sábado, 1 de agosto de 2015

Cemitério de Presidente Venceslau

Presidente Venceslau
NOVA ALA DO CEMITÉRIO
Plantão/Blog do Toninho

Nossa reportagem esteve nesta semana na nova ala do cemitério de Presidente Venceslau. O local está sendo ampliado com rapidez  e não sabemos se existe algum projeto para a implantação de sepulturas. Confesso que nossa equipe ficou assustada com o tanto de novos túmulos. É algo que vamos olhar com mais detalhes durante esta semana. 

16 comentários:

Anônimo disse...

È...a convocação do HOMEM tá ligeira msm.E na hora que ele chama...aí não tem jeito msm.

Anônimo disse...

Recentemente estive um enterro de um amigo nosso,fiquei surpreendido com a falta de zelo com o cemitério,muitos animais soltos,matagal mas muito matagal só passar um mata mato resolve o problema,mas eu axo q o prefeito faz tpo q não vá há um enterro,é uma pena ficar como está.

Anônimo disse...



Existem questões paralelas ainda mais importantes sobre o assunto a serem postas a público: a ampliação ou mudança de local.

Não é um assunto novo. Reiteradas vezes fora discutido pelos jornais, todavia uma pergunta importante deve ser feita neste momento. Queremos ou não uma solução efetiva e, se possível, definitiva para este assunto?

Para que isso ocorra, primordialmente, é preciso reavaliar determinados conceitos. O religioso é um deles. Com tanto cimento, será que um dia retornaremos ao pó? Nossos antepassados não previam que, pelo menos antes da virada do milênio, seus descendentes pudessem enfrentar tais infortúnios.

A escassez de espaço fez que a cidade do Cairo, capital do Egito, se mudasse para dentro do campo santo. Vivos e mortos disputando a mesma lápide. No Japão, um leilão anual e super concorrido determina quem terá oportunidade a um local para o descanso eterno. São situações extremas que um dia aportarão aqui.

Respeitosamente, costumes, crenças e religiosidade têm peso de ouro nesta situação. Entretanto, mausoléus, monumentos e capelas feitas apenas para um saudoso (ou mais) especial se contrapõe à realidade. Os menos abastados são colocados em verdadeiros condomínios ou sob os muros divisórios, dando a entender que são desrespeitados até além da vida.

Cabe ao poder público regulamentar o campo santo pelo menos em sua ampliação ou novo local. Dizer que existe o espaço e urbanizá-lo sem critério é "favelar" o nosso futuro, mesmo a contragosto. O possível anúncio da novidade não pode ser precipitado. Corremos um sério risco de protagonizarmos alguma novela global. Aqui também não há mais espaço para um novo Odorico Paraguaçu...

PAULO FRANCIS. JR EM ARTIGO PUBLICADO EM 1999.

Anônimo disse...

Esse Paulo é fera mesmo! Só faltou iniciar o artigo com a célebre frase: "Povo de Sucupira". Brincadeiras a parte o assunto é sério. Atualmente a ampliação é medida paliativa, portanto não seria melhor um novo cemitério? Sei que a questão não é tão simples, é necessário processo desapropriação caso seja uma área particular e um estudo, salvo engano na CETESB, para autorização da instalação. Mas se isso realmente saísse do papel o cemitério de Pres. Epitácio é um exemplo, não choca os visitantes com mausoléus gigantes que escancaram a desigualdade mesmo post mortem, não é atoa que o referido local é chamado de horto da igualdade. Como o artigo do meu amigo Paulo Francis é de 1999, muitos daqueles que leram e não deram a mínima, estou se apertando nos autos da rua Regente Feijó sem número. Cômico se não fosse trágico.

Anônimo disse...

Os animais se homiziam não matal .

Anônimo disse...

essa observação tambem foi feita pelo seu joao que faz as covas...ele disse nunca ter tantas mortes seguidas
Esranho esse comentario ..vindo de quem mais entende do assunto"

Anônimo disse...

É uma questão simples Toninho - O prefeito deve chamar logo os aprovados no concurso para o cargo de Coveiro - assim nosso cemitério terá gente para trabalhar e zelar pelos nosso entes queridos que se foram.

Anônimo disse...

Toninho - temos aprovados no concurso - é só chamar.

Anônimo disse...

Pela foto conseguimos ver que existe mato. temos poucas pessoas lá trabalhando. Falta de respeito com nossos parentes lá enterrados

Anônimo disse...

Considerações... Nunca viu tanta morte seguida, o que é estranho nessa afirmação???????????

E no cemitério nao tem poucos funcionários. SÓ TEM um.

Anônimo disse...

Só tem um mesmoo
Mesmo senhor
Faz tudoooo
Cova
sabee locall Onde certinho vaiii ser enterrado
Conhece muito bem o cemitério pena so tem elee
Olha tamanhoo desse da nossa Cidade para um Só pessoa tomar conta

Anônimo disse...

Pena mesmo ter apenas um. Em Epitácio são 03 coveiros que se revezam e cuidam do cemitério de lá. Pois não podemos esquecer e existe sepultamento nos finais de semana.

Anônimo disse...

O Prefeito logo logo irá chamar os aprovados no concurso para o cemitério e resolve logo essa questão

Anônimo disse...

tem que chamar mesmo. Nosso cemitério está abandonado, mas não é culpa desse 01 só funcionário, olha o tamanho dele para apenas uma pessoa cuidar. Deveria ser no mínimo umas 4 ou 5 pessoas. Isso se chama falta de respeito com a população que pagam seus impostos em dia.

Anônimo disse...

Toninho venha ver a situação dele logo, antes que a prefeitura dê uma "maquiada".

Anônimo disse...

Um absurdo a prefeitura ter apenas um funcionário para cuidar do cemitério daquele tamanho - Prefeito deveria olhar com outros olhos - afinal as taxas recolhidas dá tranquilo para pagar 5 funcionarios para zelar, cuidar, limpar e enterrar.