, cujo patrono é Hélio Serejo.


Sábado, dia 16 - Das 13 às 17 horas, está programada a exposição A Literatura do Sertanista Sul-Mato-Grossense, no Centro Cultural Salvador Lopes, com mostra de livros de Serejo e painel para leitura da obra do escritor.


Domingo, dia 17 - Na Escola Shiruca, às 10 horas, participantes do Programa Escola da Família promoverão um bate-papo sobre a vida e obra de Serejo, incluindo uma exposição de livros do escritor.


Segunda-feira, dia 18 - Sessão Ordinária na Câmara Municipal, às 20 horas, em homenagem a Hélio Serejo e Voto de Louvor.


Terça-feira, dia 19 - “O Som dos Ervais”, às 16 horas, no Conservatório Musical Municipal com apresentação de músicas tradicionalistas sul-mato-grossenses e do norte paraguaio.


Quarta-feira, dia 20 - Na Escola Isabel Campos, das 8 às 13 horas, apresentação de slides com passagens sobre a vida de Hélio Serejo no evento “Conhecendo Hélio Serejo”.


Quinta-feira, dia 21 - Na ETEC Milton Gazetti, evento “Hélio em prosa e verso”, com exposição literária, declamação de poesias e palestra sobre Hélio Serejo. No mesmo dia, o Colégio Cooperativo apresentará, às 10 horas, um jogral sobre as obras do escritor.

Sexta-feira, dia 22 - Às 20 horas, 
no Rotary Club, solenidade de encerramento da “Semana do Centenário de Hélio Serejo”, com a presença de autoridades, convidados e familiares do homenageado.


Durante a semana, das 8h às 16h30, o Paço Municipal abrigará uma exposição de livros, reportagens e objetos pessoais de Hélio Serejo. Também durante a semana, das 7h às 17h, as escolas da rede pública municipal realizarão trabalhos pedagógicos temáticos desenvolvidos com os alunos sobre o escritor.


Na internet
É possível conferir a programação da “Semana do Centenário de Hélio Serejo” e a biografia do homenageado no endereço eletrônico www.guiavenceslau.com.br/helioserejo/

Nenhum comentário: