sábado, 25 de abril de 2015

Caso Positivo

Santo Anastácio
CRIANÇA É DIAGNOSTICADA COM LEISHMANIOSE
iFronteira

A Prefeitura de Santo Anastácio confirmou o primeiro caso de leishmaniose visceral em humanos no município. De acordo com informações passadas pelo Executivo nesta sexta-feira (24), a doença foi diagnosticada no fim de março em uma criança, que não teve o sexo e a idade revelados.

Outra informação que não foi passada é o bairro onde reside a criança. Ainda segundo a Prefeitura, após a confirmação da doença, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), de Presidente Prudente, esteve na última quarta-feira (22) em Santo Anastácio para treinar as equipes do município.

O Executivo salientou que a criança foi internada para tratamento, mas não soube informar a data de internação nem o estado de saúde do paciente.

Bloqueio

De acordo com o médico veterinário da Vigilância em Saúde, Paulo Ricardo Doria de Souza, a leishmaniose pode ser curada em humanos, mas não em animais. “Pedimos a compreensão de todos para que mantenham seus quintais extremamente limpos. Não acumulem material orgânico em decomposição, como folhas, façam a poda das árvores, retirem entulhos e não criem galinhas nas residências, pois o mosquito palha se alimenta das fezes de aves”, frisou.

Os agentes de saúde e controle de vetores percorrerão, inicialmente, os 25 quarteirões próximos à residência da criança infectada. A Prefeitura destacou que, “em breve”, as equipes passarão de casa em casa.

“Na primeira visita, se o quintal estiver sujo, o morador não será multado. Após 15 dias, o agente retorna e notifica formalmente o morador, e dá mais 15 dias para ele realizar a limpeza. A partir deste prazo, se o agente retornar e o morador não executar a limpeza, ele será multado. Depois, após os 15 dias, os agentes retornarão ao local, podendo aplicar novamente outra multa, caso o morador não colabore. A multa é aplicada de acordo com o poder aquisitivo, com base na renda familiar”, ressaltou o médico veterinário.

A Prefeitura salientou que os moradores desses quarteirões também terão de “entender que será necessário realizar uma pulverização nas paredes em todas as residências, por dentro e por fora, e todos terão de ficar fora do imóvel por duas horas, mas serão avisados um dia anterior”.

Por ser o primeiro caso no município, os equipamentos necessários para a nebulização serão adquiridos, também conforme o Executivo.
____________________________________________________

Lê Castanho

Nenhum comentário: