Cidade
PV RECOLHE ANIMAIS DE FORMA “EXCEPCIONAL”
O Imparcial
Devido à alta demanda de cães contaminados pela leishmaniose em Presidente Venceslau, a Prefeitura presta os serviços de recolhimento dos animais doentes de maneira “excepcional”, como informa a administração municipal. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Executivo, tal atendimento não foi paralisado, no entanto, é feito somente após a realização de novos exames que comprovem a doença nos bichos. Acrescenta que os serviços são mantidos, apesar de o contrato licitatório com a empresa responsável pela ação ter se encerrado no fim do ano passado, e da câmara fria, localizada no Canil Municipal, estar com sua capacidade de armazenamento completa. A leishmaniose é uma doença transmitida por protozoários do gênero Leishmania, e é transmitida ao homem por meio da picada do inseto vetor conhecido como "mosquito-palha”. Em locais urbanos, os cães são considerados os principais reservatórios da doença. Em Presidente Venceslau, de acordo com informações da assessoria, em 2012, cerca de 800 cães foram diagnosticados e eutanasiados por estarem infectados. No mesmo período, foi constatada a infecção de 15 pessoas no município.
15 comentários:
RIDICULO ESSA REPORTAGEM, ESSA DOENÇA TEM CURA, PQP, O POVINHO, JA FOI DERRUBADO A DETERMINAÇÃO
MINHA NOSSA!!!
Venceslau, como sempre, enganando a população...
ONDE,EM QUAL PLANETA, SE RECOLHE ANIMAL DE FORMA 'EXCEPCIONAL''???
Dizem que o tal ''freezer'' está cheio de animais que foram mortos, as baias estão cheios de cachorros que vão ser mortos. Beleza... Se não existe nenhuma empresa que recolha esses animais, que tanto animal se recolhe todo dia?
Onde estes animais são colocados?
Ou existe alguma câmara fria naquele ''canil''? Porque aquilo está longe de ser um canil decente.
Se buscam os animais doentes para matar e colocam nesse canil durante alguns dias, NINGUÉM PAROU PRA PENSAR, QUE ELES ESTÃO TRANSMITINDO A DOENÇA PRA OUTROS MOSQUITOS POR LÁ?
O TEMPO QUE A CIDADE MATA, POR QUE NÃO INVESTE NA PREVENÇÃO DA DOENÇA?
CADÊ A DROGA DE MANEJO AMBIENTAL?
CADÊ O TAL DO CAMINHÃO DA PREFEITURA QUE RECOLHIA AS PODAS DE ÁRVORES E OUTRAS COISAS DAS CALÇADAS?????
SE INFORME, SENHOR PREFEITO! SIGA O EXEMPLO DE OUTRAS CIDADES, QUE FAZEM DE TUDO PARA NÃO MATAR SEUS ANIMAIS, CIDADES QUE DÃO A CHANCE DO MORADOR DE FAZER UMA CONTRAPROVA.
O BRASIL AGORA TRATA A DOENÇA, APESAR QUE ELA NUNCA FOI PROIBIDA DE SER TRATADA.
A REPORTAGEM NESTE BLOG MOSTRA QUE MAIS DE 800 ANIMAIS TIVERAM SUAS VIDAS TIRADAS, POR SIMPLESMENTE, ''ACHAREM'' ATRAVÉS DE UM EXAME FALHO SOROLÓGICO, QUE ELES ESTARIAM COM A DOENÇA, E AÍ, O QUE ACONTECEU???
A DOENÇA DA LEISHMANIOSE DIMINUIU EM SERES HUMANOS? PORQUE EU SÓ VI AUMENTAR O NÚMERO DE CASOS.
SE MATAR FOSSE BOM, REALMENTE FUNCIONASSE, NÃO TERÍAMOS TANTAS PESSOAS COM A DOENÇA INCUBADA.
Sem base científica, sem apoio legal, infringindo os mais sensíveis sentimentos de respeito ao cidadão e à vida, vergonhosamente o Brasil adota uma política pública criminosa de exterminar cães a titulo de controle da Leishmaniose Visceral Canina (LVC).
Essa barbárie é o apogeu da demonstração de que o problema do Brasil, como de toda sociedade, não está na falta da educação, mas na falta da ética.
E PRA FINALIZAR, PRA QUEM DEFENDE QUE ANIMAL BOM, É ANIMAL MORTO, ME MOSTRE ALGUM ARTIGO CIENTÍFICO, QUE PROVE POR A+B, QUE EUTANÁSIA EM CÃES RESOLVE O PROBLEMA DE LEISHMANIOSE.
QUEM TEM CÃO: PROCURE UM BOM VETERINÁRIO, COLOQUE A COLEIRA SCALIBUR, VACINE SEU ANIMAL CONTRA A LEISHMANIOSE.
BRASIL: PAÍS ATRASADO!
E OUTRA, EU SOU MORADOR DA CIDADE, E QUERO SABER, QUAL EMPRESA RECOLHE ESSES ANIMAIS. SOU CONTRIBUINTE E TENHO O DIREITO DE SABER, JÁ QUE QUEM PAGA ESSA EMPRESA SOU EU E MAIS MUNICÍPES TAMBÉM.
Reportagem estranha, ontem disseram na tv que não estavam recolhendo, depois falaram que os cachorros do morador que reclamou haviam sido recolhidos. Se não existe a "tal" parceria com o incinerador de prudente e a "camara fria" estava cheia, onde foram parar os cachorros eutanásiados de ontem? qUAL É A EMPRESA QUE TEM SIDO RSPONSAVEL PELA COLETA, QUANDO E ONDE É FEITA. Que mistério..
tenho algumas dúvidas que gostaria que fossem esclarecidas,pois sou moradora e contribuinte
- Aquele cômodo na Faive com algumas gaiolas é o "tal Canil? Quem fiscalizou o projeto para dizer que está dentro dos padrões estabelecidos?
_ algum veterinário já acompanhou estas eutanásias para saber se são feitas dentro dos padrões éticos, o qual zela pela total ausencia de sofrimento e estresse do animal, digo, veterinário idôneo sem vinculo com o sistema publico.
- O que tanto o caminhão do DAAMA faz na Faive e de lá se dirige para o aterro sanitário depois das 17h. Isto percebi quando fazia minhas caminhadas e resolvi seguir e adivinha?
O caminhão sai da Faive e se dirige ao aterro sanitario onde o funcionario joga sacos preto no aterro. Seria os corpos dos cachorros mortos?
-" A camara fria do canil seria um freezer domestico? CLARO QUE É..
Realmente existem coisas excepcionais acontecendo em Venceslau.
Gostaria de saber desde quando a prefeitura realiza contra-prova em animais.Pelo que eu saiba quem tem dinheiro paga particular, quem não tem se vê obrigado a entregar o animal.
Gostaria tambem de dizer para a população que em Adamantina tem sido feito um trabalho maravilhoso neste sentido, vale a pena as autoridades estarem aprendendo com quem está ganhando a batalha contra a leishi.Do jeito que está não resolve, são apenas um emaranhado de mentiras sem nenhum resultado positivo. Gostaria tambem que a prefeitura abrisse as portas deste "canil" e mostrasse soluções eficazes, e parasse de mentir para a população enquanto vidas correm perigo e vidas de animais estão sendo ceifadas por pura capricho governamental.
ACORDA, POVO QUE DORME,ABRAM OS OLHOS E NÃO SE DEIXEM ENGANAR..
Aos comentários feitos, estão de PARABÉNS, disse tudo...
800 animais mortos, MENTIRA!! Aqui em Venceslau já passou há muito tempo de 4.000 cães eutanasiados, e o pior, sabe-se Deus como! Espero que o Sr. Duran não continue os mesmos erros que o Sr.Ernane
QUE TAL NOS UNIRMOS E FORMARMOS UMA COMISSÃO -DECÊNCIA VENCESLAU...POR UMA CIDADE MELHOR...TO REVOLTADO....ME PROCUREM
SOCORRO...ESTATMOS VIVENDO UM CAOS EM VENCESLAU...VAMOS NOS UNIR. POVO UNIDO POVO FORTE..ME PROCURE FORMEMOS U
A COMISSÃO PELA MORALIDADE E TRANSPARENCIA....ME PROCURE.
é se aquilo la for canil, o dos meus cachorros é um resort 5 estrelas... e digo, mais o pessoal que coleta o sangue, não são veterinários. são apenas agentes, coletam sangue e mal sabem manipular.. exame não é confiável. pois aquela etiqueta caiu, na minha frente.. e 800 é pouco perto dos números não oficiais.. se não tem condições para manter um canil, imagina como estão fazendo isso.. ou seja, sem anestesia. cabe ministério publico investigar e se for comprovado responsabilizar a medica responsável no crmv...
Estranhos, eles só recolhem os animais, nas residencias, e os que vagam pela ruas da cidades, eles alegam não tem dono mesmo, para que fazer exame, ou recolher estes animais.
Já estava mais do que na hora, da população revoltada se unir e mudar esse panorama.
Ridiculo isso...primeiro se o dono tiver considições de tratar acho que a prefeitura tinha aceitar..claro que aqui em venceslau os veterinarios envia a faca..e nao tão caro assim..conheço cães extremamente saudaveis que fazem esse tratamento.sei que a doença não tem cura é como a aids..mais diminui a porcentagem..e tbm tem que usar a coleira...ao inves da prefeitura só matarem os caes pq eles não distribui coleiras para previnir os ca~es que nao foram infectados?!daqui uns dias não ira mais existir cães nessa cidade..
detalhe esse exame nao é confiavel..pois se o cachorro estiver algum outro tipo de doença..e no exame der alguma alteração ja falam que é leishmaniose..vcs acham que esses 800 caes tinha mesmo leishmaniose??eu duvido..e mto..ate mesmo a doença do carrapato..da alteração no sangue do animal..e mto ja falam q ta com leishmaniose e no fim nem é..esse povo gosta das coisas mais pratica..que é matar os animais..e o ser humano vão matar tbm..pq que eu saiba tbm nao tem cura 100% nao..as pessoas que tem aids, vão matar tbm?nada a ver isso...o certo era distribuir mesmo as coleiras....coloca a mao no bolso prefeito...
Até onde eu sei, a Justiça Federal autorizou o tratamento de cães infectados. Não é necessário sacrificar cachorros. O governo precisa ter boa vontade para resolver essa situação. Já a população precisa se proteger do mosquito palha usando repelente na pele. A Organização Mundial da Saúde recomenda o uso de Icaridina; são 10 horas de proteção quando usado corretamente.
ao anônimo das,19,25 de 06/02/13,eu posso dizer que é verdade quanto a contra prova.O resultado do texte, que eles fizeram deu positivo. e ficaram ligando para encherem.eles queriam levar o animal. fizemos a contra prova ,em 20 dias o resultado deuuuuuuuuuu negativo.e que tem feito de concreto o poder público,para prevenir.tem muito bicho morrendo.inocente.
A gestão atual precisa urgente ACORDAR pra vida, já que as gestões passadas não fizeram isso.
Não faz o menor sentido matar o animal com suspeita de leishmaniose, e mesmo se ele estiver e o dono tratar, ele terá uma vida normal. Claro, como todo tramento médico, envolve riscos, isso é normal.
Sobre os animais que vagam nas ruas: sabemos muito bem, que tem donos folgados que largam seus animais na rua e trancam os portões. Todo animal que está na rua, um dia, já teve dono, e por causa da falta de informação sobre a doença, muitos donos abandonam seus animais na rua, aumentando o índice populacional de animais.
O que a prefeitura poderia fazer: ter um canil DECENTE, eu disse DECENTE, um canil que pudesse abrigar esses animais, a cidade poderia ter um MÉDICO VETERINÁRIO DE VERDADE, eu disse DE VERDADE, pois não é o que vemos por aí...
Os agentes de saúde que passam de casa em casa coletando sangue, poderiam ser mais capacitados nesse aspecto. São bons profissionais, mas não sabem dar informações precisas.
Os animais poderiam ser recolhidos de forma digna, castrados, vermifugados, colocados para adoção através de um termo de posse responsável.
Já que se mataram mais de ''800'' animais e sabemos muito bem, que não foi só isso, e a doença só aumentou, deveríamos matar aquelas pessoas que estão com leishmaniose, com dengue...
Enquanto elas estão doentes, elas tbm estão transmitindo a doença para os mosquitos de cada doença (palha ou aedes).
Por que a culpa sempre cai no cachorro?? PIMENTA NO OLHO DO OUTRO É REFRESCO, NÉ?
No do cachorro NÃO É!!!
Sabemos que se trata de saúde pública. Mas e aí, o que a população tem feito para cuidar de seus quintais? O que a prefeitura tem feito? Tem informado sobre a doença para a mídia? Tem colocado cartazes mentirosos alegando que o cachorro transmite a doença??
ATÉ QUANDO VAMOS VER MAIS ANIMAIS DOENTES MORRENDO À TOA?!
Postar um comentário