terça-feira, 29 de julho de 2014

Saúde

 DICAS DE SAÚDE 
Com a Dra. Gleice Vega Coser Okada, especialista em doenças de pele, unha e cabelo

BOTOX

Toxina Botulínica 
É uma proteína produzida a partir do Clostridium botulinum que é injetada em pequena quantidade, paralisando ou diminuindo o movimento do músculo envolvido na formação da ruga. Além de tratar eficientemente as rugas de expressão também pode ser usado no tratamento da hiperhidrose, com a injeção da toxina nos locais onde há concentração de glândulas sudoríparas. As marcas de expressão aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas. São provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. Algumas pessoas usam muito mais e outras pessoas menos. O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Esses sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares. Com o passar do tempo, e com a instalação do processo de envelhecimento, a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto. A Toxina Botulínica (BOTOX ® ) que é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, tem uma potente ação, mas usado em pequenas doses, não faz nenhum mal, e pode melhorar os aspectos de envelhecimento facial. O BOTOX ® é usado para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha” podem ser beneficiados com o método. Outras áreas também podem ser tratadas. O Lifting com BOTOX ®, é uma técnica que eleva o canto das sobrancelhas e abre a os olhos, com um efeito muito interessante. A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária (obviamente, de músculos desnecessários), com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas. O BOTOX ® realizado com eficiência, trás um grande resultado. Estes resultados são os responsáveis pela explosão em seu uso. O paciente e o seu círculo de relacionamento familiar e de amizade percebem a melhora, mas esta melhora deve ser natural, e é desejável que não se perceba com facilidade que o BOTOX ® foi aplicado. As pessoas dizem que o paciente está bem, com aspecto descansado e com melhor aparência, O exagero do uso do BOTOX ® apresenta resultados pouco naturais, que não devem ser o objetivo do tratamento.

Dúvidas Frequentes

Quais rugas melhoram com Botox®?
Os pés de galinha, as rugas do franzir da testa e entre as sobrancelhas são as mais tratadas. Mas rugas do pescoço e colo também melhoram com a aplicação.

Quanto dura o efeito?
Em média de 3 a 6 meses.

A aplicação é demorada?
Não. A aplicação leva de 10 a 20 minutos. Você pode voltar imediatamente às atividades habituais, não havendo necessidade de repouso.

A aplicação é dolorida?
Sim, mas a dor é tolerável. Cremes anestésicos ajudam a diminuir a dor, se necessário.

Existe um número máximo de reaplicações da toxina?
Não. O tratamento é usado em larga escala há 15 anos, sem qualquer complicação para os que se submeteram ao tratamento repetidamente.

Meu rosto vai ficar congelado?
Não. A toxina relaxa e não paralisa o músculo tratado. Se a dose não for exagerada, o resultado é natural: nada de ficar com aparência congelada.

Existem contra-indicações?
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não podem se submeter ao tratamento. O mesmo vale para algumas doenças neurológicas e para pessoas em uso de alguns medicamentos. Isso deve ser discutido na consulta preliminar.

Procure um médico. Para marcar consulta com a Dra Gleice Coser Okada CRM-SP 134.516, ligue para 18 32717544.

Nenhum comentário: