sábado, 12 de janeiro de 2013

Limpeza da cidade

Presidente Venceslau
TRABALHO LOUVÁVEL, MAS?
Quero colocar minha opinião sobre os muitos trabalhos de limpeza da cidade que estão sendo desenvolvidos em vários pontos. Até detentos estão envolvidos. Sinto porém que existe uma atitude de "arranque", tipo mutirão ou seja, "vamos fazer tudo de uma vez". É claro que o trabalho e o esforço desprendidos são louváveis, mas existe uma dúvida. Isto, desde que me conheço por gente aqui em Presidente Venceslau, sempre foi feito. As administrações optam por mutirões para limpar ali e aqui, mas não funciona. Limpeza da cidade vai um pouco além. Praças, pontos de de caminhada, trevos e outros locais com abundância de verde, devem ter funcionários próprios, que cuidem daquilo o tempo todo. No verão, em poucos dias,  estes locais estarão com mato de novo, pois as plantas sementeiam nesta época, principalmente o "gramão". Já passou do tempo de Presidente Venceslau ter jardineiros em seus jardins e postura profissional nos cuidados com as áreas verdes. Questões paliativas devem ser deixadas de lado, apesar de que o momento precisa de uma delas. Um planejamento para tudo isso precisa ser visto imediatamente e ser colocado em prática. Chega de plantar flores e árvores na cidade e as mesmas morrerem, porque não tem ninguém para aguá-las.

Nota. Digo isso, porque no final da semana passada ouvi de uma visitante ilustre, que Presidente Venceslau, é de longe, uma das cidades mais feias e mal cuidadas que ela já viu. Sua observação é doída, mas verdadeira e estes pontos de ajardinamento, cuidados com o verde e limpeza das ruas, são os que mais pesam quando alguém de fora solta um olhar crítico para a nossa comunidade.

30 comentários:

Anônimo disse...

concordo plenamente com a visitante ilustre...conheço dezenas de cidades ao redor e é oq venceslau se tornou hj em dia feia e mal cuidada pois antigamente era muito bem vista por todos...bom quem sabe agora vai...

Anônimo disse...

Muito interessante seu comentário...mas quando postei um dia desses sobre cuidado e urbanização/mobilidade urbana/transito,é também cuidar do público como se fosse privado,com estética e beleza que atraia pessoas prá cá,tudo que corresponda à necessidade da cidade,ok?Temos muito que aprender,vereadores,cumpram seu papel!

Anônimo disse...

É Toninho! Melhor ter deixado do jeito que estava! Espera para ver!!! Depois vc deixa a sua opinião!!!

Anônimo disse...

AI AI , QUANDO ESTAVA TUDO COBERTO DE MATO O S.R NÃO FALAVA NADDA, AGORA VEM QUERENDO CONFUSÃO SÚTILMENTE CRITICANDO hahhhhhhh.

Anônimo disse...

bom dia Toninho,vc não publicou meu comentário de ontem a noite,onde euescrevi exatamente sobre isso,mas o importante é que vc concordou com meu ponto de vista!

Anônimo disse...

É verdade, a começar pelo canteiro central de Av. Tiradentes, nunca foi cuidado, ao menos jogado água em tempo de seca. As vezes umas plantinhas com flores bem verdinha e com vida já dava outra impressão qdo chega alguém pela cidade.
Observei terça-feira qtas luzes estão queimada, a cidade toda tem luzes dos postes queimadas e não são poucas não. A caiuá me passou um telefone 0800 da prefeitura pra ligar e quem disse que eles atendem.
Quero deixar claro uma coisa apenas: não estou fazendo críticas e sim dando meu ponto de vista, crítica construtiva na tentativa de ajudar.

jorge disse...

toninho vc tem razao medidas paliativas nao funciona tem que ter pessol proprio para cuidar das areas verdes acredito que o novo gestor da pasta devera cuidar disso bom assim espero

Anônimo disse...

Toninho, não votei no Duran, mas quanto à pista de caminhada, NUNCA foi feita uma limpeza como agora, e olha que eu a utilizo há mais de 15 anos. Louvável essa parceria com a SAP, sentenciados autorizados pelo Juiz a trabalhar são uma ótima fonte de mão-de-obra, fazem com interesse pois visam a remissão de suas penas.

Anônimo disse...

12 dias de governo: se não é feito nada, crítica, se é feito algo, crítica.
pergunto, essa crítica não deveria ser feita mais adiante, se realmente for "um arranque"????

Rose disse...

