sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Sessão Ordinária

Presidente Venceslau
CÂMARA MUNICIPAL
Raphael solicita triagem auditiva para alunos da rede municipal
Assessoria de Imprensa

Na sessão dessa segunda-feira na Câmara Municipal foi votado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 068/2015 que dispõe sobre execução de procedimento de triagem auditiva para os alunos do ensino fundamental da rede municipal, objetivando prevenir dificuldades na aquisição da fala e no desenvolvimento da escrita, de autoria do vereador Raphael Balhestero Junior, Raphael do Fórum (PPS).

A lei deixa estabelecido o desenvolvimento de um procedimento de triagem auditiva nos alunos do ensino fundamental (1.ª a 8ª séries) na rede municipal de ensino de Presidente Venceslau, com objetivo de prevenir dificuldades na aquisição da fala e no desenvolvimento da escrita, já que ambos estão diretamente ligados à audição.

O programa que fará as avaliações aluno por aluno nas dependências da própria escola, em uma sala silenciosa previamente escolhida para esse fim, tem por objetivo a avaliar a audição das crianças sem sintomas aparentes; se detectada qualquer alteração na audição, orientar os pais ou responsáveis para realização de procedimentos mais elaborados, alcançando, assim, o diagnóstico através dos encaminhamentos necessários.

Na justificativa de seu Projeto o vereador falou da importância dessa Lei ser sancionada Prefeito Jorge Duran. “As perdas auditivas podem trazer sérias conseqüências para o desenvolvimento da linguagem, como também podem dificultar as relações sociais, comprometer o comportamento escolar, fragilizando as emoções da criança. Por esse motivo, acredito que a triagem auditiva nas escolas é de extrema importância, identificando não somente os casos mais graves, mas também os menos severos e mais comuns”, finalizou Raphael.
_____________________________________________________

Original Store

Nenhum comentário: