terça-feira, 26 de maio de 2015

Um exemplo de amor é fé

Maria Gomes de Freitas: um exemplo de amor é fé
Por Arlinda Garcia de Oliveira Marques*

Maria Gomes de Freitas nasceu no dia 27 de abril de 1929, em Presidente Venceslau. É filha de Ayres dos Santos Gomes e de Adelaide de Jesus. Casou-se com Serafim de Freitas Filho no dia 9 de julho de 1949.

Dessa união nasceram os filhos Maurício de Freitas, Marisa de Freitas e Isis Regina de Freitas Scarcelli.

Maurício de Freitas, diretor penitenciário aposentado, casado com Claudete de Lábio de Freitas. Tiveram dois filhos, netos de Maria Gomes de Freitas: Luciana de Lábio de Freitas, advogada, e Maurício de Lábio de Freitas, administrador de empresa.

Marisa Freitas, funcionária pública aposentada, fora casada com Orisvaldo Felício com quem teve duas filhas; netas de Maria Gomes de Freitas: Fabiana de Freitas Felício, casada com Murilo Bezerra de Arruda, é professora municipal em Caiuá, por sua vez, também tem um filho chamado Luan Felício Mendes, bisneto de Maria Gomes de Freitas, estudante. A outra filha de Marisa é Laísa Adélia de Freitas Felício Feitosa, casada com Bruno Lucanchuc Paulino Feitosa, professora na prefeitura municipal de Presidente Venceslau.

Ísis Regina de Freitas Scarcelli, diretora de escola, aposentada, é casada com Antônio Paulo Scarcelli, com quem teve três filhas, netos de Maria Gomes de Freitas: Heloísa de Freitas Scarcelli Baruta, casada com Lucas Henrique Baruta, tendo como filho único Heitor Scarcelli Baruta, bisneto de Maria Gomes de Freitas, é professora do Ensino Fundamental e Médio da disciplina de Geografia, trabalhando nas escolas particulares, Escoteco e Colégio São Paulo; Mariana de Freitas Scarcelli, solteira, esteticista e cosmeceutica e, Clara de Freitas Scarcelli, estudante.

Seus progenitores, Ayres e Adelaide, são de família pioneira em Presidente Venceslau. Instalaram aqui a oficina de ferraria e carpintaria “Esperança”, localizada onde atualmente se encontra a loja Magazine Luiza.

Após seu casamento, Maria foi residir em Martinópolis, cidade na qual seu esposo era projetista construtor, maçom e membro do Rotary Clube.

Em 2 de março de 1968, seu esposo faleceu. Foi um momento muito difícil em sua vida e ela decidiu voltar para Presidente Venceslau para seguir cumprindo sua missão de mãe e ficar mais perto de seu irmão José de Aquino Gomes.

Dedicando-se também à comunidade venceslauense, iniciou em 1980 um valoroso trabalho como agente pastoral da saúde, sendo uma das fundadoras do Núcleo Pastoral da Saúde da Igreja Santo Antônio de Lisboa. Em 1972, passou a ser ministra da Eucaristia.

Maria Gomes de Freitas estudou na Escola Álvaro Coelho.

No dia 8 de maio de 1997, pelo Rotary Clube de Presidente Venceslau e Casa da Amizade, na presidência do casal rotariano Eronício Gomes Vasconcelos e Carmem Cavalheiro Vasconcelos, recebeu a justa e merecida homenagem como “Mãe símbolo do ano”.

Maria Gomes de Freitas foi uma heroína! Viúva, com três filhos para criar, não tinha emprego, mas lutou, lutou muito, trabalhou incansavelmente, aumentou a fé em seu coração, confiou em Deus, no amor de Jesus Cristo, na luz do Espírito Santo, em Nossa Senhora, também como mãe e, com toda fé, coragem e muito amor, criou e concedeu esmerada educação aos seus três filhos: os três receberam ensinamentos e orientações para todas suas vidas; orientações religiosas, dignidade, honradez, honestidade, responsabilidade, respeito e amor aos semelhantes.

Maria Gomes de Freitas seguiu viagem no dia 25 de fevereiro de 2015, para, em meio às estrelas, receber o prêmio do exemplo que aqui deixou para todas as mães: Um exemplo de amor e fé!
Recebeu a ‘Coroa da Vida Eterna’!

*Arlinda Garcia de Oliveira Marques, escritora e ocupa a cadeira n° 68 da Academia Piracicabana de Letras e a cadeira n° 14 da Academia Venceslauense de Letras.
___________________________________________________

Boscoli Bosch Car Service

Nenhum comentário: