terça-feira, 26 de junho de 2012

Questão Jurídica

Política
CEI DA CÂMARA PODE ATRAPALHAR PRÉ CANDIDATURA
Osvaldo Melo do PT, um dos prováveis pré-candidatos à prefeito em Presidente Venceslau continua enfrentando problemas jurídicos desde a instauração de uma CEI - Comissão Especial de Investigação, pela Câmara Municipal de Presidente Venceslau. Recebemos hoje uma nota da Assessoria de Imprensa da Câmara e também, ouvimos o ex-prefeito Osvaldo Melo sobre o assunto. Vejam os documentos de ambas partes enviados ao nosso blog. 


Matéria recebida:

Tribunal de Justiça nega novo recurso de Osvaldo Melo

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou o embargo de declaração do ex prefeito Osvaldo Ferreira Melo sobre sua própria decisão que o condenou à perda dos direitos políticos e improbidade administrativa, julgadas em 2ª instância. Com esta decisão o TJ ratifica o acórdão dado a Melo como perda dos direitos políticos pelos próximos três anos, pagamento de multa cinco vezes o valor do salário de prefeito da época, devidamente atualizado, e ao pagamento das custas processuais.
O caso
No período em que foi prefeito em Presidente Venceslau, Melo teria feito contratação de pessoal para o programa “Pró Estrada”, um consórcio entre os municípios de Presidente Venceslau, Piquerobi e Teodoro Sampaio, com objetivo de recuperar estradas rurais em parceria com o governo do Estado, através da Codasp.
Tal procedimento motivou a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Investigação), instaurada pela Câmara Municipal. Apurados os fatos a denúncia foi levada e acatada pelo Ministério Público da comarca de Presidente Venceslau de que a contratação dos servidores teria sido feita sem concurso público e sem respeito à classificação em processo seletivo caracterizando assim a ação de improbidade administrativa.
O Tribunal de Justiça também negou ao ex prefeito o pedido para que o processo seguisse em segredo de justiça. O TJ alegou “se tratar de questão de interesse público, sendo esse, aliás, o fundamento da legitimidade ativa do MP que demanda desta natureza”.
Com o recurso negado Melo, que tinha seu nome como pré candidato do Partido dos Trabalhadores a prefeito, em tese, se enquadraria na Lei da Ficha Limpa não podendo assim concorrer a qualquer cargo eletivo de agente político.
Participaram do caso o Relator do processo, Venâncio Lopes e revisor, J.M. Ribeiro de Paula.


Resposta da assessoria de Osvaldo Melo: 
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com relação à notícia mais uma vez distribuída pela Assessoria Comissionada da Câmara Municipal, paga com recursos públicos de Pres. Venceslau e que apenas distribui notícias que lhes interessa temos a obrigação de esclarecer o que segue:
Não houve julgamento de qualquer recurso e sim de embargos de declaração que é uma medida jurídica necessária e que precede a interposição de recurso especial e extraordinário levando o caso para apreciação do Superior Tribunal de Justiça e do STF.
No aspecto jurídico ao ex- prefeito Osvaldo Melo informa que segue a orientação de seus advogados que acompanham o caso e quanto à questão política continua dialogando com seus companheiros de partido e aliados para que as posições mais equilibradas e sensatas sejam tomadas.
Resumidamente o caso trata-se de contratação através de Lei Municipal  de pessoal temporário  por prazo determinado  para a Prefeitura Municipal e  4 operadores de máquinas para o Consórcio Inter municipal de manutenção de  estradas rurais nos anos de 2001 e 2002, que foi objeto de uma CEI de cunho fortemente político na Câmara Municipal no ano de 2005 e que encaminhou denúncia ao Ministério Público.
O ex-prefeito Osvaldo Melo, disse que pretende fazer sua defesa em todos os tribunais, pois além de defender sua elegibilidade o mais importante é demonstrar a toda população de Presidente Venceslau que é uma pessoa honesta, que não cometeu crime de improbidade, não se enriqueceu ilicitamente, não causou lesão ao erário e muito menos danos ao patrimônio público.
“Esses que nos acusam e tudo fazem para nos prejudicar um dia terão a clareza que minha passagem pela Prefeitura Municipal não teve objetivo de fazer negócios escusos dentro da administração e muito menos enriquecer-me as custas do dinheiro público do povo de  Presidente Venceslau”, finalizou.

17 comentários:

Anônimo disse...

sou testemunha da sua honestidade,pois te conheco muito bem.ja trabalhamos juntos.torco muito por voce.abracos Epitacianos.

Anônimo disse...

aí moiou o pé do frango né osvaldo?

Anônimo disse...

Que feio toninho...o blog é seu, mas eu apenas disse uma opinião sem ofensas e vc nem publicou. Por acaso, vc é do PMDB? ou é amigo da diretora conduzida ao cargo? Se foi por que escrevi anônimo, avise que eu me identifico com nome e RG, afinal liberdade de expressao nao é crime, quando nao se ofende ninguem. Faz parte do regime democratico, assim como a eleição. Muito grata!!!

Anônimo disse...

Ignorante dos fatos e tendencioso, talvez semi-alfabetizado, por destruir a língua portuguesa, maldoso e de ma fé, "né" Sr. anônimo das 21:33!

Anônimo disse...

Olha, vejo tudo isso apenas como manobras políticas, pois, tenho certeza que no próximo dia 06, a campanha do Osvalado será homologada no TSE. Não entendo muito de política, mas seria adequado termos novamente uma disputa sadia de candidatos a pleitearem o Executivo. Nada contra o governo atual, mas o que de fato motiva o atual prefeito a ser eleito novamente? O que motiva o Osvaldo a ser eleito novamente? Não seria o momento de colocarmos uma pessoa nova? Que ainda não tenha sido contaminado por uma política doente e marxista? Acredito que é possível uma transformação no cenário político de nossa cidade, basta apenas que a população se mobilize e escolha realmente seus representantes e não os representantes dos partidos políticos que são nada menos que uma cólera em nossa cidade!

Toninho Moré disse...

Para a comentarista das 22:40. Por favor envie a crítica de novo, cite nomes, faça sua denúncia, mas assine, deixe o seu RG e o seu telefone para eu ver realmente se o que escreve é verdade. Divulgarei com o maior prazer.

Guilherme disse...

EU QUERO VER O CIRCO PEGAR FOGO!!!

Anônimo disse...

Respeito o João Monteiro e o Ernane, mas eu sou Osvaldo Melo na alegria e na tristeza. Ele é igual pão: quanto mais batem mais cresce. Vamos lá Osvaldo, tou em Prudente mas meu título continua na nossa querida Presidente Venceslau. Toninho Moré continue assim, dando espaço para os dois lados. De parabéns porque no seu blog fiquei sabendo de uma vez só a história e, para bom entendedor, não precisa de mais explicação. Aqui o Agripino está com dois processos transitado em julgado e é candidato. Por que ai o Osvaldo que ainda está discutindo a questão na Justiça não pode ser. Ele já é candidato e será o nosso prefeito.

Anônimo disse...

Osvaldo estamos com vc.....força...tenha fé que tudo sera esclarecido...

Anônimo disse...

Com coisa que a assessoria da Câmara fosse a culpada ou responsável pelas decisões tomadas pela Justiça. Lembre-se, sr. Osvaldo, o senhor também já foi comissionado quando era chefe de gabinete. O senhor também já contratou alguém comissionado quando prefeito. E até onde se sabe isso não é crime. Portanto não tente imputar à assessoria da Câmara decisões tomadas pela Justiça. Apenas foi reportado o fato, nada mais.

marquinhos.sp disse...

vai dar tudo certo osvaldo,se vc nao sair candidato pedirei aos meus amigos anularem seus votos..marquinhos ex filiado do pmdb.

Anônimo disse...

Agora molhou o pé do frango né Osvaldo Melo? ta bom assim pra vc anônimo das 22:49? mais alguma correção ortográfica a fazer?

Anônimo disse...

Minha vó já me ensinava que ninguém pisa em galinha morta; O Osvaldo Melo tem incomodado muita gente e por isso é o cara a ser batido; E na campanha vale tudo mesmo, mas no final dá tudo certo; Vamos esperar Osvaldo que Deus dá ao homem o que a ele necessita; Eu aqui na igreja estou orando muito para que vossa campanha seja abençoada

Marcos disse...

Se ele entrar será eleito novamente.
Voto nele denovo sem medo!

Anônimo disse...

Caros comentaristas, alguém sabe quantos % foi gasto em educação em P. Venceslau na atual administração?? Eu sou leigo nesse assunto, mas escutei dizer que abaixo de 25% gera também improbidade administrativa. Alguém com mais conhecimento poderia me explicar com gentileza.

Roberto Jorge.
RG: 30066427-8

airton santos disse...

osvaldo continua na luta que estou com voce que Deus li proteja dos inimigos e boa sorte

Anônimo disse...

O Osvaldo é igual ao Anderson Silva...tem que esperar o combate do dia 07/07 contra o Sonnen pra ver se o cara é tudo isso mesmo...
Se vcs não tem medo de que o Osvaldo concorra aos votos do povo venceslauense então liberem a candidatura pô! Ninguém chuta cachorro morto!