segunda-feira, 6 de maio de 2013

Região de Presidente Prudente

 Região 
2º MAIOR ÍNDICE DE ENVELHECIMENTO DE SP
iFronteira
Com um percentual de 78,43%, a Região Administrativa (RA) de Presidente Prudente possui o segundo maior índice de envelhecimento do Estado de São Paulo, segundo levantamento com base nas informações da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), referente a 2012. O percentual só fica atrás do índice de 85,99% obtido pela região de São José do Rio Preto, que aparece em primeiro lugar. Além disso, o Oeste Paulista está bem acima da média estadual, que corresponde a 58,88%. O levantamento leva em consideração as 15 RAs do Estado. Segundo a Seade, o índice de envelhecimento é a proporção de pessoas acima de 60 anos por 100 indivíduos de 0 a 14 anos de idade. No município de Presidente Prudente, em específico, o índice de envelhecimento é de 75,24%. O mais baixo índice de envelhecimento no Estado está na região de Registro, com 52,78%. Na Região Metropolitana de São Paulo, o percentual fica em 53,20%. Em termos quantitativos, na região de Presidente Prudente, vivem atualmente mais de 125 mil pessoas acima de 60 anos de idade. Isso equivale a 14,95% do total de 839.464 habitantes, segundo números de 2012 apurados pela Seade. Na opinião da presidente do Conselho Municipal do Idoso de Prudente, Maria Madalena Ortega de Araújo, o alto índice de envelhecimento registrado na região é reflexo da melhoria na qualidade de vida da população. “A medicina e as especialidades de geriatria e gerontologia evoluíram muito nos últimos tempos, com novas técnicas de tratamento e prevenção de doenças”, afirma Maria Madalena. “As pessoas vivem mais e o idoso hoje tem maior espaço na sociedade”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não concordo com essa Sra. Maria Madalena, presidente do Conselho do Idoso, então quer dizer que nas outras regiões também não houve melhoria na qualidade de vida e na medicina geriátrica? O que ocorre em nossa região, no meu modo de ver, é um grande êxodo de jovens que buscam outras regiões mais desenvolvidas para poderem estudar, trabalhar e ter uma melhor perspectiva de vida. Daí a explicação para o grande percentual de idosos em nossa população.

Anônimo disse...

QUEM E NOVO E TEM CORAGEM CAI FORA ESTAMOS NA REGIÃO MAIS POBRE DO ESTADO E ONDE SÓ TEM CADEIA E BANDIDO, TANTO QUE VEMOS OS ASSALTOS E ROUBOS TRIPLICANDO A CADA DIA...