sábado, 5 de dezembro de 2015

Polícia investiga o caso

O médico Emerson Gimenes alega que o paciente 
enfiou o dedo em seu olho
Edson Roberto Simão teve ferimentos no rosto. 
Fotos: Kamilly Hiorana/G1/TV Fronteira

Presidente Epitácio
AGRESSÃO ENTRE MÉDICO E PACIENTE
G1/TV Fronteira

A Polícia Civil elaborou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) nesta sexta-feira (4) para apurar um caso de agressão na Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio. Inicialmente, o fato – que aconteceu nesta quarta-feira (2) - foi registrado como “lesão corporal leve” e envolve um paciente e um médico.

O delegado Stefano Rabecini explicou ao G1 que a ocorrência foi apresentada pela Polícia Militar contendo apenas os fatos da mesma, ou seja, nenhuma parte havia sido ouvida até o boletim ser feito na Polícia Civil.

“No relatório consta que ambas as partes são autores e vítimas, porque o relato é de que houve agressão mútua”, disse.

Ele contou que, posteriormente, o paciente foi ouvido, passou por exame de corpo de delito e manifestou a vontade de processar o médico. O próprio médico, por meio de carta precatória, também aguarda para passar pelos mesmos procedimentos do paciente.

“Como ele [médico] reside em Presidente Prudente, a carta foi efetuada para que a transferência seja feita para a Comarca de Presidente Epitácio”, salientou.

Ainda segundo o delegado, apenas uma testemunha foi ouvida até o momento, que foi o porteiro da Santa Casa. Entretanto, ele alegou que “não viu nada”, somente que entrou na sala do médico e notou paciente e profissional “segurando” um ao outro.

O delegado informou que outras testemunhas devem ser ouvidas.

As partes
O paciente em questão é o segurança Edson Roberto Simão, de 55 anos. O G1 conversou com a filha dele, a balconista Kamilly Hiorana, de 20 anos. Ela relatou que o pai procurou o hospital porque estava sentindo muitas dores, pois tem problema na vesícula.

"Ele passou pela triagem e depois foi encaminhado ao médico porque os resultados deram alterados. Chegando ao consultório, o médico já chegou falando que não tinha obrigação de olhar o exame dele. Eles discutiram e o médico bateu no meu pai", contou.

Ela também relatou que o pai teve ferimentos no rosto e na costela. "Estavam só os dois. É a palavra de um contra o outro. Nunca tivemos problema assim, isso porque já moramos em São Paulo. Mas já procuramos a polícia e fizemos o boletim de ocorrência", completou Kamilly.

O G1 também conversou com o médico e chefe do Pronto Socorro da Santa Casa de Presidente Epitácio, Emerson Gimenes, de 44 anos. Ele explicou que estava de plantão no PS na quarta-feira (2) no período da tarde. “Ele entrou pedindo para eu olhar um exame de rotina e eu expliquei que isso poderia ser mostrado no ambulatório e que no Pronto Socorro só é aberto exame de urgência”, falou.

Gimenes contou ainda que o paciente se levantou para ir embora, momento em que o médico avisou que o segurança estava deixando o exame na mesa. “Ele voltou, pegou o exame, deu um murro na mesa e puxou meu cabelo. Eu fiquei em pé e ele enfiou o dedo no meu olho. Foi quando eu o derrubei no chão, mas acabei caindo junto, pois ele estava agarrado no meu cabelo”, afirmou.

A segurança do hospital foi chamada pelo médico e Gimenes relatou que o funcionário da Santa Casa pediu várias vezes para que o paciente lhe soltasse. “Ele tentou enfiar o dedo de novo no meu olho, que ficou vermelho, mas sem machucados. Ele também arrancou meu cabelo. Ele [o paciente] ficou bem machucado porque bateu na parede onde havia uma maca antes de cair no chão”, disse.

O médico atua há 16 anos, sendo três em Presidente Epitácio. Ele tem especialização em medicina esportiva e é clínico geral. “Já tinha sido agredido outras vezes e nunca fui condenado por nada como médico”, finalizou Gimenes.
_____________________________________________________

Dri Calçados

14 comentários:

Anônimo disse...

Apurar e ouvir os dois lado,ninguém é obrigado apanhar e fica queto ,lei do retorno.

Anônimo disse...

Olá conheço esse médico, super competente e jamais iria agredir uma pessoa sem motivos, esse paciente deve ter infernizado a paciência dele ate o ultimo instante!!!!!!

Anônimo disse...

esse paciente deve ter arrumado alguma com o dr emerson conheço ele dos tempos que tinha sorveteria em sto anastacio muito boa pessoa sempre atencioso. toda vez q precisei passar em seu consutorio fui muito bem atendido por ele. esse paciente deve ser daqueles esquentadinhos que pensa que o serviço publico é igual consulta em médico particular que quer tudo na hora!! infelizmente nosso atendimento ambulatorial é assim mesmo . um médico atende o outro ve o exame ...esse é o Brasil varonil!

Anônimo disse...

Lei do retorno se fosse o seu pai você não estaria falando assim polícia vai apurar Com certeza a verdade vai ser o parecer

Anônimo disse...

Um paciente com dor na vesicula tem dificuldades até pra se mexer, quanto mais pra brigar, por outro lado, ele caiu e bateu a cabeça em uma maca e a maca deve ter agarrado o pescoço do paciente, pois além das marcas na face, tem marcas no pescoço.

Anônimo disse...

Anônimo das 23:54 ou será filha do paciente, está claro que o médico agiu em legítima defesa, acha que ele arriscaria sua carreira se não fosse para se defender, e outra coisa se fosse meu pai por exemplo se tivesse errado teria que arcar com as consequências....

Anônimo disse...

Bom se fosse meu paí eu iria levar ele no médico especialista em cirurgia geral. Pq vesícula tem que ser cuidado por médico especialista na área.. Pq de fato a população não sabe pra que serve um pronto Socorro é urgência e emergência. Não pra consulta de ambulatório... Dr. Emerson e um médico super competente ja salvou muitas vidas. Pq vamos ser sincero e um saco no pronto Socorro chegar essas consulta de ambulatório, sendo que tem o posto de saúde que é pra isso af.

Anônimo disse...

O médico é fortão fisiculturista e é estranha essa estória. Jamais iria nele para fazer exame principalmente de próstata.

Anônimo disse...

Passei por uma situação no PS de Venceslau onde o médico errou 3 vezes ao preencher um atestado e que por conter tal erro não era aceito no RH pra onde encaminhado.Irritado,disse que já estava arrependido de ter me atendido,que não queria ver mais minha cara e que não ia dar mais atestado p...nenhuma.Tudo isso pelo convenio mais famoso,o verde.Portanto,não venham dizer que todos são anjos na terra não.Graças a Deus mantive-me calmo e nada de ruim aconteceu.

Anônimo disse...

Esse paciente já havia arrumado confusão com outro médico pouco antes.

Anônimo disse...

Concordo quando mencionarão acima que ele o Dr. Emerson não iria agredir ninguém a esse ponto se não fosse para se defender, alguma esse senhor aprontou....Alem do médico ser uma pessoa que possui princípios ele e nem ninguém sai ai batendo sem motivo.

Anônimo disse...

MÉDICO PESSOA QUE TEM PRINCÍPIOS TODOS? TEM CERTEZA?

Anônimo disse...

vamos combinar a pessoa que esta doente não fica batendo boca com ninguém , a pessoa doente de verdade não tem disposição para brigas ...... e se fosse eu o Médico de fato não ia levar puxão de cabelo de graça jamais. tem um povo que é muito folgado deus me livre ..

Anônimo disse...

Verdade, pessoa doente so quer tomar um remédio que alivie seu sofrimento, não tem forcas para xingar, puxar cabelos entre outros, me parece que cólica de visicula a pessoa fica destruída sem forças, mas esse senhor estava tao bem que parecia ate que ia ganhar o cinturão do Box.