sábado, 12 de julho de 2014

Atividade física


Quer viver mais? Então, trate de ter mais massa muscular!


Não é segredo para ninguém que a atividade física praticada de quatro a cinco vezes por semana ajuda a prolongar a vida. Ou seja, tenha músculos fortes se quiser ter uma vida longa. Porém, quando procuramos associar algum suplemento para ajudar nesse fortalecimento, o que mais se comenta é que a creatina ajuda a criar músculos. O meu conselho é que você tome muito cuidado com esses produtos em pó para fisiculturistas, pois muitos deles não contêm exatamente o que está na rotulagem. Basta observar o que aconteceu recentemente no Brasil; algumas marcas continham menos proteína e mais carboidrato do que se propunham. Com isso você pode na verdade estar ganhando tecido gorduroso e não músculos. Neste caso eu sugiro que você dê uma chance á creatina, um ácido orgânico necessário para a manutenção da saúde e energia dos músculos. Você não deve ter receio de suplementá-la, porém volto a dizer para que tenha cuidado com essas fórmulas de fisiculturistas que muitas vezes têm altíssima concentração de creatina. Essas altas taxas podem causar desidratação, sobrecarga renal e alteração de sensibilidade à insulina. Caso você esteja comendo carne de alta qualidade de forma regular, certamente você estará ingerindo o necessário em termos de creatina. Além disso, você estará suprindo o que é mais necessário para os músculos, o ômega 3. Um estudo recente mostrou que o ômega 3 aumenta a geração de síntese muscular em adultos, porém isso só é possível se a carne que consome é de animais criados à pasto. Está bem documentado que no caso do gado criado confinado há aumento significativo de ômega 6, uma molécula pró-inflamatória, e pouco de ômega 3, que tem efeito antiinflamatório. Há outros estudos que mostram que esses ácidos graxos na alimentação moderna chegam a apresentar uma relação de 50 de ômega 6 para um de ômega 3, quando não deveria passar de três para um. Nossa alimentação é muito desbalanceada por excesso de consumo de grãos e produtos deles derivados. Os cereais estão presentes em pães, bolachas, bolos, doces, bem como em carnes, ovos e laticínios, por força dos animais se alimentarem com rações à base de grãos repletos de ômega 6. Herdamos esse excesso por meio dos alimentos e ficamos em flagrante desequilíbrio com o ômega 3, que aparece em índices pífios em nossa dieta. Somando-se a isso o uso de óleo de milho, soja e margarina no preparo das refeições, vemos que o quadro só se agrava, favorecendo o aparecimento de uma série de doenças. Portanto, esqueça essa conversa de que carne vermelha é ruim para você. Se essa carne for de gado criado em pasto, é exatamente o que o seu coração, cérebro e músculos precisam!

Dr. Wilson Rondó, é Cirurgião Vascular, tendo trabalhado como residente na Clinique Du Mail La Rochelle, na França. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de livros com temas relacionados a nutrição, medicina preventiva e esportiva.

Um comentário:

Anônimo disse...

Toninho, tenho acompanhado os artigos do Dr Wilson Rondó, e tenho achado muito interessantes, porém, quando vou mostra-los (os mais antigos) a algum amigo tenho uma enorme dificuldade em localizados em seu blog, e acabo desistindo. Não seria possivel vc criar um link juntando todos num mesmo local, para que possamos acessa-los com facilidade?