sábado, 14 de março de 2015

Educação

Oeste Paulista
PROBLEMAS COM O FIES
G1/Prudente

Nos últimos dias, os problemas para conseguir acesso pela primeira vez ou renovar os contratos do Financiamento Estudantil (Fies) tem tirado o sono de muitos estudantes. Na região de Presidente Prudente alguns alunos temem ter que parar o curso superior.

A estudante Amanda Antunes vem tentando atualizar seus dados pessoais no cadastro do Fies, mas assim como muitos alunos, não consegue. No primeiro ano da faculdade, ela está preocupada com o futuro, já que sem o financiamento do governo, a jovem não tem condições de pagar os R$ 815 da mensalidade. Com isso, tem medo de ter que largar os estudos.

“A mensalidade é cara e ela tende a aumentar em cada semestre”, dia Antunes. Se não conseguir fazer a renovação “vai ficar complicado, pois no momento não tenho condições de pagar a mensalidade, assim com a maioria dos estudantes que tem o financiamento”.

O aditamento é a renovação do cadastro feito pelos estudantes. Esse processo precisa ser realizado, obrigatoriamente pela internet. Porém, o que deveria facilitar a vida dos universitários está causando preocupações.

Estudante do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda, Amado Felipe Neto também está apreensivo. Há mais de um mês ele tenta acessar a página do Fies que dá acesso à renovação do financiamento, mas até agora todas as tentativas foram em vão.

“Já tentei por vários dias em horários diferentes, mas, mesmo assim, o site está fora do ar”, afirma Felipe Neto. “Não consigo abrir o contrato”.
Além da renovação semestral, muitos universitários que entraram este ano na faculdade, também não conseguiram realizar o procedimento cadastral.
Em uma universidade de Presidente Prudente, apenas 2% dos novos alunos conseguiram realizar o envio dos dados pela primeira vez. Em 2014, do total de estudantes, 35% tinham o Fies. Em outra instituição de ensino prudentina, apenas 6% dos alunos tiveram sucesso no aditamento. Enquanto que no ano passado, eram 27% dos alunos estudando por meio do financiamento.

Diante do impasse, muitos estudantes não sabem mais o que fazer. “Meu medo é ter que trancar o curso, porque para fazer o Fies já é um processo demorado, inclusive com as novas regras, e tenho medo de perder o benefício e não conseguir cursar a universidade”, pontua Antunes. “Com isso minha preocupação é que eu perca a vaga na universidade com o sistema fora do ar”, destaca Felipe Neto.

Por meio de nota, o MEC informou que os contratos já firmados estão assegurados e não há mudanças de regras para estes estudantes. De acordo com o Ministério da Educação e Cultura, eles estão trabalhando continuamente para garantir estabilidade ao sistema informatizado do Fies e resolver assim, os problemas enfrentados pelos estudantes.

Novos contratos podem ser solicitados até o dia 30 de abril. Para os aditamentos, o prazo é o mesmo.
_____________________________________________________

Desfran Construcenter

Nenhum comentário: