segunda-feira, 27 de julho de 2015

Mortos por PMs

Operação da PM no Morro do Juramento, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2014, deixou ao menos seis suspeitos mortos (Foto: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Política
BRASIL TEVE MAIS DE 2,3 MIL PESSOAS MORTAS POR PMS EM SERVIÇO
G1

Levantamento exclusivo feito pelo G1 com base nos dados das secretarias da Segurança Pública mostra que ao menos 2.368 pessoas morreram em 2014 somente em ações de policiais militares em serviço em 22 estados do país. Isso significa seis mortos por dia, em média.

Cinco estados concentram os maiores números: São Paulo (695 mortes), Rio de Janeiro (582), Bahia (256), Paraná (178) e Pará (159). 

Minas Gerais e Rondônia afirmaram não possuir o número de pessoas mortas nas ações policiais em 2014. Já as PMs do Distrito Federal e de Mato Grosso do Sul não responderam aos questionamentos da reportagem.

Em Goiás, o tenente-coronel Ricardo Mendes, porta-voz da assessoria de imprensa da PM, disse que não achava necessário repassar o número à reportagem. "Não vemos necessidade de divulgar os dados. Por qual motivo você precisa disso? As estatísticas que você precisa sobre segurança pública estão no site”, respondeu o oficial, referindo-se a dados gerais sobre crimes, como homicídios e roubos.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.231 pessoas foram mortas em confronto por PMs em serviço no país em 2013, enquanto que, em 2012, foram 1.457.

Considerando a média por 100 mil habitantes, o Rio de Janeiro lidera em 2014 o ranking de mortes provocadas por PMs em relação à população do estado (3,54 mortes).

Questionada, a PM disse que a Secretaria da Segurança do Rio deveria comentar o assunto. Já o governo fluminense não respondeu se há alguma política de monitoramento das resistências ou meta de redução de letalidade policial.

Também no ano de 2014, conforme os dados obtidos pelo G1, 132 PMs foram mortos no país durante o trabalho. Bahia e Mato Grosso lideram o ranking de policiais mortos, com 31 e 18 casos, respectivamente.
_________________________________________________

Banco BMG

2 comentários:

Anônimo disse...

MARAVILHA, É ISSO QUE ESPERAMOS... QUE A PM FAÇA O TRABALHO QUE ENVOLVE PRENDER E MATAR CRIMINOSOS QUANDO NECESSÁRIO... O MAIS IMPORTANTE É DEFENDER A POPULAÇÃO DE BEM!

Anônimo disse...

PARABÉNS AOS POLICIAIS MILITARES, QUE ELIMINARAM INFRATORES DA LEI, QUE RESISTIRAM A PRISÃO. ESSES DELINQUENTES NÃO DARÃO GASTOS Á NAÇÃO, INCLUSIVE, PARA ADVOGADOS E DIREITOS HUMANOS. ANTES ELES DO QUE POLICIAIS E CIDADÃOS DE BEM!!!!!!