sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cinema grátis

Cultura
SESSÃO GRATUITA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO
Evento integra a ‘Mostra Internacional de Cinema de Animação’, realizada em 30 países e, simultaneamente, em 200 cidades brasileiras
Assessoria de Imprensa
Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria de Educação e Cultura (Semec), exibirá juntamente com outras 200 cidades do país, os curtas-metragens que integram o pacote principal do Dia Internacional da Animação, edição 2012. A população venceslauense poderá apreciar o trabalho de cineastas do Brasil e do mundo gratuitamente no próximo domingo, 28, às 19h, no Anfiteatro Municipal “Nelson Reis Oberlaender”. Promovido pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), em parceria com a prefeitura venceslauense, este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa modalidade de arte cinematográfica. Acontece ainda em outros 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio. A Mostra Nacional 2012 conta com 12 curtas-metragens selecionados, entre os quais, os filmes “O Grande Evento”, de Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear” de Amir Admoni, entre outros. Na Mostra Internacional participarão filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul. Haverá também a exibição de curtas feitos por paulistas, com destaques para “Primeiro Movimento”, de Érica Valle, “Tempestade”, de Cesar Cabral, “Osmar, A primeira fatia do Pão-de-Fôrma”, de Ale MacHaddo, e “Pajerama”, de Leo Cadaval. Este ano, pela primeira vez, a Mostra Nacional terá áudio-descrição, possibilitando o acesso a pessoas com deficiência visual, Síndrome de Down e autismo e legendas em closed-caption para pessoas com deficiência auditiva. Os filmes com essas características especiais serão exibidos em Presidente Venceslau no dia 07 de novembro, em duas sessões, sendo elas às 9h e 14h, no Anfiteatro Municipal.

Dia da Animação
O Dia Internacional da Animação é realizado desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A data foi institucionalizada no dia 28 de outubro como referência histórica da animação mundial, data em que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

Nenhum comentário: