quinta-feira, 2 de julho de 2015

Escolha Profissional

Psicologa
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL

A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano em que o indivíduo passa por transições, na qual surgem mudanças que repercutem sobre o jovem e sua família. É o momento em que ocorre o abandono das atividades infantis e a descoberta de outras do mundo adulto. É uma fase difícil, pois ele deseja ser adulto e sofre o luto pela perda da infância.

Uma das transições que ocorrem neste período é o início da busca por uma escolha profissional. Esta escolha é vista como uma necessidade pela família, pela sociedade e pelo próprio adolescente. O término do Ensino Médio intensifica a busca por uma carreira, através da escolha de um curso superior ou de sua inserção no mercado de trabalho.

A necessidade da escolha afeta não só o jovem, mas também sua família, pois alguns pais buscam realizar-se por meio dos filhos, e outros sofrem com o desgaste vivenciado pelo filho que tem dificuldade para decidir.

Há muitos fatores que influem na escolha de uma profissão, tais como: características individuais, religião, valores e crenças, convicções políticas, situação político-econômica do país, a família e os pares.

Estudos mostram que a família pode ser um eixo colaborador, ou não, nesse processo. Por isso é tão importante para a escolha que o adolescente conheça a si mesmo e também o projeto de seus pais, o valor dado às profissões pelo grupo, assim como a maneira como o jovem utiliza e elabora os dados familiares.

Os conflitos vivenciados pelo adolescente e sua família incluem oscilações em sua escolha profissional, dúvidas entre uma profissão rentável e segura, mas que não satisfaz, ou a opção por uma atividade que atrai, mas não traz estabilidade financeira.

O diálogo entre pais e filhos é muito importante neste momento, assim como oferecer a oportunidade ao adolescente de conhecer suas habilidades e interesses. É nesse momento que um serviço de orientação vocacional auxilia profundamente, pois facilita a descoberta das preferências e propicia autoconhecimento.

É importante ressaltar que uma escolha sem reflexão pode levar ao abandono dos cursos superiores, gerando desperdício de tempo e dinheiro, além do desgaste emocional.


Acácia C. T. de Mendonça Almeida
Psicóloga CRP 06/89913
(18) 3271-1081 ou 9 9128 9966
_____________________________________________________

Banco BMG

Um comentário:

Unknown disse...

Ótima iniciativa !! Período de importante escolha e decisão, com orientação adequada se torna mais fácil !