quinta-feira, 8 de março de 2012

Mistérios da Vida

Post do Luciano
MISTÉRIOS DA VIDA


A vida pode ser entendida como uma sequência de encruzilhadas nas quais somos obrigados a escolher, o tempo todo, qual o melhor caminho sem chances de volta. Não há cartilha que balize nosso sucesso, seja profissional ou pessoal. A única coisa que temos são parâmetros e tão somente parâmetros.


Seja bom, honesto, sincero, amigo, leal, ético... são conselhos ouvidos dos mais velhos tentando semear nossas mentes desde pequeno, na tentativa amorosa de ajudar-nos a sermos melhores do que foram e mais felizes em nossas decisões.


As rédeas da vida só nos são outorgadas quando alcançamos os 15 ou 16 anos. Passamos a saborear o grande mistério que é viver com todas as dúvidas que isso representa. No início a pouca idade, aliada aos hormônios da juventude, fazem o desafio parecer um tranquilo jogo de escolhas no qual temos o real controle de tudo sabendo aonde dará e como chegaremos lá.


A chegada à vida adulta faz surgir uma consciência menos convicta e mais covarde sobre como será nosso futuro. Muitos, senão a grande maioria, acabam limitando seus sonhos a fazer apenas o que lhes dê uma certa segurança, seja profissional ou sentimental. A moça dos sonhos, muitas vezes acaba substituída por aquela com atributos práticos melhores aproveitados no dia a dia, tendo sombreado seus defeitos com uma boa dose de amor – entende- se, então, que a conversa de “amor e uma cabana” era realmente fantasia adolescente.


A carreira dos sonhos - cheia de viagens, carros de luxo e muita prosperidade acaba relegada a uma profissão que o sustente e possa lhe fornecer o básico com algum conforto e possibilidade de ascensão – entende- se, então, que uma carreira é construída de muitos degraus a serem vencidos um a um, dia após dia, por toda uma vida.


Isso tudo faz parte da magia de se viver e desvendar nossos próprios mistérios. E não tem nada de trágico, até porque, aprendemos a apreciar tantas coisas novas que algumas desventuras acabam esquecidas ou substituídas por novas vitórias.


Mas é certo que o tempo nos ensina uma grande lição: Ao tomar uma decisão, escolha aquela que seu coração aprove e, se no decorrer do caminho algumas escolhas não forem tão acertadas assim, aproveite a vida, crie novos planos, reinvente- se novamente, mas nunca perca a capacidade de acordar pela manhã sentindo no primeiro suspiro a alegria de mais um amanhecer, pois só assim seremos realmente felizes.


LUCIANO ESPOSTO, é venceslauense, funcionário público estadual, advogado, escritor e poeta com livro publicado e participações em outros com prêmios de seletivas no Brasil e em Portugal.

Nenhum comentário: