segunda-feira, 29 de junho de 2015

Combate

Presidente Venceslau
COMBATE A DENGUE CONTINUA
Assessoria

Na última semana, Rodolfo Seddig, Secretário da Seaama, foi conferir a evolução das mudas de Crotalária que foram plantadas na rede municipal de ensino, o que demonstra a preocupação da administração em dar continuidade ao combate a dengue.

Como noticiado anteriormente a Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau através da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou, nas escolas públicas do município, com a participação dos alunos o plantio da Crotalária Spectabilis. Trata-se de uma espécie de leguminosa que, devido ao seu rápido crescimento, tem sido muito utilizada para forração e adubação verde, graças ao seu grande poder de fixação biológica de nitrogênio no solo.

Além disso, em recente descoberta, uma outra propriedade da Crotalária tem despertado o interesse das autoridades do país. Estudos levam a crer na eficiência da planta no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A Crotalária serve de alimento para a libélula, um inseto que se alimenta do mosquito transmissor da dengue.

Com o plantio em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive em margens de rios, a planta atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes, os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, bem como as do mosquito da dengue. Outro benefício do plantio é que as Crotalárias são pouco exigentes, só precisam de um espaço com luz solar e regas regulares.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante, a 2 anos atrás teve um vereador que teve essa preocupação, inclusive entregava as sementes dessa plantas em casa, para quem quisesse, mas enfim, é uma ótima medida, na cidade de Sorriso-MT foram plantadas ao lado das arvores em frente das casas e nos locais com canteiros centrais, lembro de ter lido que os índices da dengue anos atrás, abaixou verticalmente por lá.

Anônimo disse...

Acabou nessa sexta a campanha de vacinação da gripe H1N1, sabe-se que a procura não foi 100%, como não se tem notícia e se tem tem é guardado a 7 chaves, bem que você Toninho, poderia fazer uma verificação se quem interessar possa ir no Centro de Saúde tomar a vacina.