CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E TRABALHO EM EQUIPE FAZEM A DIFERENÇA QUANDO O ASSUNTO É MEIO AMBIENTE
Assessoria
Cuidar do meio ambiente é dever e compromisso de todos. Por isso, ações que propiciem o reaproveitamento e o consumo consciente de recursos da natureza são iniciativas que favorecem a sustentabilidade, contribuindo para um uso mais consciente e estratégico dos recursos naturais. Para reforçar essa ideia, a CART – Concessionária Auto Raposo Tavares instituiu, internamente, uma campanha entre seus colaboradores para redução do consumo de energia elétrica e de água. Como parte do projeto, a Concessionária lançou um desafio de reduzir os índices nas praças de pedágio ao longo do Corredor CART e na sede administrativa em Bauru. A campanha rendeu bons resultados.
Ao todo, entre maio e junho, 75% do fluxo de água foram reduzidos com a reeducação e remodelação de hábitos e com a reprogramação da vazão de água nas torneiras dos toaletes e cozinha. “Ficamos impressionados com o resultado final. Boas práticas, reeducação ambiental e principalmente o trabalho em equipe fazem a diferença quando o assunto é meio ambiente”, explica Osnir Giacon, coordenador de meio ambiente da CART. Os bons resultados não param por aí! O consumo de energia elétrica do prédio administrativo caiu 13% quando comparado ao mesmo período do ano passado. No total, foram economizados 51 MWH, o suficiente para manter a operação energética de uma praça de pedágio da Concessionária por 60 dias ou 320 residências por um mês!
Água
Antes, quando acionadas, as torneiras dos toaletes da sede administrativa da Concessionária eram programadas para liberar cerca de quatro copos de água de 250ml, aproximadamente um litro a cada uso. Com uma nova programação de liberação de água e, principalmente com a reeducação dos colaboradores, o consumo caiu para um copo de água a cada situação de uso. Para reduzir ainda mais o consumo, o próximo passo será a instalação do sistema de regulagem de vazão também nas nove praças de pedágio do Corredor CART, de Presidente Epitácio a Bauru. A expectativa é economizar até 75% da água despejada nas torneiras automatizadas das unidades CART.
Energia elétrica
A campanha sustentável também passou pelo consumo de energia elétrica na sede, nas praças de pedágio e nos SAUs (Serviço de Atendimento ao Usuário) da Concessionária. Nos SAUs, as mudanças resultaram na troca de 288 lâmpadas de 28W por 144 de 20W com maior eficiência e vida útil, resultando em uma economia de 64% no consumo de energia no sistema de iluminação. Nas praças de pedágio, a CART padronizou a operacionalização do ar-condicionado nas cabines de cobrança. Antes o controle da temperatura era feito de forma individualizada pelo colaborador, agora uma central de gerenciamento controla temperatura de forma padronizada, garantindo a estabilidade climática em todas as cabines e, consequentemente, a economia de energia. Nas praças, a CART retirou luminárias antigas à base de vapor metálico e instalou novas lâmpadas com tecnologia fluorescente compacta. Ao todo, foram mais de 250 lâmpadas substituídas, número que reforça as oportunidades de mudança de hábito.
No geral, foram renovados mais de 600 pontos de iluminação em todas as instalações da Concessionária. O novo sistema de iluminação em conjunto com as demais ações de redução de consumo no Corredor garantiu a economia de 22% entre maio de 2014 e maio de 2015. “Uma lâmpada trocada por outra mais econômica pode fazer uma diferença enorme no resultado final. Além de reduzir as despesas, a atitude é ecologicamente viável já que há menos descarte na natureza. Quando se pensa em sustentabilidade, sem exceção, todos saem ganhando”, revela Eduardo Ungari Machado, coordenador de Engenharia Elétrica da CART.
Boas práticas a gente compartilha
Bons hábitos para cuidar do meio ambiente devem ser compartilhados para fazer a diferença no dia a dia, na construção de um espaço melhor para o futuro. A sustentabilidade só tem resultados efetivos quando as ideias são compartilhadas e ações repetidas de forma contínua:
· Economize energia: desligue luzes e equipamentos quando não estiver utilizando-os. Dê preferência a lâmpadas e aparelhos eletrônicos de baixo consumo energético
· Adote como regra tomar banho de até cinco minutos e fechar a torneira enquanto escova os dentes
· Plante árvores no quintal ou em áreas degradadas
· Separe o lixo reciclável do não reciclável e descarte lixo eletrônico em coletores apropriados
· Reaproveite de alguma forma a água em casa. A água da chuva é um bom exemplo
· Separe o óleo da cozinha e descarte-o em postos de coleta. Nunca despeje no ralo.
· Utilize pilhas recarregáveis
Responsabilidade
Os projetos socioambientais da CART procuram integrar ao negócio da empresa o desenvolvimento econômico, social e ambiental das localidades onde a empresa atua. Desde 2010, a CART é signatária do Pacto Global, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivo mobilizar empresas para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A CART conta com Comitê Interno de Responsabilidade Socioambiental que mantêm contato constante para o intercâmbio de informações e experiências, o planejamento de ações e o estabelecimento conjunto de estratégias, metas e objetivos. A CART aplica periodicamente os Indicadores Ethos, desenvolvidos pelo Instituto Ethos para empresas interessadas em avaliar sua gestão sob a perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade social. Os resultados geraram um plano de ação para áreas diversas da empresa, que é monitorado periodicamente para a melhoria contínua da gestão da responsabilidade social e da sustentabilidade. Atua juntamente com o Instituto Invepar, que apoia projetos que estejam alinhados à valorização territorial e desenvolvimento comunitário, buscando sinergia entre os resultados das ações de responsabilidade social e a presença das empresas do Grupo Invepar na região de forma mais eficiente.
A CART, uma empresa Invepar Rodovias, administra o Corredor Raposo Tavares, que é formado pela SP-225 João Baptista Cabral Rennó, SP-327 Orlando Quagliato e SP-270 Raposo Tavares, no total de 834 quilômetros entre Bauru e Presidente Epitácio, sendo 444 no eixo principal e 390 quilômetros de vicinais.
_________________________________________________
2 comentários:
EM VEZ DE VC FICAR FAZENDO PROPAGANDA GRATUITA DA CART, POR QUE NÃO COLOCA SOBRE AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DO ASFALTO DA Raposo Tavares que recentemente passou por enormes reformas? RespondA ESTA!?
É...SERIA MUITO LEGAL MESMO SE TODOS TIVESSEM ESSA CONSCIÊNCIA,MAS É TRISTE CONSTATAR ALGUNS FATOS QUE FOGEM TOTALMENTE DESSE PROPÓSITO.PERTO DA QUADRA DO DAGÃO, DENTRO DAQUELE BOSQUE,POSICIONARAM UMA CAÇAMBA ONDE E FORA DELA, ESTÃO DESCARTANDO TODO TIPO DE LIXO,.SÃO SOFÁS,COLCHÕES,TVS,SAPATOS VELHOS,LÂMPADAS FLUORESCENTES,ESSA ALTAMENTE CONTAMINANTE.É SABIDO QUE MUITO PRÓXIMO DALI EXISTE UMA NASCENTE E PERGUNTO:PELA LEI AMBIENTAL ESSE (MAU) PROCEDIMENTO É PERMITIDO? E POR QUE AS PESSOAS PRECISAM IR ATÉ LÁ PARA DEIXAR O SEU LIXO DOMÉSTICO? NÃO EXISTE COLETA REGULAR EM SUAS RESIDÊNCIAS? O LOCAL CITADO FOI RECUPERADO E TAVA FICANDO BONITO MAS JÁ ESTÃO ENFEIANDO DE NOVO.
RED
Postar um comentário