Foi uma boa esta nota, pois estamos sem varredor de ruas a séculos não temos mais os varredores que faziam diáriamente as limpezas pela ruas hj só é visto nas praças,isso é vergonhoso pois é cobrados nos impostos e se queremos a limpesas nós moradres que temos que fazer.ESpero que essa nova administração contrate servidores o suficiente para manter a nossa querida Presidente Venceslau limpa.Sem contar com os terrenos baldios como estão de matos e sujeiras procriando o mosquito da Dengue,aqui na rua Visconde de Mauá, proximo a Sauna tem um terreno lotado de caramujos daqueles que transmite doença alguem da saude tem que tomar providencia,assim espero.

Anônimo disse...

O visitante ilustre não conhece o Brasil, se conhece é um comédia.

Anônimo disse...

E eu completo a observação dessa ilustre visitante: tem sido uma das mais mal-administradas também; quiçá o Sr. Jorge Duran consiga mudar completamente a atual mentalidade administrativa que assola PV de que bastam serviços improvisados e de péssima qualidade, a cidade "sempre merece mais"!! Espero não ter desperdiçado meu voto nessa atual administração!!!

Anônimo disse...

UÉ TONINHO TEM QUE COMEÇAR ASSIM MESMO E CONTINUAR, AO CONTRÁRIO DO ERNANE QUE NÃO FEZ NEM NO COMEÇO, NEM NO MEIO E MUITO MENOS NO FIM, ENTÃO FICA PIANINHO AÍ E PARA COM ESSA MANIA DE TODO VENCESLAUENSE DE FICAR COM O PÉ ATRAS. A CIDADE ESTAVA SIM PRECISANDO DE UM MULTIRÃO E PRECISANDO MAIS AINDA DE GENTE COMPETENTE COMO O DILSON LEITE, PORQUE PARECIA QUE A CIDADE NÃO TINHA SECRETARIO DE OBRAS E MUITO MENOS PREFEITO!

Anônimo disse...

CONCORDO COM VOCÊ TONINHO. SOU MORADOR DO IPANEMA E A AVENIDA DA CAIXA D'ÁGUA ESTÁ UMA COISA MUITO FEIA. SE HOUVER PESSOAS DESTINADAS AOS CUIDADOSDE CADA PONTO DA CIDADE ISTO NÃO ACONTECERIA. FICA A SUA SUGESTÃO, QUE É MUITO LEGAL.

Anônimo disse...

Parece que o povo nunca está satisfeito. Até limpando tem defeito.
Legal essa ideia, mas qual será o custo disso? será que as pessoas depois vão reclamar disso tbm?

Anônimo disse...

Muito prdutiva esta discussão, a limpeza e o cuidado com o paisagismo deveria ser o carro-chefe de uma administração.Como vendedor visito muitas cidades da região e posso dizer Venceslau poderia ser melhor neste aspecto.è facil comparar quando vou a Piquerobi sempre vejo um cidade sempre limpa e o paisagismo bem ciudado, ja em Caiua e Marabá, parece que estamos em uma cidade abandonada.Não acho que seja tão caro cuidar disto e a Secretaria da Agricultura poderia prozuzir mudas de flores para a decoração.

Anônimo disse...

...Tomara que venha logo a operação tapa buraco...experimenta dar uma volta aqui no Jd Ipanema...

Anônimo disse...

E o trevo da Cecap, ainda continua um lixão, si não é trevo que fechem o mesmo.

Anônimo disse...

Não isso é critica construtiva, tanto é vdd que um dos compromisso do prefeito em sua campanha é transformar venceslau numa cidade bonita, agradavel e gostosa de se viver, esse é o começo para deixar uma casa limpa e cheirosa não se começa varrendo a cidade primeiro tem que ser limpa, eu conheço o Duran e posso lhe afirmar que ele esta comprometido com Presidente Venceslau.

Anônimo disse...

´hoje eu estava na caravana do Duran e Osvaldo, notei que o Secretário da SEAMAA, não entende nada, vi que o mesmo esta la só para cumprir algum acordo de campanha, em momento algum vi o prefeito e o vice prefeito perguntar alguma coisa para ele, só quem era questionado era os técnicos em meio ambiente, fica dificil uma secretaria obter sucesso se seu secretario esta alheio aos problemas.

O Eldoradense disse...

Boa observação, Toninho. Não sei como isso poderia ser feito, se através de cursos de capacitação com funcionários da prefeitura, ou até mesmo com a contratação de alguma empresa terceirizada que prestasse tais serviços.
Nada contra as frentes de trabalho, mas uma equipe específica para realizar trabalhos de limpeza e jardinagem, de forma constante, melhoraria e muito, o aspecto paisagístico de nossa cidade. Repito: ótima observação

Ass: O Eldoradense

Anônimo disse...

