sábado, 23 de junho de 2012

Pena diminuída

Penitenciária
PRESOS PODERÃO DIMINUIR PENA COM HORAS DE LEITURA
Os presos que se dedicarem à leitura de obra literária, clássica, científica ou filosófica poderão ter as penas, em regime fechado ou semiaberto, reduzidas. A cada publicação lida, a pena será diminuída em quatro dias. No total, a redução poderá chegar a 48 dias em um ano com a leitura de até 12 livros, de acordo com a Portaria 276 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). As normas preveem que o detento terá o prazo de 21 a 30 dias para a leitura de uma obra literária disponibilizada na biblioteca de cada presídio federal. Ao final, terá que elaborar uma resenha que será analisada por uma comissão de especialistas em assistência penitenciária.


Nota: - O participante do projeto terá a sua disposição oficinas de leitura. A comissão avaliadora também observará se as resenhas foram copiadas de trabalhos já existentes. Caso sejam consideradas plágio, o preso perderá automaticamente o direito de redução de sua pena.

11 comentários:

Anônimo disse...

Ler estatuto PCC é contado em dobro este e o nosso pais onde o crime organizado recebe todo tipo de beneficio da lei esta feita por legisladores muitos dos quais vinculados a facção em seu estado de origem deputados federais e senadores.

Anônimo disse...

PIADA DAS PIADAS.REMÉDIO PARA A INCOMPETÊNCIA.

Anônimo disse...

A cada 5livros o preso ganha uma casa..ou carro tb..

Ta cada vez melhor...
daqui uns dias preso sai da cadeia com nível superior e o pobre se matando pra tenta paga..

Melhor eu começa a rouba e mata que o vagabundo tem mais valor do que o trabalhador nesse brasil.. e brasil se escreve com letra minuscula..pq num merece nenhum merito..

sou agente penitenciário e sei a desordem e inversão de valores que ocorrem nas penitenciarias.

O Eldoradense disse...

È dever do Estado fornecer trabalho e estudo para o encarcerado, inclusive como meio de remissão de pena, para que se tente conseguir alcançar o objetivo da ressocialização. Disso eu não discordo, apesar de entender que esse lance de ressocialização é quase que uma Utopia. Agora, fazer com que a mera leitura de livros e um resuminho no final da mesmo diminua a pena, creio que seja um grande equívoco. Além disso, se não houver um controle muito bem elaborado, pode acontecer de presos poderosos obrigarem os seus "laranjas" a ler os livros e a fazer os resumos, desfrutando de forma ilegítima do benefício. O laranja continuará preso e culto, enquanto o poderoso, sair em liberdade, mantendo a condição de analfabeto funcional.

Ass: O Eldoradense

Anônimo disse...

No Brasil ler vira penitencia pagamento de pena mostra o valor que nossos legisladores dão para educação talvez seja o pensamento do molusco VERGONHA.

Anônimo disse...

Agora penitenciaria é caminho suave a leitura obrigatoria onde crime compensa o trabalho coisa de otario.

Anônimo disse...

QUE VERGONHA ESSAS COISAS ,TEMOS QUE DAR PREMIOS É PARA AS ESCOLAS PRA NOSSAS CRIANÇAS E NAO PRA VAGUABUNDO QUE TA PRESO SEM FAZER NADA ,,QUE PONTO HEM GENTE ,,,

Anônimo disse...

Precisamos que seja instituída urgentemente a PENA DE PRISÃO PERPÉTUA para certos tipos de crimes.Para isso teria que a população se mobilizar.A Constituição e suas malditas Cláusulas Pétreas não pode se sobrepor à vontade do povo que é soberana.Tá ficando insuportável.Em nosso país está em vigor sim a PENA DE MORTE só que comandada por um grupo de execráveis protegidos pelo sistema das altas "gunvernanças".

Anônimo disse...

estudei e paguei pelos meus estudos e continuo pagando para filhos e vejo que criminosos sendo pagos para ler!!! é o fim do mundo pois seria obrigado a ler para se instruirem e não matar e nem roubar inocentes.

Anônimo disse...

É UMA PENA (COM PERDÃO DO TROCADILHO), POIS NAS ESCOLAS OS ALUNOS SAEM DAS ESCOLAS COM POUCA BAGAGEM DE LITERATURA, POIS A PRINCIPAL CAUSA É A FALTA DE LIVROS, E OS DETENTOS DEVERIAM LER OU TRABALHAR NÃO COMO REDUÇÃO DE PENA E SIM PARA PODEREM COMER NO FINAL DO DIA, POIS O POVO RICO OU POBRE MAS IGNORANTE ESTÁ ALIMENTANDO A ESTES MARGINAIS.

Anônimo disse...

ESSA DA FALTA DE LIVROS NA ESCOLAS NÃO PROCEDE.O GOVERNO TEM FORNECIDO MUITOS LIVROS MAS OS ALUNOS(NÃO TODOS) OS DESTROEM E QUANDO REPREENDIDOS ALEGAM QUE"O GOVERNO É RICO E MANDA MAIS".E NINGUÉM QUER SABER DE LER NÃO,QUEREM O DINHEIRO DO BOLSA FAMÍLIA E PRONTO.