quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Teste de leishmaniose

Santo Anastácio
200 AMOSTRAS AGUARDAM KITS
O Imparcial

O supervisor da equipe de Combate a Endemias de Santo Anastácio, Anderson José da Silva, informa que 200 amostras de sangue de cães aguardam pelos kits de TR-DPP (teste rápido de dupla plataforma), usados para identificar a contaminação por leishmaniose nos animais. Sem os kits que possibilitam o diagnóstico da doença, resta à equipe fazer visitação às casas e orientar os donos dos cães com sintomas de leishmaniose a realizar o teste em clínicas veterinárias particulares.

Anderson não soube informar o número exato de casos de leishmaniose visceral canina registrados no município neste ano, mas garantiu que nas residências visitadas pela equipe, entre 40% e 50% dos animais apresentam os sintomas da patologia. No entanto, até agora apenas um caso humano foi registrado, no início do ano, em uma criança. Houve em agosto um óbito de uma idosa em que há suspeita de leishmaniose, mas o caso ainda não foi confirmado.

O supervisor explica que o município deveria receber da Secretaria de Estado da Saúde 150 kits por mês, mas isso ocorreu apenas uma vez durante o ano todo.
_____________________________________________________

Caixa Aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente na rua Alfredo Meneguet, um morador possui um cão com todos os sintomas clinico de Leishmaniose mas ainda não foi recolhido. Será que a prefeitura espera alguém adoecer para recolher o cão?

Anônimo disse...

Por que VC não foi recolher o lixo onde o mosquito se prolifera ao invés de ficar aí se lamuriando. Ajudar ninguém quer agora ficar apontando isso sabe. Para o ano q vem há proposta de tratamento aos animais, pena que esse tratamento não cure ignorantes.

Anônimo disse...

O q está sendo feito no Município para combater o mosquito palha???? Nada???? Anastácio não perde pra Venceslau....