BOA TARDE TONINHO DESDE JA CONCORDO PLENAMENTE COM ANONIMO DAS 1053 A PISTA DA CAMINHADA NUNNNCA FOI TAO LIMPA COMO AGORA EU TAMBEM CAMINHO LA JA FAZ 5 ANOS E DAVA ATE MEDO DE TANTO MATO INCLUSIVE ATE BRINQUEI COM UM DOS FUNCIONARIOS DA LIMPEZA DA GESTAO ANTERIOR JA QUE NINGUEM OHAVA PARA AQUELE LOCAL EU IRIA ME CANDIDATAR E SE GANHASSE LIMPARIA PORQUE TODOS CAMINHAM ALI ATE ELE MESMO E VENDO O LOCAL TODO SUJO E MAL CUIDADO NAO TOMAVA PROVIDENCIA ELE SIMPLESMENTE OLHOU PARA A MINHA CARA E RIU. PARABENS SR DURAN E NAO ESTOU PUXANDO SACO NAO EM POVO DE VENCESLAU EU SOU DAQUI MAS NAO VOTO AQUI E QUE O SR DURAM ESTA REALMENTE TENTANDO FAZER O QUE MUITOS DEVERIAM TER FEITO INCLUSIVE O SEU VICE QUEM SABE COM UM PROFESSOR DO LADO O SR VICE OSVALDO APRENDE A LICAO NAO PESSOAL MAS VAMOS AGUARDAR BJS DE

Anônimo disse...

esta visitante que de ilustre nada tem devia é olhar a cidade dela e deixar que a nossa nós cuidamos por isto temos prefeito e nós para ficar em cima cobrando , que ela vai ver os morros do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

SR DURAM OUTRA COISA QUE DEVE SER FEITO EM VENCESLAU E QUE TODOS OS GOVERNANTES NOSSO NUNCA SEQUER QUIS OUVIR NOSSOA PEDIDOS E ESPERO QUE SE O SR ESTIVER LENDO PELO AMOR DE DEUS NOS CONCEDA ESSE PEdIDO E UM TERRENO PARA TIRAR ESSES ANIMAIS DAS RUAS POR FAVOR EU ME CoMPROMETO LIMPAR O LOCAL DAR UM ABRIGO A ESSA CRIATURAS DE ANIMAIS QUE AS PESSOAS JOGAM OS COITADINHOS DEIXAM VAGANDO AS VEZES SEM AGUA E SEM COMIDA PENSA COM CARINHO SR DURAM POR FAVOR AJUDA ESSES ANIMAIS DESDE JA MUITO OBRIGADO DEIXA O PATIO PARA DEPOIS QUEM NAO QUISER SEU CARRO LA QUE ANDE EM DIAS COM SEUS DIREITOS E DEVERES POXA OH PESSOAL ACORDA VAI E SO PAGAR E VOCES NAO TERAO DOR DE CABECA NEN PREFEITO TEM CULPA DESSE PATIO

Anônimo disse...

toninho nunca vi nada igual,ligei no 0800 em menos de vinte e quatro horas a lampada do poste defronte a minha casa e do poste posterior estava subtituida,tem gente que não faz a coisa direito e fala o que não deve.

Anônimo disse...

um funcionario da prefeitura esteve aqui no meu bairro (Vila Luiza)terça feira,conversamos com ele,que estava fazendo um levantamento das nescessidade do bairro,recuperação de ruas e limpeza,no dia seguinte ja estava colocada a grade do bueiro da rua vicente terencio,que estavamos pedindo a mais de 2 anos acredito neste novo governo parabens.

M.FREITAS disse...

" Até detentos estão envolvidos."Não tenhp posição política, porém pesquise e verá, que a administração anterior também usou detentos na limpeza.

Anônimo disse...

SE O CARA NÃO FEZ RECLAMA SE O CARA FAZ RECLAMA TBM. E NA MAIORIA QUEM RECLAMA NÃO FAZ NADA.

Anônimo disse...

manda o visitante ilustre cuidar da cidade dele, seu puxa saco. se fosse um cidadao humilde vc nao publicava isso.

Cida disse...

Os comentários suscitados sao pertinentes, pois está na hora de nór repensarmos uma Venceslau melhor, mais organizada e mais bonita. Nós que amamos a cidade temos que deixar nosso egoísmo de lado, deixar de responsabilizar só o poder público e nos unirmos para tornar a cidade mais bela. Em várias partes da cidade as pessoas estão descartando lixos sem qualquer controle e sem os aproveitamentos devidos. Uma total falta de consciência e desrespeito para com o meio ambiente. Eu moro distante 15 km do aterro sanitário, em uma chácara, mas levo o meu lixo para ser descartado naquele local, além de fazer a coleta seletiva. Eu quero um mundo melhor para as minhas filhas e para os meus futuros netos. Cada um deve fazer a sua parte.