sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Saúde

 DICAS DE SAÚDE 
Com a Dra. Gleice Vega Coser Okada, especialista em doenças de pele, unha e cabelo

GESTAÇÃO E PELE
Gestação é um período que requer cuidados especiais, e isso se aplica também à pele. Manchas Mudanças hormonais predispõem ao aparecimento de manchas escurecidas. Algumas aparecem praticamente em toda gestante, como o escurecimento dos mamilos e da linea nigra, a linha vertical no meio da barriga. Menos frequentemente escurecem axilas, sardas e algumas pintas. Tudo isso regride espontaneamente após o parto. Além dessas manchas, que pouco incomodam, algumas gestantes também correm risco de desenvolver melasma, manchas escurecidas na face. O melasma afeta a pele acima do lábio superior, bochechas, nariz e testa. Não só os hormônios femininos, mas o sol também estimula o aparecimento de melasma. Como não dá para saber quem tem essa tendência e como na gravidez essa tendência aumenta, toda grávida deve proteger-se do sol. O ideal é aplicar diariamente, mesmo em dias pouco ensolarados, filtro solar de amplo espectro, que proteja contra UVA e UVB, e com FPS no mínimo 30. O filtro deve ser aplicado pela manhã e reaplicado na hora do almoço. Na praia ou piscina use chapéu de abas largas, e prefira sombra nos horários de pico do sol. Reaplique o filtro solar a cada 2 horas. Em algumas mulheres o melasma some espontaneamente após o parto, mas em outras isso não acontece. Por isso, se sua pele manchou, procure um dermatologista imediatamente. Existem tratamentos que podem ser iniciados durante a gestação. Depois do parto, indicam-se despigmentantes mais potentes e, de acordo com a necessidade, realizamos peelings químicos em consultório.

Estrias
Use hidratante nas áreas mais propensas a estrias: abdome, glúteos, coxas, seios. Intensifique o cuidado conforme seu corpo for ganhando volume. Se as estrias apareceram e você se incomodou, procure um dermatologista o quanto antes. Estrias recentes respondem melhor ao tratamento do que antigas.

Acne
Há mulheres que melhoram sua acne durante a gestação; outras pioram. Se necessário, existem cremes anti-oleosidade e anti-acne apropriados para uso na gestação.

Vasinhos
É comum surgirem vasinhos na face e no colo. Eles costumam sumir espontaneamente após o parto. Se isso não ocorrer, são removidos com laser.

Cabelos
Os cabelos podem ganhar volume durante a gravidez, já que os hormônios femininos aumentam a fase de crescimento dos fios. Mas é possível haver queda repentina dos fios poucos meses após o parto. Por pior que seja, a queda pós parto melhora em alguns meses. É importante haver acompanhamento dermatológico nessa situação. Se quiser acelerar a recuperação, vale tomar suplementos vitamínicos e usar loções que estimulam o crescimento dos fios. 

Este texto não habilita qualquer pessoa ao diagnóstico correto da doença de pele. Procure um médico. Para marcar consulta com a Dra Gleice Coser Okada CRM-SP 134.516, ligue para (18) 3271-7544.

Nenhum comentário: