quarta-feira, 26 de março de 2014

SUS

RECLAMAÇÕES SOBRE O SUS
Ifronteira
Projeto que recebe denúncias da população sobre o atendimento na rede pública de saúde recebeu mais de 900 denúncias em 13 dias de lançamento. A demora para ser atendido, com 58% das reclamações, foi o item mais citado pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida veio a falta de leitos, com 26% das reclamações. Chamado 'Caixa-Preta', o projeto da Associação Médica Brasileira (AMB) quer que o próprio usuário do SUS denuncie quando o sistema não funcionar como previsto em lei. “Nós pedimos que a população envie vídeos e fotos para que possamos fortalecer a denúncia. Faremos balanços mensais para ver se o gestor público está resolvendo o problema ou se a situação está se agravando. Caso necessário, acionaremos o Ministério Público”, disse o presidente da AMB, Florentino Cardoso. Os estados que tiveram mais denúncias foram São Paulo (172) e Bahia (83). Alagoas e Acre, com uma denúncia cada, foram os que menos participaram da Caixa-Preta. “A população denunciou demora e falta de atendimento, que não consegue marcar consulta. Basicamente o que todo nós já sabíamo, mas agora é denunciado pelo próprio usuário”, disse Cardoso. As denúncias podem ser feitas no site.

2 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA TONINHO, POR FALAR EM SUS, ALGUM TEMPO LEVEI MEU PAI PARA SER ATENDIDO NA SANTA CASA E CHEGANDO LA EU FIQUEI COM ELE ESPERANDO DAS 13:30 ATÉ 18:40 MAIS OU MENOS, FOI QUANDO O MÉDICO ATENDEU E DISSE VC TEM QUE PROCURAR UM MÉDICO PARA SEU PAI E FAZER UNS EXAME, POIS É ANTERIORMENTE TINHA IDO LA E A MÉDICA FALOU QUE ELE ESTAVA COM LABIRINTITE E NEM PEDIU UMA TOMOGRAFIA PARA ELE PARA TER CERTEZA, E AI FUI NO POSTO DE SAUDE E LA ME INFORMARÃO QUE SÓ TERIA VAGA PARA O DIA 29/04 BOM ENFIM TIVEMOS Q PROCURAR UM MÉDICO PARTICULAR E TIVEMOS O TRISTE DIAGNOSTICO QUE ELE ESTAVA COM VARIOS TUMORES NA CABEÇA, VC ACHA QUE SE EU ESPERASSE PARA ABRIL COM ESSE PROBLEMA, SEM FAZER NENHUM TRATAMENTO OU TOMAR REMÉDIO COMO ELE ESTARIA.
BOM TONINHO ISSO É SÓ UM DESABAFO JA QUE ESTAMOS FALANDO EM SUS.

Anônimo disse...

Dinheiro tem e os recursos são enormes mas infelizmente a aplicação dos recursos é mal feita e ai gera essa situação. Gasta-se com reformas que nunca acabam e o atendimento médico de urgência inclusive com imagens fica para um quinto plano.
Sem diagnóstico correto não há cura e ai tudo passa a ser labirintite, virose, "chutose" e tudo mais.
Os recursos da saúde estão terceirizados para corporações médicas e isso virou um grande negócio, onde a saúde e o bem estar do paciente se resume a FATURAMENTO,