MANUTENÇÃO PREVENTIVA NO VEÍCULO É O PRINCIPAL CUIDADO
Portal Prudentino
Julho é mês de férias escolares. Nesse período, muitas famílias resolvem pegar a estrada para aproveitar os dias de folga e descansar. Porém, para que a diversão seja segura, alguns cuidados começam antes mesmo de arrumar as malas.
O veículo precisa ser revisado antes da viagem já que alguns itens são muito importantes e a eficiência deles podem fazer a diferença em um momento de necessidade no trânsito, principalmente pelo aumento no fluxo de veículos na rodovia.
Nessa época do ano, a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) registra aumento de cerca de 10% de veículos em trânsito nos 444 quilômetros entre Presidente Epitácio e Bauru. “O motorista tem que ter o hábito conferir os recursos do carro constantemente. Alguns problemas só aparecem se a gente for conferir. Isso evita que contratempos aconteçam na viagem, além de evitar acidentes”, destaca o gerente de Operações da Cart, Luís Carlos Guimarães Santos.
As ocorrências mais comuns nessa época do ano são panes no sistema elétrico, problemas mecânicos, superaquecimento e pneu furado. Em alguns casos, o problema poderia ser encontrado com uma simples análise do motorista, antes de pegar a estrada.
Revisão
Programe com frequência a manutenção preventiva do seu carro em um mecânico de confiança ou em postos autorizados da marca do veículo. Outras análises podem ser feitas pelo próprio motorista. São rápidas e muito eficientes:
Pneus
Sempre verifique as condições do seu estepe. Faça calibragem antes de pegar a estrada;
Pneus desgastados podem provocar acidentes e geram multa;
A cada 10 mil quilômetros rodados, é necessário que se faça o alinhamento e balanceamento para que não haja desgaste excessivo dos pneus.
Triângulo, macaco e chave de roda
Só checar se estão no carro não é suficiente. Veja se estão em condições de funcionamento. Um macaco enguiçado ou um triângulo sem sustentação não servem para nada
Fluídos
O fluído de freio deve ser trocado em média uma vez por ano. Discos de freio, pastilhas, tambores e outras peças do sistema devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros;
Tanto o óleo lubrificante quanto o filtro do óleo precisam ser trocados periodicamente. Fique atento às datas estabelecidas pela montadora do seu veículo
Câmbio e Embreagens
Verifique o nível do óleo do câmbio a cada 30.000 km. Se perceber vazamentos, providencie o conserto o quanto antes;
Pedal de embreagem muito endurecido e dificuldade para engatar as marchas é sinal de desgaste
Sistema de limpeza dos vidros
Cheque as paletas de limpeza e os desembaçadores. Se a borracha da paleta estiver ressecada, a eficiência do equipamento será prejudicada durante a chuva.
_____________________________________________________
Pérola
Nenhum comentário:
Postar um comentário