Foto: Wellington Roberto/G1 |
'TROPA DE ELITE' DO RESGATE MÉDICO
Grupo inicia trabalho na região
G1/TV Fronteira
A partir desta segunda-feira (16), o Grupo de Atendimento e Resgate às Urgências (Grau), conhecido como “Tropa de Elite” do resgate médico, começará a atuar na região de Presidente Prudente.
Por enquanto, o Grau ficará sediado na base do Corpo de Bombeiros, no Jardim Colina, em Prudente. Segundo a coordenadora do projeto de expansão do Grau, Célia Damasceno, a equipe é composta por dez médicos e 11 enfermeiros.
“Os profissionais passaram por treinamentos em São Paulo e já atuaram no Grau da capital. Para a região de Presidente Prudente, ficará disponível uma viatura utilitária, que dará agilidade para chegar o mais rápido possível ao local”, afirmou a coordenadora.
Ela ainda disse que na viatura estarão presentes um médico e um enfermeiro. O carro será dirigido por um bombeiro, já que a viatura é militar. Os chamados serão feitos por meio do telefone 193, da Central de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom), e as equipes serão acionadas para casos mais graves, que tenham pessoas com risco de morte.
Assim que chega ao local, a equipe faz a estabilização da vítima para realizar o transporte a um hospital que oferece o atendimento necessário. “O atendimento é 24 horas. Os enfermeiros começaram o treinamento em julho e os médicos em agosto. Com isso, eles já aprenderam a rotina do Grau”, salientou Célia.
O Grau trabalha com resgate médico, aéreo e terrestre. Porém, por enquanto, não há previsão de quando o suporte com helicóptero terá início na região de Presidente Prudente. “Vamos primeiro fixar bem a base do Grau para atendimento terrestre para depois dar início à implantação aérea, pois é necessário um outro tipo de treinamento”, esclareceu a coordenadora ao G1.
O Grau inicia os atendimentos a partir das 7h desta segunda-feira (16) para Presidente Prudente e região.
_____________________________________________________
Panificadora Ryanne
Nenhum comentário:
Postar um comentário